A amigdalectomia é a remoção das amígdalas palatinas, devido a infecções de garganta recorrentes (amigdalite). A cirurgia é realizada sob anestesia geral e dura cerca de 30 minutos. O cirurgião remove as amígdalas através da boca, sem fazer incisões na pele. Às vezes, se os adenoides também estão afetados, a adenoidectomia é realizada na mesma operação para removê-los. Recomenda-se a cirurgia em idade precoce para uma recuperação rápida (cicatrização em duas semanas com antibióticos e analgésicos).

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Prezado internauta a rede de fibrina fica entre 7 a 10 dias nas lojas amidalianas.

Olá. O pós-operatório de amigdalectomia, principalmente em adultos, pode ser muito dolorido mesmo. No pós-operatório, pode haver uma mudança na sensibilidade gustativa e isso costuma se resolver.…

Dra. Luísi Rabaioli
Otorrino
Porto Alegre
Olá! Dor de garganta e nos ouvidos é bem comum no pós-operatório e sua duração é variável para cada paciente. Porém, a febre é ser um sinal de alerta! Procure seu médico o mais breve possível…

O que ocorre não é exatamente a salivação em excesso, mas um maior acúmulo de saliva na boca em função do menor número de deglutições (ato de engolir). Engolimos menos, involuntariamente, por…

Olá, tudo bem? existem indicações absolutas e relativas para a cirurgia de amigdalectomia, como: hipertrofia amigdaliana, amigdalites de repetição, amigdalite cronica, acumulo de alimentos na…

Dra. Carolina Cozzi Machado
Otorrino, Médico do sono
Piracicaba
Para ter certeza que ficou uma parte, é melhor passar por uma avaliação médica. É raro ficar resto das amigdalas. O mais comum é ocorrer uma hipertrofia das amigdalas linguais, que não são retiradas…

Dr. Jonatas Lopes Barbosa
Otorrino
Fortaleza
O edema (inchaço) da uvula é muito comum após cirurgia de amigdalectomia. Pode durar vários dias. Se ainda esta assim, seria prudente entrar em contato com o cirurgião para que ele possa reavaliar…

Dra. Claudia Eckley
Otorrino
São Paulo
O gosto metálico persistente pode ser sinal de lesão do nervo da base da língua que ocasionalmente fica comprimido pelo aparelho utilizado durante a cirurgia para manter a boca aberta. Na maior…

Dra. Camila Lira Barros
Otorrino
Taubaté
O retorno à dieta habitual vai variar de acordo com a recuperação de cada paciente. Em geral, após 15 dias da cirurgia a maioria dos pacientes estão aptos à retornar a alimentação sem restrições…

Pode acontecer! Na cirurgia de amigdalectomia é utilizado um abridor de boca que acaba deixando a lingua presa. A lingua ficando presa 2 fenômenos podem acontecer: as papilas gustativas podem…