O que é?

A cirurgia ortognática é um procedimento que visa reposicionar o maxilar ou a mandíbula (por vezes ambos). Ela é utilizada para corrigir deformidades na arcada dentária ou nos ossos faciais que não podem ser solucionadas apenas com o uso de aparelhos ortodônticos. A operação consiste na aplicação de placas ou parafusos que forçam o reposicionamento da arcada dentária ou dos ossos. Deve ser feita em ambiente hospitalar e sua duração varia de uma a quatro horas dependendo da gravidade do problema. Há necessidade de anestesia geral e internação. O paciente pode receber alta no dia seguinte à cirurgia, porém só é liberado para suas atividades normais duas semanas após o procedimento. Qual é a causa?As deformidades podem ter diversas origens. As mais comuns são: - síndromes e anomalias - - trauma facial - problemas musculares, hormonais ou genéticos No caso de problemas genéticos, é recomendado que o procedimento cirúrgico não seja realizado antes dos 17 anos em mulheres ou 18 anos em homens. A recomendação é de que se aguarde o término do crescimento do esqueleto facial. Entretanto, devido a traumas emocionais causados pelos problemas estéticos, por vezes a operação é realizada antes desse período.

Quais os sintomas?

As deformações dos ossos da face e da arcada dentária podem causar, principalmente, dores nas articulações próximas ao ouvido, dificuldade para mastigar, dores de cabeça e apneia (a pessoa para de respirar por alguns momentos durante o sono). Além dos problemas físicos, há também os problemas psicológicos gerados especialmente em crianças e adolescentes por causa das deformações.

Como fazer o diagnóstico?

Um exame físico é suficiente para diagnosticar as deformações.

Qual o tratamento?

A cirurgia é o único tratamento capaz de solucionar as deformações de ossos da face ou da arcada dentária. Ela é indicada nas seguintes situações: - falta de balanceamento da aparência facial- queixo retraído (curto) - mandíbula proeminente (grande)- face longa - sorriso gengival (exposição excessiva da gengiva na hora de sorrir) - crônica- apneia- dificuldade de mastigação- problemas de fala - dor na articulação temporomandibular (próxima ao ouvido) - excessivo mau posicionamento dos dentes- - dificuldade de fechar a boca

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dra. Lígia Franco Oliveira
Dentista
Ribeirão Preto
Olá,
Quando está indicado uma cirurgia Ortognática, quer dizer que a discrepância óssea das bases era significante ( maxila e mandíbula ). Já vi alguns casos que foram necessários uma…

Prof. Gustavo Campos
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Recife
Existem algumas repercussões se o diagnóstico e/ou planejamento não foi executado maneira correta. Entretanto as grandes assimetrias não são totalmente solucionadas em apenas um procedimento.…

Dr. Diego Limoeiro
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Rio de Janeiro
Olá! Sugiro procurar um especialista em DTM e Dor Orofacial pelo site da SBDOF. Boa sorte

Dr. Daniel Hacomar
Cirurgião buco-maxilo-facial
São Paulo
Boa Noite!
Inicialmente ele precisa de uma avaliação para ter o diagnóstico de qual problema exatamente ele tem e as formas de tratamento.
Se for necessário cirurgia ortognática ele…

Dr. Gustavo Boehmer Leite
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Rio de Janeiro
Idealmente, espera-se terminar o crescimento ósseo para operar. Em alguns casos a cirurgia é realizada antes desse término - técnica denominada "beneficio antecipado"; porém há algumas…

Dr. Ronan Matheus Virgílio da Silva
Cirurgião buco-maxilo-facial
São Gonçalo
Olá! Sim, é possível!

Mesmo com ausência dentária pôde-se estabelecer um tratamento que envolva o protocolo de reabilitação oral e as movimentações esqueléticas indicadas.

Dr. Pedro Henrique Lopes
Cirurgião buco-maxilo-facial
Petrolina
Olá,

Sim, é possível.

O fato de ter perdido os dentes muito jovem podem ter levado você a ter uma severa reabsorção óssea, lembrando que a disponibilidade óssea é um…

Dr. Ivson Catunda
Dentista, Cirurgião buco-maxilo-facial
Recife
Sim..eh possível realizar as duas cirurgias num mesmo tempo cirúrgico e uma única anestesia geral..a decisão cabe a vc e a sua equipe de buco e otorrino.converse com eles sobre as vantagens e…

Dr. Frederico Carnevale
Dentista, Cirurgião buco-maxilo-facial
Rio de Janeiro
Boa tarde ,
Consegue sim.
Existem alguns hospitais que realizam a cirurgia Ortognática pelo sistema único de saúde.
Pesquise na região aonde você reside.
Abraços .