Qual é a medida da pressão arterial ?

A maioria das pessoas tem medido a pressão arterial (tirar o stress, em linguagem coloquial) em um momento ou outro em suas vidas. Este é um teste simples e indolor que fornece uma riqueza de informações sobre a condição de coração e vasos sanguíneos.

O que é medido?

O médico determina a pressão máxima (sistólica) e pressão mínima (diastólica), realizados pelos batimentos cardíacos.

  • A pressão máxima: A pressão máxima em uma artéria (vaso sanguíneo que leva sangue do coração),é quando o coração está batendo, e empurrando o sangue pelo corpo.
  • A pressão mínima: é a pressão mínima na parede da artéria, nos momentos que passam entre as batidas, quando o coração está em repouso. Esta pressão é particularmente importante para o diagnóstico de (pressão alta). Também é importante acompanhar a evolução da pressão arterial.

Como é medida a pressão arterial?

É importante que o paciente está relaxado e mantido em repouso por pelo menos 5 ou 10 minutos antes de gravar a sua pressão arterial. A pressão arterial pode ser medida de várias formas de acordo com o que vai usar as informações obtidas pelas medidas, mas geralmente o que é feito é o seguinte:

  • O paciente esteja sentado relaxado, com o braço direito apoiado sobre um suporte. Ao redor do topo de seu braço direito existe um balão inflável conectado a um dispositivo com uma escala de um lado, conhecido como um esfigmomanômetro.
  • Posteriormente, o ar é soprado dentro da bola, o que aumenta o manguito de pressão em torno de seu braço.
  • O médico coloca um estetoscópio no braço do paciente e ouve o pulso, ao deixar o ar sair lentamente para fora da bola.
  • A pressão sistólica é determinada no momento em que o  médico ouve o primeiro pulso. Este som vai lenta e progressivamente ficando mais distante, para finalmente desaparecer.
  • A pressão diastólica é medida a partir do momento que o médico não consegue ouvir o som do pulso. Corresponde, portanto, até o último batimento audível.
  • A pressão arterial é medida em termos de milímetros de mercúrio (mmHg).

O que constitui a pressão arterial elevada?

Pressão arterial 150/90 (sistólica / diastólica) - medida  quando o paciente está em repouso, é considerada alta. Em algumas pessoas, especialmente no caso dos diabéticos, o objetivo deve ser uma leitura de valores de pressão arterial abaixo de 130/80.

Todo mundo tem variações da pressão arterial durante o dia. As situações que envolvem a ansiedade, ou desconforto podem, temporariamente, aumentar a pressão arterial em pessoas sem hipertensão significativa (ie, aumento da pressão arterial que necessita de tratamento).

Por esta razão, em todos os casos, exceto o mais grave, é melhor não fazer julgamentos sobre o significado do aumento da pressão arterial, até que tenham sido três ou quatro medidas no espaço de poucas semanas, que irá calcular o pressão arterial média.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Joel Alves Pinho Filho
Cardiologista, Médico clínico geral
Salvador
Variações pressóricas discretas entre os dois membros superiores são relativamente frequentes, entretanto, no contexto de hipertensão, tal constatação pode ter alguma relevância clínica.

Dr. Joel Alves Pinho Filho
Cardiologista, Médico clínico geral
Salvador
Seria interessante buscar um profissional para avaliar a necessidade da realização do exame MAPA, e assim, ter uma dimensão adequada do problema.

Dra. Nathalia Lupatini
Cardiologista, Médico clínico geral
Brasília
Essa é uma situação que ocorre com certa frequência diante de quadros que gerem ansiedade e estresse. O médico do trabalho pode subsidiar seu raciocínio clínico com a solicitação de outros exames…

Dra. Nathalia Lupatini
Cardiologista, Médico clínico geral
Brasília
A variação da pressão arterial é fisiológica, ou seja, é normal ao longo do dia. O hábito de fazer várias aferições ao dia pode gerar ansiedade e valores falsamente elevados. A técnica correta…

Caso ele ainda permaneça com esses sintomas recomendo fortemente que seja reavaliado no setor de emergência para avaliar novamente os sinais vitais e definir se novos exames serão necessários.…

Dra. Thalía Della Pace
Psiquiatra
Rio de Janeiro
Uma pressão arterial de 160/100 mmHg é considerada elevada e pode ser preocupante, especialmente se você não for hipertenso. O aumento da pressão arterial pode ser um sintoma de ansiedade, mas…

Dra. Kamilla Borges
Cardiologista
Ceres
O prolapso mitral é avaliado através do ecocardiograma, que é um exame realizado pelo cardiologista, no qual também avalia a evolução do quadro. A frequência de realização do exame é determinada…

Dr. Joel Alves Pinho Filho
Cardiologista, Médico clínico geral
Salvador
O achado de uma pressão arterial algo alterada pela manhã, pode significar hipertensão noturna. Faça aferição da pressão na madrugada, ou realize o exame de MAPA, para esclarecer o problema.

Dr. Frederico Rocha
Generalista, Médico clínico geral, Patologista clínico
Rio de Janeiro
O álcool é um vasodilatador, ele diminui a pressão. A cerveja contém sódio que aumenta o volume intravascular. Resumindo " tudo em excesso faz mal" , até água que produz " hiponatremia…

Olá !! É necessário checar o posicionamento do manguito no braço, e ainda se o manguito não está muito apertado ou muito solto . Tentar não movimentar durante a medida.
Uma outra causa…