Remoção cirúrgica das glândulas da região entre as vias respiratórias e a parte posterior da garganta (nasofaringe). As adenóides alcançam seu tamanho máximo durante a puberdade, momento em que começam a diminuir. Seu crescimento (que no jargão médico se denomina hipertrofia de adenóides) ou sua infecção crônica ocorrem durante a infância, mas sua extração (adenoidectomia) está justificada somente em casos de persistente e em casos de infecções freqüentes. Trata-se de uma intervenção excepcional em adultos. É necessário permanecer em jejum oito horas antes da operação. Insere-se um tubo respiratório pela boca e garganta do paciente em sono profundo e livre de dores (sob anestesia geral). Insere-se também um pequeno instrumento que vai manter a boca do paciente aberta. Remove-se o tecido adenóide e controla-se o sangramento. Após a cirurgia, o paciente vai permanecer na sala de recuperação até que acorde e esteja apta a respirar com facilidade, tossir e deglutir. Na maioria dos casos, o tempo de permanência no hospital é de 5 a 10 horas. Quando se dá alta ao paciente, o prescreverá o tratamento com antibióticos. Geralmente não é necessário indicar tratamento para dor. Após a intervenção é conveniente o repouso relativo e evitar exercícios bruscos. Nos primeiros dias posteriores a intervenção se deverá seguir uma dieta leve e fria. Há medicamentos como o ácido acetilsalicílico (aspirina) que interferem na coagulação, procure evitá-los, antes e depois da intervenção.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Boa tarde, a adenoide apenas pode ser vista por meio de exame endoscopico ou rx de cavum, nao e possivel visutaliza-la apenas olhando o nariz por fora. Caso voces estejam com alguma duvida quanto…

O ronco pode ter diversaa causas, o aumento da adenóide é uma delas. É muito importante manter o acompanhamento pós-operatório para avaliar e investigar outras causas relacionadas!

Prezado internauta, dores de cabeça e febre não são sintomas comuns em adenoide hipertrofiada, mas se tiver uma infecção da adenoide, à chamada adenoidite, é esperado febre sim.

Existem várias questões que devem ser avaliadas, inclusive se a adenóide voltou a aumentar seu volume. Há necessidade de investigar causas de ronco e a avaliação do nariz e da garganta são fundamentais.…

Bom dia! As orientações do cirurgião devem ser sempre seguidas. Nesses casos, questiono meus pacientes sobre sinais de alarme como febre, prostração , falta de ar dentre outros , situações…

É bem fora do prazo mais comum de sangramento em Pos operatório. Mas a conduta é ser examinado pelo seu cirurgião (pois ele/ela sabem exatamente o que foi feito na cirurgia e pode avaliar melhor…

Boa noite! A hipertrofia (aumento de volume) da adenoide pode causar obstrução nasal e consequente retenção de secreção nasal mais intensa. Isso, por consequência, pode aumentar episódios de…

Olá,
O pós-operatório de remoção de amígdalas e adenóide pode ser bastante desconfortável.
A queixa de dor de ouvido é comum e conhecida como dor "referida" devido a inervação…

Você precisa levar a sua filha para reavaliação com o otorrino que realizou a cirurgia! Verificar se não está com uma rinossinusite, se não há evidência de parte da adenoide, com biofilme bacteriano,…