Para a ou cistouretroscopia usam-se dois tipos de cistoscópios: o cistoscópio padrão rígido e o cistoscópio flexível. O método para introduzir o cistoscópio varia, mas o exame é o mesmo. Quando se usa o cistoscópio padrão rígido, o paciente fica na posição de litotomia (deitado de costas, com os joelhos flexionados e separados). Limpa-se a uretra e aplica-se um local. O instrumento é então, introduzido pela uretra até a bexiga. O cistoscópio flexível pode ser mais fácil para ser introduzido do que o modelo rígido, não sendo necessário ficar na posição de litotomia. A escolha do tipo de cistoscópio depende do objetivo do exame. Através do cistoscópio, introduz-se água até encher a bexiga (o médico perguntará ao paciente a sensação produzida). À medida em que a água enche a bexiga, distende suas paredes, possibilitando ao médico a observação total das mesmas. Quando a bexiga está cheia, o paciente sente o desejo de urinar, mas precisa permanecer cheia até completar o exame. Caso apareça algum tecido anormal, retira-se uma pequena amostra (biópsia) através do cistoscópio, para análise. A cistoscopia dura aproximadamente 15 a 20 minutos. A biópsia da bexiga geralmente é realizada como parte de uma cistoscopia. Caso sejam encontradas anomalias na bexiga ou um tumor estiver visível, retira-se uma amostra de tecido que é enviada ao laboratório para análise. Pode haver um pequeno desconforto quando o cistoscópio passar pela uretra em direção à bexiga. Após o líquido encher esta última, sente-se um pequeno incômodo (intensa vontade de urinar). Durante a biópsia, pode haver algumas leves pontadas. Depois que o cistoscópio é retirado, a pode ocorrer dor na uretra e ardor ao urinar por um ou dois dias. Este exame é freqüentemente realizado para diagnóstico de câncer na bexiga ou na uretra.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Daniel Pinto
Urologista
Rio de Janeiro
Em geral, pouco minutos são o suficiente para o procedimento.
Sucesso.

Dr. Daniel Pinto
Urologista
Rio de Janeiro
Não existe um tempo específico, porém um sangramento persistente por meses não é o comum. Além disso, o uso de anticoagulantes perpetua o sangramento. Consulte seu urologista.
Um abraço.

Por se tratar de um método minimamente invasivo, esta ferramenta diagnóstica está sujeita a provocar incômodos durante a micção, como parece ser o seu caso. Além disso, a possibilidade de sangramento…

O quadro tem que ser investigado melhor. Tem que perguntar ao seu médico o que foi realizado na cirurgia. Algumas vezes pode ter sido apenas drenado o cisto e ele re-encheu.

Dr. Anselmo Hoffmann
Urologista
Salvador
Geralmente este procedimento é feito ambulatorialmente, com 24 a 48h de recuperação (repouso relativo, sem necessidade de ficar acamado). Não há grande desconforto/dor no pós-operatório. Se evoluir…

Dr. Anselmo Hoffmann
Urologista
Salvador
Refere-se a descrição patológica macroscópica de uma lesão, geralmente tumoral, na bexiga. O termo polipóide significa que tem "formato de pólipo", ou seja, tem um pedículo, uma haste.…

Dr. Julio Bissoli
Urologista
São Paulo
Cistoscopia é o procedimento no qual se introduz um aparelho (uma lente para visualização) dentro da bexiga via uretra. Pode ser com anestesia ou não.
Sobre a biópsia, a resposta vai depender…