Perguntas sobre Adenoidectomia

Remoção cirúrgica das glândulas adenóides da região entre as vias respiratórias e a parte posterior da garganta (nasofaringe). As adenóides alcançam seu tamanho máximo durante a puberdade, momento em que começam a diminuir. Seu crescimento (que no jargão médico se denomina hipertrofia de adenóides) ou sua infecção crônica ocorrem durante a infância, mas sua extração (adenoidectomia) está justificada somente em casos de obstrução nasal persistente e em casos de infecções freqüentes. Trata-se de uma intervenção excepcional em adultos. É necessário permanecer em jejum oito horas antes da operação. Insere-se um tubo respiratório pela boca e garganta do paciente em sono profundo e livre de dores (sob anestesia geral). Insere-se também um pequeno instrumento que vai manter a boca do paciente aberta. Remove-se o tecido adenóide e controla-se o sangramento. Após a cirurgia, o paciente vai permanecer na sala de recuperação até que acorde e esteja apta a respirar com facilidade, tossir e deglutir. Na maioria dos casos, o tempo de permanência no hospital é de 5 a 10 horas. Quando se dá alta ao paciente, o otorrinolaringologista prescreverá o tratamento com antibióticos. Geralmente não é necessário indicar tratamento para dor. Após a intervenção é conveniente o repouso relativo e evitar exercícios bruscos. Nos primeiros dias posteriores a intervenção se deverá seguir uma dieta leve e fria. Há medicamentos como o ácido acetilsalicílico (aspirina) que interferem na coagulação, procure evitá-los, antes e depois da intervenção.

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 30 perguntas sobre Adenoidectomia

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Perguntas sobre Adenoidectomia

É bem fora do prazo mais comum de sangramento em Pos operatório. Mas a conduta é ser examinado pelo seu cirurgião (pois ele/ela sabem exatamente o que foi feito na cirurgia e pode avaliar melhor…
1 respostas

Boa noite! A hipertrofia (aumento de volume) da adenoide pode causar obstrução nasal e consequente retenção de secreção nasal mais intensa. Isso, por consequência, pode aumentar episódios de…
1 respostas

Olá,
O pós-operatório de remoção de amígdalas e adenóide pode ser bastante desconfortável.
A queixa de dor de ouvido é comum e conhecida como dor "referida" devido a inervação…
1 respostas

Prezada internauta, a respiração do seu filho vai depender de vários fatores, como rinite, alteração de crescimento da face, principalmente o céu da boca, pois ele ficou muitos anos respirando…
1 respostas

Você precisa levar a sua filha para reavaliação com o otorrino que realizou a cirurgia! Verificar se não está com uma rinossinusite, se não há evidência de parte da adenoide, com biofilme bacteriano,…
1 respostas

Boa noite! Sugiro primeiramente que agendes uma consulta com otorrino para avaliação, no adulto existem outros motivos que podem causar obstrução nasal, desvio septal, hipertrofia de cornetos…
1 respostas

Dr. Juliano Molina Pellicano
Dr. Juliano Molina Pellicano
Otorrino, Cirurgião cranio-maxilo-facial
Brasília
O cheiro forte pode ser decorrente de infecções como sinusites ou mesmo quando sangue e secreções permanecem no nariz sem ser lavado adequadamente. Nestes casos, vale a pena procurar seu otorrino…
2 respostas

Olá. Você cita sintomas de 2 problemas separados.
Lesões em amigdalas esbranquiçadas e com odor forte provavelmente são caseum. Resíduos alimentares que ficam presos nas amigdalas.
5 respostas

Olá, internauta.
Não! A cirurgia de adenoides e amígdalas é realizada através da abertura natural da boca. Em hipótese alguma “deslocamento” ou luxação da mandíbula é necessário para a…
1 respostas

Cara internauta, é muito difícil opinar sem saber quais foramos motivadores da indicação desses procedimentos cirúrgicos. As amigdalas realmente fazem parte do sistema de defesa local mas o sistema…
1 respostas