Qual é a medida da pressão arterial ?

A maioria das pessoas tem medido a pressão arterial (tirar o stress, em linguagem coloquial) em um momento ou outro em suas vidas. Este é um teste simples e indolor que fornece uma riqueza de informações sobre a condição de coração e vasos sanguíneos.

O que é medido?

O médico determina a pressão máxima (sistólica) e pressão mínima (diastólica), realizados pelos batimentos cardíacos.

  • A pressão máxima: A pressão máxima em uma artéria (vaso sanguíneo que leva sangue do coração),é quando o coração está batendo, e empurrando o sangue pelo corpo.
  • A pressão mínima: é a pressão mínima na parede da artéria, nos momentos que passam entre as batidas, quando o coração está em repouso. Esta pressão é particularmente importante para o diagnóstico de (pressão alta). Também é importante acompanhar a evolução da pressão arterial.

Como é medida a pressão arterial?

É importante que o paciente está relaxado e mantido em repouso por pelo menos 5 ou 10 minutos antes de gravar a sua pressão arterial. A pressão arterial pode ser medida de várias formas de acordo com o que vai usar as informações obtidas pelas medidas, mas geralmente o que é feito é o seguinte:

  • O paciente esteja sentado relaxado, com o braço direito apoiado sobre um suporte. Ao redor do topo de seu braço direito existe um balão inflável conectado a um dispositivo com uma escala de um lado, conhecido como um esfigmomanômetro.
  • Posteriormente, o ar é soprado dentro da bola, o que aumenta o manguito de pressão em torno de seu braço.
  • O médico coloca um estetoscópio no braço do paciente e ouve o pulso, ao deixar o ar sair lentamente para fora da bola.
  • A pressão sistólica é determinada no momento em que o  médico ouve o primeiro pulso. Este som vai lenta e progressivamente ficando mais distante, para finalmente desaparecer.
  • A pressão diastólica é medida a partir do momento que o médico não consegue ouvir o som do pulso. Corresponde, portanto, até o último batimento audível.
  • A pressão arterial é medida em termos de milímetros de mercúrio (mmHg).

O que constitui a pressão arterial elevada?

Pressão arterial 150/90 (sistólica / diastólica) - medida  quando o paciente está em repouso, é considerada alta. Em algumas pessoas, especialmente no caso dos diabéticos, o objetivo deve ser uma leitura de valores de pressão arterial abaixo de 130/80.

Todo mundo tem variações da pressão arterial durante o dia. As situações que envolvem a ansiedade, ou desconforto podem, temporariamente, aumentar a pressão arterial em pessoas sem hipertensão significativa (ie, aumento da pressão arterial que necessita de tratamento).

Por esta razão, em todos os casos, exceto o mais grave, é melhor não fazer julgamentos sobre o significado do aumento da pressão arterial, até que tenham sido três ou quatro medidas no espaço de poucas semanas, que irá calcular o pressão arterial média.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Joel Alves Pinho Filho
Cardiologista, Médico clínico geral
Salvador
Sua pressão sanguínea, está claramente anormal nesses valores, e você deve buscar ajuda médica logo, para evitar as consequências da hipertensão não tratada.

Dr. Felipe Alves Brugnolo
Cardiologista, Especialista em clínica médica
Curitiba
a pressão diastólica está elevada acima do padrão. Pode ser necessário avaliação para o diagnóstico de hipertensão arterial.

A pressão sistólica (a maior) muito distante da diastólica (a menor) pode ser sinal de doença em alguma válvula do coração.

Meça mais algumas vezes e em aparelhos diferentes - o…

Dra. Even Mol
Cardiologista
Curitiba
A nossa pressão sobe um pouco quando estamos com dor ou quando estamos nos sentindo mal, sendo um reflexo do problema e não a causa dele. Importante observar como sua pressão tem ficado quando…

Dr. João Antonio da Silva Júnior
Médico do esporte, Cardiologista
São Luís
Sim, essas variações podem acontecer, a depender de vários fatores. Situações de estresse, ansiedade, atividade física fazem a pressão subir. Por isso, existem recomendações e procedimentos padronizados…

Dra. Nereide Mendes
Cardiologista
Recife
Olá! A oscilação da pressão arterial deve ser investigada. Pode significar que um problema sério esteja por trás, inclusive doença cardíaca. Procure um médico o quanto antes

Dra. Nereide Mendes
Cardiologista
Recife
Olá, lamento o ocorrido. O sintomas mencionados tem relação com vários problemas diferentes. Uma boa conversa com o médico pode esclarecer o que aconteceu. A pressão em 16/8 pode significar que…

Dr. Joel Alves Pinho Filho
Cardiologista, Médico clínico geral
Salvador
Parabéns, sua pressão arterial está em valores normais. Observe sua pressão ao menos três vezes no ano, ou faça isso no caso de aparecer algum sintoma,

Dra. Luciana Tubero
Neurologista, Médico do sono
São Paulo
Olá! Não, atividade em física em si não gera AVC, os fatores de risco para AVC são pressão alta, arritmia, aumento de colesterol, diabetes... A atividade física inclusive gera benefícios contra…

Dr. Joel Alves Pinho Filho
Cardiologista, Médico clínico geral
Salvador
Na ausência dos membros superiores e inferiores, cria-se uma situação complexa para aferição da pressão arterial, pois os métodos não habituais, requerem medida intra-arterial da pressão média,…