O que é?

A cirurgia ortognática é um procedimento que visa reposicionar o maxilar ou a mandíbula (por vezes ambos). Ela é utilizada para corrigir deformidades na arcada dentária ou nos ossos faciais que não podem ser solucionadas apenas com o uso de aparelhos ortodônticos. A operação consiste na aplicação de placas ou parafusos que forçam o reposicionamento da arcada dentária ou dos ossos. Deve ser feita em ambiente hospitalar e sua duração varia de uma a quatro horas dependendo da gravidade do problema. Há necessidade de anestesia geral e internação. O paciente pode receber alta no dia seguinte à cirurgia, porém só é liberado para suas atividades normais duas semanas após o procedimento. Qual é a causa?As deformidades podem ter diversas origens. As mais comuns são: - síndromes e anomalias - - trauma facial - problemas musculares, hormonais ou genéticos No caso de problemas genéticos, é recomendado que o procedimento cirúrgico não seja realizado antes dos 17 anos em mulheres ou 18 anos em homens. A recomendação é de que se aguarde o término do crescimento do esqueleto facial. Entretanto, devido a traumas emocionais causados pelos problemas estéticos, por vezes a operação é realizada antes desse período.

Quais os sintomas?

As deformações dos ossos da face e da arcada dentária podem causar, principalmente, dores nas articulações próximas ao ouvido, dificuldade para mastigar, dores de cabeça e apneia (a pessoa para de respirar por alguns momentos durante o sono). Além dos problemas físicos, há também os problemas psicológicos gerados especialmente em crianças e adolescentes por causa das deformações.

Como fazer o diagnóstico?

Um exame físico é suficiente para diagnosticar as deformações.

Qual o tratamento?

A cirurgia é o único tratamento capaz de solucionar as deformações de ossos da face ou da arcada dentária. Ela é indicada nas seguintes situações: - falta de balanceamento da aparência facial- queixo retraído (curto) - mandíbula proeminente (grande)- face longa - sorriso gengival (exposição excessiva da gengiva na hora de sorrir) - crônica- apneia- dificuldade de mastigação- problemas de fala - dor na articulação temporomandibular (próxima ao ouvido) - excessivo mau posicionamento dos dentes- - dificuldade de fechar a boca

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Daniel Hacomar
Cirurgião buco-maxilo-facial
São Paulo
Boa noite!
Seu pós operatório é muito recente, provavelmente usará elásticos guia.
Pergunte para o seu cirurgião, não há ninguém melhor e com mais conhecimento sobre seu caso, para…

Dr. Manoel Roque
Cirurgião buco-maxilo-facial, Médico clínico geral
São Paulo
Olá, o acompanhamento do profissional que realizou a cirurgia Ortognática nesse momento de pós operatório é importante, busque agendar uma consulta com ele para que a suas queixas sejam esclarecidas.…

Dr. George Boraks
Otorrino, Cirurgião cranio-maxilo-facial, Cirurgião buco-maxilo-facial
São Paulo
Olá Provavelmente sim! Uma vez que a ortodontia prévia provavelmente estava sendo realizada com outras finalidade (compensatória).
Alguns cirurgiões e alguns ortodontistas costumam também…

Dr. Manoel Roque
Cirurgião buco-maxilo-facial, Médico clínico geral
São Paulo
Sim, o planejamento individual para cada caso levará em conta qualquer tratamento realizado previamente e a melhor conduta para o caso.

Seguimos a disposição.

Dra. Stephanie Prata Ferreira
Cirurgião buco-maxilo-facial
Mogi Guaçu
Boa noite.
Infelizmente é difícil responder sua pergunta. O tempo de regressão de edema, depende de muitos outros fatores. Existe relatos na literatura que mostram que o resultado final…

Prof. Sergio Eduardo Migliorini
Cirurgião buco-maxilo-facial
São Paulo
Pode ocorrer , mas seria muito prudente que procurasse seu ciurgiao para o mesmo faca uma adequada avaliação

Prof. Sergio Eduardo Migliorini
Cirurgião buco-maxilo-facial
São Paulo
Bom dia o objetivo da cirurgia que executou nao e a correção do nariz , infelizmente isto pode ocorrer , seria muito adequado falar com seu cirurgião e esclarecer estes fatos. Eventualmente…

Dr. Rafael Linard Avelar
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Fortaleza
Na fase de descompensação ortodontica ocorrem mudanças indesejaveis na face, que com a realização da cirurgia, essa alteraçoes sao corrigidas.

Dr. Bernardo Scarioli
Otorrino, Cirurgião cranio-maxilo-facial
Belo Horizonte
Sim, apesar de raro.
Os implantes (placas e parafusos) são compostos de titânio, um material biocompatível.
Entretanto, eles podem ser sítio de infecção com formação de biofilme.…