A curetagem semiótica com ou sem dilatação do colo uterino é um exame/método de tratamento que é realizado pelos e obstetras. A curetagem ou dilatação e curetagem (D&C) é uma intervenção cirúrgica que permite retirar os restos do aborto. A curetagem é necessária quando existem complicações após um aborto médico ou , por exemplo no caso de infecção ovular (aborto infectado) ou quando o abortamento é incompleto e possa constituir uma ameaça para a mãe. A curetagem exige a dilatação do colo do útero para ter acesso à cavidade uterina. Esta dilatação é feita com instrumentos que se designam de velas. Depois de dilatar o colo do útero faz-se a colheita de material do endométrio ou a evacuação da cavidade uterina com a utilização dum instrumento chamado cureta. Isto é feito nos casos em que existe acumulação de sangue ou proliferação do endométrio. A curetagem pode requerer a prévia anestesia da doente. Quando se trata apenas da colheita de material do endométrio, a anestesia local pode ser suficiente. A boa preparação do colo do útero, com medicamentos que provocam a sua dilatação, pode facilitar a intervenção sem recurso à anestesia. Na evacuação de conteúdo uterino recomenda-se sempre anestesia geral. Tratando-se de ato cirúrgico existe o risco de infecção, de hemorragia ou riscos inerentes à anestesia (geral ou local). Diretamente relacionado com o ato da curetagem, existe o risco de ou de uma raspagem mais vigorosa que altera as estruturas normais do endométrio e faça com que a doente deixe de menstruar.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Welly Chiang
Ginecologista
São Paulo
15 dias de repouso sexual.. Utilizar método de barreira, como camisinha, masculina ou feminina.

Dr. Welly Chiang
Ginecologista
São Paulo
Não necessariamente. Mas deve ser avaliada R examinada pelo ginecologista e se necessário realizar usg agora.

Dr. Welly Chiang
Ginecologista
São Paulo
não, nem a curetagem semiotica, nem videohisteroscopia são indicadas, cisto hemorragico, no ovário, são acessiveis por laparotomia ou videolaparoscopia.

Dr. Welly Chiang
Ginecologista
São Paulo
o ideal seria uma histeroscopia para melhor visualizacao da area a ser biopsiada. de preferencia sem estar menstruada.

Dr. Renato Gil Nisenbaum
Ginecologista
São Paulo
Provavelmente é ao redor do 16 dia do ciclo
Atenciosamente
Dr Renato Gil Nisenbaum

Dra. Paula Guastaferro Magalhães
Ginecologista
Belo Horizonte
Não, a realização de curetagem não aumenta as taxas de gravidez. Porém, toda curetagem têm o risco de causar dificuldade para engravidar ou infertilidade pela formação de aderências na camada…

Dr. Gustavo Wandresen
Ginecologista, Especialista em reprodução humana
Curitiba
Existe sim a possibilidade de conduta expectante (sem intervenção, apenas acompanhamento clínico e enográfico). Para isso, é necessário que você consulte o seu médico ou vá ao pronto atendimento…

Dra. Fabiana Alencar Viola
Ginecologista
São Paulo
O tempo de recuperação esta entre 3 e 5 dias , caso não tenha tido intercorrencias

Dr. Ricardo Roscito Arenella
Ginecologista
São Paulo
Não vejo relação. O procedimento da curetagem exige geralmente uma punção lombar realizada pelo anestesista para a raquianestesia, a paciente em posição ginecologica, pernas flexionadas e afixadas…