O que é?

A cirurgia ortognática é um procedimento que visa reposicionar o maxilar ou a mandíbula (por vezes ambos). Ela é utilizada para corrigir deformidades na arcada dentária ou nos ossos faciais que não podem ser solucionadas apenas com o uso de aparelhos ortodônticos. A operação consiste na aplicação de placas ou parafusos que forçam o reposicionamento da arcada dentária ou dos ossos. Deve ser feita em ambiente hospitalar e sua duração varia de uma a quatro horas dependendo da gravidade do problema. Há necessidade de anestesia geral e internação. O paciente pode receber alta no dia seguinte à cirurgia, porém só é liberado para suas atividades normais duas semanas após o procedimento. Qual é a causa?As deformidades podem ter diversas origens. As mais comuns são: - síndromes e anomalias - - trauma facial - problemas musculares, hormonais ou genéticos No caso de problemas genéticos, é recomendado que o procedimento cirúrgico não seja realizado antes dos 17 anos em mulheres ou 18 anos em homens. A recomendação é de que se aguarde o término do crescimento do esqueleto facial. Entretanto, devido a traumas emocionais causados pelos problemas estéticos, por vezes a operação é realizada antes desse período.

Quais os sintomas?

As deformações dos ossos da face e da arcada dentária podem causar, principalmente, dores nas articulações próximas ao ouvido, dificuldade para mastigar, dores de cabeça e apneia (a pessoa para de respirar por alguns momentos durante o sono). Além dos problemas físicos, há também os problemas psicológicos gerados especialmente em crianças e adolescentes por causa das deformações.

Como fazer o diagnóstico?

Um exame físico é suficiente para diagnosticar as deformações.

Qual o tratamento?

A cirurgia é o único tratamento capaz de solucionar as deformações de ossos da face ou da arcada dentária. Ela é indicada nas seguintes situações: - falta de balanceamento da aparência facial- queixo retraído (curto) - mandíbula proeminente (grande)- face longa - sorriso gengival (exposição excessiva da gengiva na hora de sorrir) - crônica- apneia- dificuldade de mastigação- problemas de fala - dor na articulação temporomandibular (próxima ao ouvido) - excessivo mau posicionamento dos dentes- - dificuldade de fechar a boca

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Prof. Sergio Eduardo Migliorini
Cirurgião buco-maxilo-facial
São Paulo
Bom dia, relacionado a seu membro inferior , seria adequado que procurasse um especialista( vascular ou ortopedista) para que pudesse verificar o que ocorre . As vezes a posição na maca cirúrgica…

Dr. Manoel Roque
Cirurgião buco-maxilo-facial, Médico clínico geral
São Paulo
Boa tarde, em alguns casos a alteração de tecido mole no pós operatório pode mascarar resultados, é importante que acompanhe esse pós operatório junto com o seu cirurgião e que mantenha as orientações…

Dr. Marcus Brêda
Cirurgião buco-maxilo-facial
Maceió
Boa noite! Para este tipo de procedimento em média o paciente deverá ficar de repouso 05 dias. Contudo, irá depender da extensão do torus. Att.

Dr. Daniel F. Gallafassi
Cirurgião buco-maxilo-facial
São Paulo
Para queixa de sorriso gengival o ideal é que procure primeiro um Cirurgião Bucomaxilofacial e este passará as orientações adequadas e esclarecerá quanto a possível Indicação cirúrgica bem como…

Dr. Roger Claudio de Oliveira Santos
Cirurgião buco-maxilo-facial
Salvador
Boa noite! Um cirurgião buco maxilo facial ou um especialista em dor orofacial! Pelos sintomas, bem provável que seja alguma patologia na articulação têmporomandibular!
Abraços e boa sorte!

Dr. Leonardo Monteiro
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Rio de Janeiro
Não há um período máximo ou mínimo para o uso dos elásticos.
Cada tratamento é individualizado e você deve seguir as orientações do seu ortodontista e/ou cirurgião Bucomaxilofacial.

Dr. Rubens Caliento
Cirurgião buco-maxilo-facial
São Joaquim Da Barra
Olá, não deu pra entender. Você pode reformular sua pergunta?

Dr. Rubens Caliento
Cirurgião buco-maxilo-facial
São Joaquim Da Barra
O profissional mais capacitado é o cirurgião dentista especialista em cirurgia bucomaxilofacial.

Prof. Sergio Eduardo Migliorini
Cirurgião buco-maxilo-facial
São Paulo
Boa tarde, é muito difícil dimensionar o edema e seu pós operatório sem te examinar, mas pelo tempo decorrido e possível que ocorra
A dormência pode estar relacionada ao edema ou até…

Dra. Profa. Ângela Alves de Aguiar Goto
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
São Paulo
A cirurgia ortognática é um procedimento que visa a correção da função de toda a estrutura maxilofacial, dento/ esquelética. A questão estética acompanha a correção e o restabelecimento da função.…