Para a ou cistouretroscopia usam-se dois tipos de cistoscópios: o cistoscópio padrão rígido e o cistoscópio flexível. O método para introduzir o cistoscópio varia, mas o exame é o mesmo. Quando se usa o cistoscópio padrão rígido, o paciente fica na posição de litotomia (deitado de costas, com os joelhos flexionados e separados). Limpa-se a uretra e aplica-se um local. O instrumento é então, introduzido pela uretra até a bexiga. O cistoscópio flexível pode ser mais fácil para ser introduzido do que o modelo rígido, não sendo necessário ficar na posição de litotomia. A escolha do tipo de cistoscópio depende do objetivo do exame. Através do cistoscópio, introduz-se água até encher a bexiga (o médico perguntará ao paciente a sensação produzida). À medida em que a água enche a bexiga, distende suas paredes, possibilitando ao médico a observação total das mesmas. Quando a bexiga está cheia, o paciente sente o desejo de urinar, mas precisa permanecer cheia até completar o exame. Caso apareça algum tecido anormal, retira-se uma pequena amostra (biópsia) através do cistoscópio, para análise. A cistoscopia dura aproximadamente 15 a 20 minutos. A biópsia da bexiga geralmente é realizada como parte de uma cistoscopia. Caso sejam encontradas anomalias na bexiga ou um tumor estiver visível, retira-se uma amostra de tecido que é enviada ao laboratório para análise. Pode haver um pequeno desconforto quando o cistoscópio passar pela uretra em direção à bexiga. Após o líquido encher esta última, sente-se um pequeno incômodo (intensa vontade de urinar). Durante a biópsia, pode haver algumas leves pontadas. Depois que o cistoscópio é retirado, a pode ocorrer dor na uretra e ardor ao urinar por um ou dois dias. Este exame é freqüentemente realizado para diagnóstico de câncer na bexiga ou na uretra.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Daniel Pinto
Urologista
Rio de Janeiro
Corresponde a maioria das lesões uroteliais. Recomendo maiores detalhes do exame com o medico solicitante. Até.

Dr. Daniel Pinto
Urologista
Rio de Janeiro
Imagem na bexiga, pode corresponder a pólipo, cicatriz, ou outras lesões que merecem maior estudo como histopatologico. Boa sorte.

Dr. Daniel Pinto
Urologista
Rio de Janeiro
Sim. O exame é feito pela uretra
Sucesso

Dr. Daniel Pinto
Urologista
Rio de Janeiro
Depende do objetivo da solicitação do exame: em pacientes que fazem tratamento já sabido de alterações epiteliais da bexiga este é um exame de rotina; entretanto, em pacientes que estão iniciando…

Dr. Daniel Pinto
Urologista
Rio de Janeiro
Este aparenta ser o laudo verbal para o paciente.
Normalmente é a consequência de obstrução de via urinária baixa, comum em homens de idade acima dos 50 anos, devido ao crescimento da…

Dr. Daniel Pinto
Urologista
Rio de Janeiro
Pode ocorrer sangramento, porém, dura poucos dias, e se o paciente usa medicamento anticoagulante, ou possui outro fator que propicie o sangramento, pode persistir por um tempo maior. Sugiro…

Dr. Daniel Pinto
Urologista
Rio de Janeiro
Se houver cálculos que possam ser removidos através do aparelho de cistoscopia espera-se que sejam removidos, o mesmo se aplica aos pólipos, no caso de biópsia. Boa sorte.

Dr. Daniel Pinto
Urologista
Rio de Janeiro
Pode ocorrer. A biopsia de bexiga é a remoção de um fragmento mínimo de uma área diferente do habitual do interior da bexiga. É realizado, normalmente através da uretra, por cistoscopia. Normalmente…

Dr. Daniel Pinto
Urologista
Rio de Janeiro
É realizado através de cistoscopia ( olhar a bexiga através da uretra ), nesse caso, remove-se fragmentos de bexiga para o estudo histopatologico. Boa sorte.

Concordo com o colega.
Às vezes pode ocorrer também pequeno sangramento por ocasião de urinar.
Em condições normais, tudo habitualmente se resolve no primeiro ou segundo dia após…