A amigdalectomia é a remoção das amígdalas palatinas, devido a infecções de garganta recorrentes (amigdalite). A cirurgia é realizada sob anestesia geral e dura cerca de 30 minutos. O cirurgião remove as amígdalas através da boca, sem fazer incisões na pele. Às vezes, se os adenoides também estão afetados, a adenoidectomia é realizada na mesma operação para removê-los. Recomenda-se a cirurgia em idade precoce para uma recuperação rápida (cicatrização em duas semanas com antibióticos e analgésicos).

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Olá. É possível sim que passar por uma cirurgia cause trauma psicológico, não por ser de amígdalas especificamente, mas pelo processo cirúrgico.
Penso que se está te trazendo sofrimento…

Dra. Karla Pimentel Vieira
Otorrino, Médico de família
Maceió
Leve à urgência sim! Ela pode estar necessitando, no mínimo, de hidratação e analgesia venosas! Não é comum um desconforto dessa intensidade no pós-operatório, principalmente já tendo se passado…

A perda de paladar após a amigdalectomia costuma ser temporária, mas quando persiste por muitos meses, como no seu caso (6 meses), já foge do esperado. O paladar pode ser afetado porque os nervos…

Olá! Entendo completamente sua angústia. Passar por uma cirurgia esperando a melhora e se deparar com uma alteração tão incômoda no paladar por quase dois meses é, sem dúvida, muito frustrante…

Olá! Entendo perfeitamente a sua preocupação. Chegar ao 11º dia de pós-operatório e ainda sentir esses sintomas pode ser angustiante, mas vamos esclarecer cada um deles. O que você está descrevendo…

Olá! Não é considerado normal um quadro de faringoamigdalite de repetição. É muito importante a avaliação do paciente para adequada caracterização dos quadros (existem vários tipos de faringoamigdalites),…

Olá! Devido ao tempo da cirurgia, esperamos que toda mucosa já esteja cicatrizada. Então acredito que não possa ter relação. Porém, precisamos investigar os sangramentos nasais. Na maioria das…

Possivelmente trata-se de um cisto caseoso, que é quando o caseum é recoberto por uma fina membrana mucosa, criada pelo próprio organismo. No geral, não causa nenhum sintoma e não evolui pra…

Não é normal após 30 dias da retirada das amígdalas continuar com **língua ou lábios dormentes**. Isso pode indicar **irritação ou lesão de nervos locais** durante a cirurgia.

Recomendo…