Qual é a medida da pressão arterial ?

A maioria das pessoas tem medido a pressão arterial (tirar o stress, em linguagem coloquial) em um momento ou outro em suas vidas. Este é um teste simples e indolor que fornece uma riqueza de informações sobre a condição de coração e vasos sanguíneos.

O que é medido?

O médico determina a pressão máxima (sistólica) e pressão mínima (diastólica), realizados pelos batimentos cardíacos.

  • A pressão máxima: A pressão máxima em uma artéria (vaso sanguíneo que leva sangue do coração),é quando o coração está batendo, e empurrando o sangue pelo corpo.
  • A pressão mínima: é a pressão mínima na parede da artéria, nos momentos que passam entre as batidas, quando o coração está em repouso. Esta pressão é particularmente importante para o diagnóstico de (pressão alta). Também é importante acompanhar a evolução da pressão arterial.

Como é medida a pressão arterial?

É importante que o paciente está relaxado e mantido em repouso por pelo menos 5 ou 10 minutos antes de gravar a sua pressão arterial. A pressão arterial pode ser medida de várias formas de acordo com o que vai usar as informações obtidas pelas medidas, mas geralmente o que é feito é o seguinte:

  • O paciente esteja sentado relaxado, com o braço direito apoiado sobre um suporte. Ao redor do topo de seu braço direito existe um balão inflável conectado a um dispositivo com uma escala de um lado, conhecido como um esfigmomanômetro.
  • Posteriormente, o ar é soprado dentro da bola, o que aumenta o manguito de pressão em torno de seu braço.
  • O médico coloca um estetoscópio no braço do paciente e ouve o pulso, ao deixar o ar sair lentamente para fora da bola.
  • A pressão sistólica é determinada no momento em que o  médico ouve o primeiro pulso. Este som vai lenta e progressivamente ficando mais distante, para finalmente desaparecer.
  • A pressão diastólica é medida a partir do momento que o médico não consegue ouvir o som do pulso. Corresponde, portanto, até o último batimento audível.
  • A pressão arterial é medida em termos de milímetros de mercúrio (mmHg).

O que constitui a pressão arterial elevada?

Pressão arterial 150/90 (sistólica / diastólica) - medida  quando o paciente está em repouso, é considerada alta. Em algumas pessoas, especialmente no caso dos diabéticos, o objetivo deve ser uma leitura de valores de pressão arterial abaixo de 130/80.

Todo mundo tem variações da pressão arterial durante o dia. As situações que envolvem a ansiedade, ou desconforto podem, temporariamente, aumentar a pressão arterial em pessoas sem hipertensão significativa (ie, aumento da pressão arterial que necessita de tratamento).

Por esta razão, em todos os casos, exceto o mais grave, é melhor não fazer julgamentos sobre o significado do aumento da pressão arterial, até que tenham sido três ou quatro medidas no espaço de poucas semanas, que irá calcular o pressão arterial média.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Estes são efeitos colaterais possíveis da sibutramina mas a diferenciação de sintomas entre ansiedade ou sintomas cardiovasculares requer uma consulta médica apropriada para esclarecimentos com…

Dra. Fabiana Penido
Cardiologista
Rio de Janeiro
Boa noite.
Isoladamente uma aferição (medida) de pressão única não pode nos trazer informações suficientes a respeito do comportamento da pressão como um todo.
Sugiro que você crie…

A sibutramina pode causar aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, especialmente nas primeiras semanas de uso. Esses efeitos geralmente são mais intensos nos primeiros 7 a 14 dias,…

Dra. Juliana Rodrigues
Cardiologista, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Sim. A menopausa traz uma série de alterações no corpo feminino. Nessa fase aumenta o risco cardiovascular e risco de desenvolver hipertensão, aumento de colesterol, glicose. Por isso, fundamental…

Dra. Nereide Mendes
Cardiologista
Recife
Se há febre, a pessoa pode estar com algum problema que exige atenção. A pressão pode estar alta pelo desconforto que a pessoa está sentindo. É importante ser vista por um médico o quanto antes

Dra. Alessandra S. Lima Gazola
Cardiologista
São Paulo
Deve agendar a consulta com o cardiologista o quanto antes afinal precisamos saber esses níveis de elevação, se foi realizado MAPA e complementar com informações como se ronca muito a noite,…

Dr. Lucas Antony
Cardiologista, Especialista em clínica médica
Rio de Janeiro
Essa pressão geralmente é encontrada em casos de erros na técnica de aferição da pressão, desde o manguito frouxo no braço, ou o braço não esticado, ou um manguito muito apertado, até o aparelho…

Dr. Daniel Janczuk
Cardiologista, Internista, Médico clínico geral
Palmas
Pode tanto ser hipertensão arterial sistêmcia como pseudocrise por ansiedade generalizada/ pânico... passe em consulta com cardiologista que ele debve definir melhor pra você

Dr. Waldomiro Pires de Camargo Junior
Cardiologista, Médico clínico geral, Especialista em clínica médica
São Paulo
Essa aferição de PA provavelmente está incorreta