Check up - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em check up

Encontre um especialista em Check up na sua cidade:
Mariza Bandeira

Mariza Bandeira

Médico de família, Pediatra

Fortaleza

Agendar uma visita
Theo Xavier de Almeida e Silva

Theo Xavier de Almeida e Silva

Cardiologista, Médico clínico geral

Tijuca

Agendar uma visita
César Augusto Guerra

César Augusto Guerra

Médico clínico geral, Geriatra

São Paulo

Agendar uma visita
Marildes Luiza de Castro

Marildes Luiza de Castro

Cardiologista

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Maria Emilia Ferreira De Barba

Maria Emilia Ferreira De Barba

Ginecologista

São José dos Campos

Agendar uma visita
Humberto Amadori

Humberto Amadori

Médico clínico geral, Geriatra

Curitiba

Agendar uma visita

Perguntas sobre Check up

Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Check up

Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
A sua avaliação clínica através da sua história clínica, suas queixas e exame…
1 respostas

Dra. Dra. Maria Clara Reis Sari
Dra. Dra. Maria Clara Reis Sari
Cardiologista
São Paulo
Uma consulta médica anual com exame clínico e exames de sangue é sempre bom pra um paciente adulto acompanhar sua saúde.
3 respostas

Dra. Maria Clair F O Ribeiro
Dra. Maria Clair F O Ribeiro
Médico clínico geral
Porto Alegre
Olá!
Se a consulta for para check up com o Médico Clínico, não haverá problema. A única observação será para aguardar o final do período para coletar o exame de urina no laboratório.
3 respostas

Especialistas falam sobre Check up

No Check up ginecológico os exames mais utilizados e com eficácia comprovada para a prevenção de câncer ginecológico na mulher, destacam-se: Exame de Papanicolau (Colpocitologia oncótica) do colo do útero para rastreio do colo uterino e vagina, Mamografia convencional ou digital com o objetivo de triagem e diagnóstico precoce do câncer de mama. Principalmente, no período após a menopausa, a ultrassonografia pélvica exerce também papel importante como método para diagnóstico do câncer uterino de endométrio. No caso do câncer de ovário, não existe nenhum meio eficaz para rastreio deste tipo de neoplasia. Existem alguns exames de marcadores tumorais no sangue que poderão ser solicitados

Faça uma consulta médica anual de rotina. A consulta começa com a entrevista médica (anamnese) para avaliar como está sua saúde. Inclui exame físico completo e exames complementares de acordo com a idade e com as necessidades encontradas. Lembre-se de deixar em dia seus exames de prevenção de câncer de colo do útero (Papanicolaou) e de rastreamento de câncer de Mama. Doenças quando identificadas no início tem maior chance de cura. Não deixe de cuidar da sua saúde.

Prevenir é o melhor remédio! Manter o acompanhamento de rotina pode evitar que muitas doenças se desenvolvam, melhorando a qualidade de vida e minimizando o sofrimento.

Renata Maas Dos Anjos Saes

Ginecologista

Florianópolis


É o que todo mundo sabe mas pouca gente faz: prevenir é melhor que remediar. O check up tem como objetivo detectar doenças que já existem mas ainda não se manifestaram ou doenças que tem grande chance de acontecer em uma determinada pessoa. Feito isto tomam-se medidas para que a doença não aconteça ou se ela já existir para que sequer se manifeste.A principal ação de um bom check up é uma boa consulta médica que consiste de um detalhado questionário sobre o que a pessoa sente seguido por um completo exame físico. A partir daí o médico seleciona o que fazer a seguir e isto pode ser algo tão simples como alguns poucos conselhos ou aprofundar mais alguma questão.

Irineu Umberto Librenza

Médico clínico geral

Paranavaí


Revisamos seus hábitos de vida, necessidade de desintoxicação, nutrição celular , oxigenação dos tecidos e estado dos órgãos com diversos exames da Ortomolecular e da Medicina Integrativa. Os exames abrangem desde um simples teste urinário até uma Ressonância magnética tetrapolar preventiva.

Check up individual ou corporativo.Consulta médica baseada na avaliação de histórico e condição clínica individual para a melhor recomendação do planejamento de vacinação. Hoje o paciente procura cardiologista, endocrinologista, pneumologista e outras especialidades e não recebe a orientação da prescrição adequada de todas as vacinas disponíveis para sua prevenção. A saúde global consiste em estar com nutrição adequada, prática de atividade física, saúde psíquica, saúde física e prevenção de doenças. Hoje temos vacinas de grande inovação tecnológica que previnem doenças graves. Faça uma consulta com uma médica especialista em vacinas para estar com a prevenção de doenças infecciosas em dia.

Melissa Palmieri

Especialista em medicina preventiva, Pediatra

São Paulo


Com o envelhecimento populacional e o aumento da expectativa de vida passamos a ter um aumento da prevalencia de inumeras doencas. O cancer e a doenca cardiovascular constituem as maiores causas de mortalidade atualmente. O rastreio dessas doencas se justifica a partir dos 40-50 anos, ainda mais em quem possui fator de risco ou historia familiar

Rafael Gomes Shama Dos Santos

Médico clínico geral, Intensivista

Rio de Janeiro


O checkup pode ser também entendido como medicina preventiva, realizando exames para detectar doenças ainda em sua fase inicial e estabelecer as terapias necessárias. Algumas áreas do checkup podem ser realizadas pelo infectologista, por ser um especialista que lida com todos os órgãos do organismo.

Luiz Jorge Moreira Neto

Médico clínico geral, Infectologista

Maringá

Agendar uma visita

Check up Cardiológico é também uma conduta muito utilizada nos tempos atuais para a prevenção de doenças cardiovasculares, sendo este procedimento realizado antes de sofrer algum problema e/ou em pessoas que tem a genética muito forte a favor de doenças cardiovasculares como: Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Cérebro Encefálico, Arritmias Cardíacas, Hipertensão Arterial, etc.

O check-up é uma avaliação médica composta de consulta com entrevista específica seguindo protocolos associados à exames específicos de acordo com a idade, sexo, histórico pessoal, profissional e familiar. O check-up de excelência é muito mais que "fazer pedidos de exames". Para uma avaliação adequada, utilizo protocolos clínicos consagrados por importantes instituições são utilizados assim como a visão holística do indivíduo deve ser considerada para elaboração de um "plano de cuidados" a seguir. Além dos resultados, a educação em saúde é o pilar importante para o entendimento do indivíduo sobre o auto-cuidado, ou seja, o paciente participa da prevenção e promoção de sua própria saúde.

Gustavo Camargo Silverio

Médico clínico geral, Geriatra

Belo Horizonte


No mundo moderno onde todos vivem apressadamente muitas vezes deixam de dar atenção à própria saúde. No entanto muitas doenças se desenvolvem ao longo do tempo em nosso organismo sem que percebamos, tais como os depósitos de gorduras nos vasos sanguíneos, o diabetes, alterações hormonais e de pressão arterial entre tantas outras. Estas alterações são progressivas e podem ser fatais. Realizamos uma investigação médica pormenorizada com exame em consultório, solicitação de exames laboratoriais e de imagem a fim de obter uma avaliação clínica de seu estado de saúde atual e realizar a prevenção de doenças. Tais exames podem ser realizados através de seu plano de saúde.

Clovis Wilson Melo

Médico clínico geral, Homeopata

Curitiba

Agendar uma visita

O check up é uma oportunidade de realizar uma avaliação médica global, com o objetivo de identificar fatores de risco para doenças e hábitos que possam influenciar na saúde e bem estar do paciente. Também é uma forma de atuar de maneira precoce na prevenção de doenças cardiovasculares, que são a principal causa de mortalidade na população. Indivíduos adultos devem passar por uma avaliação para identificar doenças silenciosas como por exemplo a hipertensão arterial e o diabetes. Também é feito um interrogatório clínico global de hábitos de vida, antecedentes familiares de doenças e exames para auxilo diagnóstico, sempre focando na prevenção e qualidade de vida do paciente.

Rodrigo Esper

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo

Agendar uma visita

O Check up é fundamental para a prevenção de muitas patologias.

Andre Maurício Souza Fernandes

Cardiologista, Médico clínico geral

Salvador


A melhor método para se chegar ao diagnóstico de uma arritmia cardíaca é através de uma avaliação clínica criteriosa. É com base nas informações colhidas entre médico e paciente que são tomadas as decisões a respeito do que deverá ser feito, inclusive, que exames adicionais deverão ser solicitados e qual o tipo de tratamento a ser instituído.

A saúde feminina faz parte do check up anual. Dependendo da idade, há exames específicos a fazer., como o preventivo ou Papanicolau, exame físico ginecológico, Mamografia, ultrassonografia, entre outros.

Theresa Leo

Ginecologista

Vitória


Para cada idade o conhecido "check up" inclui exames diferentes, por isso as solicitações devem ser bem individualizadas.

Marcelle Xavier Bastos

Médico clínico geral, Geriatra

Niterói

Agendar uma visita

A interação entre os Fatores de Risco Cardiovasculares e a Predisposição Genética de cada indivíduo determina em última análise a ocorrência da Doença Cardiovascular, que pode existir inicialmente num estágio Assintomático (sub clínico). O rastreamento dos fatores de risco cardiovasculares e a prevenção primária são elementos fundamentais para garantir a saúde cardiovascular e uma maior expectativa de vida.

Jairo Maia

Cardiologista, Médico clínico geral

Santo André

Agendar uma visita

Avaliação clínica geral com objetivo de averiguar o estado de saúde do paciente. Realizada através de anamnese e exame físicos impecáveis e exames complementares indicados para cada paciente.

Fabiano Moraes Pereira

Geriatra

Belo Horizonte


Avalia o paciente de uma forma Global e solicita exames adequados para cada paciente de acordo com sua condição clínica . Aborda o lado emocional do paciente.

Tatiana Caixeta Barboza

Médico clínico geral, Dermatologista

Belo Horizonte

Agendar uma visita

“Preciso mesmo fazer um Check-up médico?” Sim! O check-up médico periódico é de fundamental importância na vida de um adulto, pois são realizados vários exames clínicos, de imagem e laboratoriais com o objetivo de avaliar o estado geral de saúde do paciente, além de diagnosticar precocemente doenças que ainda não manifestam sintomas. Converse com o seu médico para saber de quanto em quanto tempo deve ocorrer o seu check-up!

Bruno Cavalcante

Médico clínico geral

Fortaleza

Agendar uma visita

O Check-up varia enormemente de pessoa para pessoa. Durante a consulta médica procuramos identificar os principais fatores de risco aos quais o paciente encontra-se submetido (como doenças que estejam em curso, idade e sexo, história familiar de doenças, hábitos de vida e uso de medicamentos), para assim dirigir a adequada solicitação de exames complementares (como exames de laboratório ou de imagem) visando o diagnóstico e tratamento de doenças em estado inicial, ou a prevenção de doenças futuras.

Gabriel Luan Queiroz Alves Da Cunha

Cardiologista, Médico clínico geral

Brasília

Agendar uma visita

Respirar é viver. Sabemos que ter boa saúde pulmonar é essencial para o bem viver. Busco sempre um diagnóstico preciso e precoce, encontrando alterações iniciais na fase quem o tratamento ainda é eficaz. Existem casos em que a opinião do especialista faz a diferença. Em um ambiente poluído como o nosso, um check up pulmonar-respiratório deixa todos mais tranquilos.

Franco Chies Martins

Medico do sono, Pneumologista

São Bernardo do Campo


O check up é uma avaliação preventiva no paciente assintomático que visa detectar alterações que aumentam o risco de eventos cardiovasculares graves como infarto ou AVC, mas não costumam ser percebidos pelo paciente tais como: aumento da pressão arterial, diabetes ou pré-diabetes, alterações do colesterol e triglicérides, sobrepeso e obesidade. Durante esta avaliação tem-se ainda a oportunidade de refletir sobre hábitos de vida que tem grande impacto na saúde como prática de exercícios físicos, tabagismo, etilismo, dieta adequada e tentar estabelecer um plano terapêutico para mudá-los e metas a serem alcançadas.

Raíssa Galvão Portella

Cardiologista, Médico clínico geral

Teresina

Agendar uma visita

A ginecologia é a área médica que cuida diretamente da saúde da vagina, útero, ovários e mamas. Como médicos temos a responsabilidade de cuidar do indivíduo como um todo e rastrear para as doenças de acordo com cada idade. Por isso, na prática, a ginecologista é a médica da mulher jovem, adulta e na maior idade. Além do rastreamento das doenças como câncer de colo uterino e câncer de mama, nós ginecologistas, temos o papel fundamental de orientação sobre as fases da vida da mulher desde o desenvolvimento dos sinais de puberdade, menstruação e iniciação sexual, passando pelos períodos de cólicas, sangramentos, alterações de libido e a doenças propriamente ditas, à menopausa...

Thalia Maia

Ginecologista

Brasília

Agendar uma visita

Conforme envelhecemos, aumenta o risco do surgimento de diversas doenças, como hipertensão, diabetes, dislipidemia e até mesmo alguns tipos de câncer. Estas doenças geralmente tem uma longa fase assintomática na qual já podemos identificar e iniciar o tratamento precoce. Assim sendo, é importante um seguimento médico periódico, cuja frequência varia com a idade e condição do paciente, para diagnosticar e prevenir doenças antes que elas venham a causar problemas. No caso dos idosos especificamente, o check-up é feito em conjunto com a Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) para aumentar ainda mais a capacidade de identificar problemas e propor tratamentos personalizados.

Guilherme Liausu Cherpak

Médico clínico geral, Geriatra

São Paulo

Agendar uma visita

Um check up adequado é capaz de evitar que o paciente tenha determinada doença, e para cada idade, para cada história familiar, comorbidades, estilo de vida existem exames que podem te auxiliar para promover a sua saúde!

Ana Carolina Lahaud Ramos

Cardiologista, Médico clínico geral

Teresópolis


O popular CHECK´UP, é assim chamado por ser uma avaliação global do sistema cardiovascular e pode abranger também outros sistemas, tais como o endocrinológico, renal, pulmonar. Essa avaliação é constituída de, consulta clínica com ênfase no exame cardiovascular, eletrocardiograma, teste ergométrico, exames de sangue tais como lipidograma total, glicemia, hormônios tireoidianos, função renal, hemograma completo, eletrólitos, função hepática. Pode-se incluir também, ecocardiograma, Holter de 24h, MAPA de 24h, tudo, a depender das queixas e sintomas.

A realização de “Check UP” é um dos principais motivos que encorajam as pessoas a procurarem um geriatra. O "Check Up" nada mais é do que a realização de exames laboratoriais e de imagem, que estejam indicados para faixa etária ou para população com determinados fatores de risco. O diferencial de um geriatra é que além da solicitação de exames, conseguimos definir um plano terapêutico para que o indivíduo trilhe um envelhecimento bem sucedido. A avaliação geriátrica AMPLA permite que possamos avaliar o paciente nos seus múltiplos domínios, entendendo o paciente como um ser complexo. Essa avaliação possibilita prevenção de doenças e avaliação de multicomorbidades.

Laís Abreu

Médico clínico geral, Geriatra

Natal


O meu papel na avaliação de check up consiste em descobrir doenças antes que elas possam produzir desconforto ou evoluir para doenças graves e irreversíveis, preconizo uma avaliação clínica minuciosa cercada de exames laboratoriais e radiológicos que podem se feitos em nível ambulatorial ou com paciente internado para agilizar os exames em um curto espaço de tempo. Sugiro que pelo menos uma vez por ano pacientes acima dos 35 anos devam ser avaliados.

Diogo Da Luz

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo


A rotina de exames de check up na consulta ginecológica para mulheres assintomáticas dependem da idade da mulher. Mulheres com menos de 40 anos devem fazer o exame citológico de colo uterino (Papanicolau ou preventivo), sendo que os exames de ultrassom transvaginal e mamas podem ser solicitados a critério médico. A partir dos 40 anos a mamografia passa a ser o exame de escolha para avaliação das mamas, associado ao ultrassom.Os exames de sangue para avaliar o perfil lipídico e tireoide, assim como as sorologias para hepatites e outras ists também podem ser solicitados, pois muitas vezes o ginecologista é o médico que acompanha a mulher desde a adolescência até o climatério.

Exames direcionados e individualizados para cada perfil e idade de cada paciente. A avaliação completa na clínica permite uma menor economia.

Paulo César Ferreira Dos Santos

Cardiologista, Médico de família

Pará de Minas


Os exames de rotina ("check up") são importantes para detecção precoce de alterações que podem levar às doenças crônicas, como aumento do colesterol (gorduras), da glicose (açúcares), dos níveis pressóricos, rastreio para câncer nas fases iniciais (como de colo uterino, mamografia, intestino e próstata), dentre outras. Na medicina de família conseguimos estabelecer a partir das melhores evidências (estudos científicos) quais desses devem ser realizados e em quais idades mais adequadas para que não fique oneroso para o estado ou para a pessoa e nem ocorram iatrogenias (ações médicas com consequências ruins). Essas medidas preventivas são muito valorizadas na medicina de família.

Prevenção ao câncer A prevenção do câncer engloba ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença. O objetivo da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui a adoção de um modo de vida saudável e evitar a exposição a substâncias causadoras de câncer. O objetivo da prevenção secundária do câncer é detectar e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais.

Jefferson Correia De Souza

Oncologista, Médico clínico geral

Recife

Agendar uma visita

Check-up deve ser realizado rotineiramente para prevenção e detecção precoce de doenças. Os exames indicados no check-up e a periodicidade dependem de sexo, idade e doenças prévias. Na consulta inicial voltada para check-up, revisamos todo o histórico de saúde pessoal e familiar, além dos hábitos de vida, para definir quais exames serão adequados para cada paciente. No retorno vemos os resultados em conjunto com o paciente, explicando cada alteração. Então definimos estratégias para corrigir os problemas identificados e estratégias para promoção de saúde e prevenção de doenças.

Danilo Bora Moleta

Cardiologista, Médico clínico geral

São José dos Campos


O check up deve ser individualizado para as particularidades de cada um. Devemos aproveitar esse momento para realizar os exames de rastreio de alguns tipos de câncer, de doenças comuns como diabetes, hipertensão e em alguns casos de osteoporose. Além disso, nessa consulta não pode faltar uma boa conversa sobre como você planeja estar nos próximos 10 anos ou mais e como permanecer com a melhor saúde possível: a promoção da saúde. Estímulos à prática regular de exercícios físicos, à cessação do tabagismo e ao consumo consciente de álcool são fundamentais.

Milton Roberto Furst Crenitte

Médico clínico geral, Geriatra

São Paulo

Agendar uma visita

O check up é uma avaliação médica periódica que inclui história clinica, exame físico e exames complementares, que visam a prevenção e identificação de várias doenças como hipertensão arterial, diabetes mellitus, colesterol alterado, avaliação do risco cardiovascular, rastreamento de alguns tipos de câncer como pele, mama, intestino, próstata, pulmão, abordagem do tabagismo, orientação de vacinas, dietas e avaliação da saúde mental. Muitas doenças graves são passíveis de prevenção e podem ser identificadas em avaliação de rotina.

Bruna Henares

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo


Através de um check up regular, podemos manter uma boa qualidade de vida, com promoção de saúde e combate as doenças. Com o check up podemos diagnosticar doenças em fases iniciais, podendo assim contorná-las ou amenizá-las da melhor forma possível.

Bruna Vasconcellos

Cardiologista

São Paulo


Avaliação ampla e detalhado do paciente, de acordo com as recomendações cientificas para cada faixa etária, levando em consideração a historia pessoal e familiar de doenças.

Mariana Salomão Daud Arantes

Médico clínico geral, Médico de família

Uberlândia


O check up ginecológico é importante para a saúde da mulher de todas as idades, pois ajudam a prevenir e tratar diversas doenças como: dst's, câncer de colo de útero,câncer de mama, entre outras doenças.Idade, vida sexual podem determinar quais exames serão necessários.É recomendado o acompanhamento com seu ginecologista a cada seis meses. A clinica ginecológica GAIA oferece todos os procedimentos necessários para seu tratamento preventivo.

Silvia Alvarinho

Ginecologista

São Paulo

Agendar uma visita

Resume-se em uma avaliação médica de rotina associada a exames específicos de acordo com sexo, idade, e históricos pessoal e históricos familiar. Seus objetivos:​ # Prevenir doenças por meio da orientação. (Tabagismo, Etilismo, atividade física, dieta) # Diagnosticar doenças que já estão instaladas no corpo, mas não manifestadas, para uma evolução positiva e uma melhor qualidade de vida. (Hipertensão, diabete, colesterol alto, gordura no figado, controle de acido úrico).

Quais profissionais realizam Check up?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.