Remoção cirúrgica das glândulas da região entre as vias respiratórias e a parte posterior da garganta (nasofaringe). As adenóides alcançam seu tamanho máximo durante a puberdade, momento em que começam a diminuir. Seu crescimento (que no jargão médico se denomina hipertrofia de adenóides) ou sua infecção crônica ocorrem durante a infância, mas sua extração (adenoidectomia) está justificada somente em casos de persistente e em casos de infecções freqüentes. Trata-se de uma intervenção excepcional em adultos. É necessário permanecer em jejum oito horas antes da operação. Insere-se um tubo respiratório pela boca e garganta do paciente em sono profundo e livre de dores (sob anestesia geral). Insere-se também um pequeno instrumento que vai manter a boca do paciente aberta. Remove-se o tecido adenóide e controla-se o sangramento. Após a cirurgia, o paciente vai permanecer na sala de recuperação até que acorde e esteja apta a respirar com facilidade, tossir e deglutir. Na maioria dos casos, o tempo de permanência no hospital é de 5 a 10 horas. Quando se dá alta ao paciente, o prescreverá o tratamento com antibióticos. Geralmente não é necessário indicar tratamento para dor. Após a intervenção é conveniente o repouso relativo e evitar exercícios bruscos. Nos primeiros dias posteriores a intervenção se deverá seguir uma dieta leve e fria. Há medicamentos como o ácido acetilsalicílico (aspirina) que interferem na coagulação, procure evitá-los, antes e depois da intervenção.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá! A nasalidade da voz depende de vários fatores dentro da própria cavidade nasal (nariz), faringe e garganta, como as amígdalas por exemplo.Dependendo da idade que vc tem, deve tentar fonoterapia…

Não necessariamente. Somente se a criança faz amigdalites bacterianas de repetição (pelo menos 3-4 episódios por ano), ou se tem as amígdalas muito aumentadas de tamanho.

Olá, sim existe a chance de a adenoide aumentada deixar o som abafado, como se estivesse com o ouvido entupido ao subir ou descer para a praia sabe? Quando se realiza a cirurgia da adenoide e…

Prezada internauta, a respiração do seu filho vai depender de vários fatores, como rinite, alteração de crescimento da face, principalmente o céu da boca, pois ele ficou muitos anos respirando…

Olá!
A adenoide é um tecido linfoide que fica na rinofaringe (fundo do nariz), comum em crianças, porém incomum que ela esteja aumentada em adultos. Outras alterações podem dar o mesmo…

Os riscos são pequenos, mas devem ser discutidos em consulta médica. A abordagem estética da cartilagem tireóide não altera a voz.
Importante lembrar que a cirurgia deixa uma cicatriz (discreta,…

Olá! O valor de uma cirurgia depende de diversos fatores, como o tipo mais adequado de cirurgia e o hospital onde será realizada. Além disso, o Código de Ética Médica não permite divulgação de…

Olá, boa noite! Quando uma criança apresenta um atraso do desenvolvimento da fala por dificuldade auditiva, pode demorar para atingir o patamar ideal de fala para a idade. A fonoterapia é muito…

A hipertrofia de adenoide em adultos não é tão comum. Na maioria das vezes, problemas como dificuldade de respirar, em adultos tem outras causas, como desvio de septo , hipertrofia de cornetos…

Bom dia! Nos primeiros dias pode haver secreção nasal e até mesmo coágulos, importante observar as orientações do cirurgião quanto a higiene nasal e se houver ainda dúvidas, entrar em contato…