O que é um ECG?

O coração é um músculo pulsante que ritmicamente bombeia o sangue por todo o corpo. No coração há um marca-passo natural (nó sinoatrial), que automaticamente gera uma série de impulsos elétricos. Esses impulsos são transmitidos por uma série de maneiras específicas o resto do coração (o primeiro, em seguida, átrios ventrículos) e através deles o coração contrato de fibras musculares. O ECG (eletrocardiograma) é um teste que nos permite medir a atividade elétrica do coração.

O dispositivo utilizado é o eletrocardiógrafo, que detecta os impulsos elétricos do coração e são registrados em uma fita de papel. Esse registro é conhecido como um eletrocardiograma e nos permite detectar distúrbios do ritmo cardíaco (arritmias) e distúrbios da condução dos impulsos elétricos através do coração (blocos) que pode ser causada por várias doenças.

Por que usar um ECG em repouso?

As informações obtidas a partir de um eletrocardiograma podem ser usadas para identificar diferentes tipos de doenças cardíacas. Também pode ser útil para descobrir como o paciente está respondendo ao tratamento.

  • Pode fazer uma boa digitalização, com sintomas como dispneia (dificuldade em respirar), dor no peito (), desmaios, palpitações, ou quando alguém acredita que o seu batimento cardíaco é anormal.
  • Este teste pode detectar sinais de doença arterial coronariana (como no caso de angina de peito ou infarto do miocárdio). Infelizmente, muitas pessoas tem estreitamento significativo das artérias, que dão o fornecimento de sangue ao músculo cardíaco. Portanto, quando você suspeitar que há uma redução significativa no diâmetro arterial, pode ser necessário um ECG enquanto o paciente está fazendo um esforço (teste de esforço ou teste ergométrico), como é mais provável que este teste que demonstra o problema .
  • Um ECG decide se o paciente sofreu uma crise coronariana, ou se houve evidência de crises anteriores.
  • Usando o ECG podem ser analisados ??ao longo do tempo o efeito das drogas usadas para doenças cardíacas.
  • O ECG pode mostrar problemas do ritmo cardíaco (arritmias), como a desaceleração (), rápido (taquicardia) e outros distúrbios do ritmo normal.
  • O ECG pode mostrar um músculo do coração ampliado (conhecida como hipertrofia ventricular).
  • Com o ECG pode saber se há uma escassez de certos minerais no sangue, como o potássio.

O traçado de ECG pode ser normal, mesmo na presença de doença cardíaca. Portanto, pode ser indicado  fazer um estudo completo do coração através da prática de outros exames.

Em que condições um ECG é feito?

Depende do que será medido. Em geral, se houve um ECG enquanto o paciente está em repouso, mesmo quando não há a possibilidade de que seus sintomas podem ser devido a doença cardíaca coronariana, o teste pode ser realizado enquanto o paciente faz um esforço em uma bicicleta estacionária ou uma esteira.

Este teste também é utilizado para avaliar o sucesso do tratamento medicamentoso, ou obtido através de técnicas de depuração nos vasos coronários, tais como cirurgia de enxerto (bypass). Às vezes pode ser necessário completar um ECG com testes adicionais, como isótopos de cintilografia de perfusão (imagem do coração, obtido através da emissão de radioatividade de elementos químicos, que são injetadas no sangue do paciente) ou exame ( das artérias coronárias por raio-X).

Como é que as práticas de gravação de ECG?

Antes do teste, o paciente deve informar ao médico se você está seguindo outros tratamentos, devido à possibilidade de que elas afetam a condução elétrica cardíaca. Às vezes, não coma muita comida dentro de oito horas antes do teste.

Até 12 eletrodos são colocados adesivos em áreas selecionadas da pele de seus pulsos, tornozelos e no peito. Primeiro, limpe a pele. No tórax, onde há cabelos, pode ser necessário raspar a área onde você vai colocar o eletrodo. O teste é totalmente indolor, e uma vez colocados os eletrodos, é concluída em menos de um minuto.

O médico irá verificar o registro em papel do ECG.

ECG é perigoso?

Quando este teste é realizado com o paciente em repouso, é totalmente inofensivo.

Quando praticado enquanto o paciente realiza um exercício, há uma possibilidade de experimentar dor no peito, mas dor vai embora quando você parar o esforço. Este tipo de exame deve ser supervisionado por um médico. O teste de esforço vai parar no momento oportuno, como quando o paciente está sentindo dor torácica importante, quando forem detectadas alterações no ECG, pressão arterial diminui ou aumenta mais que o necessário, ou simplesmente quando o paciente atinge o ritmo cardíaco adequado.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Leonardo Fernando Ferrari Nogueira
Cardiologista, Médico clínico geral
São Paulo
Alguns tipos de infarto podem deixar alterações características no ECG. Nesses casos podemos presumir um infarto antigo pelo ECG.

Porém a ausência dessas alterações não descarta…

Dr. Leonardo Fernando Ferrari Nogueira
Cardiologista, Médico clínico geral
São Paulo
A taquicardia sinusal é o ritmo normal do coração com freqüência maior de 100 batimentos por minuto. O uso de suplemento a base de proteína não tem relação direta a taquicardia.

Lembro…

geralmente a taquicardia sinusal, é causada por ansiedade no momento da realizacao do ECG, em alguns casos pode relacionar com alteracao da tireiode ( hipertireoidismo), com relacao ao disturbio…

Dr. Alessandro Rocha Milan de Souza
Cardiologista, Médico clínico geral, Intensivista
Rio de Janeiro
De fato o conjunto de sintomas descrito não é típico de doença cardíaca.
A dor de origem cardíaca ( coronariana) não é, necessariamente, acompanhada de taquicardia sinusal.
Na dependência…

Dr. Claudio Senne
Cardiologista, Médico clínico geral
Sorocaba
Hiponatremia e Hipernatremia quando discretos não irão alterar o eletrocardiograma de forma significativa . De fato muitas serão as causas para que isso ocrorra como doentes renais , distúrbios…

Dr. Paulo André Pereira Santos
Médico clínico geral
São Paulo
O Eletrocardiograma ainda é um exame muito util em afecções cardiacas agudas, ou revelando alterações crônicas que alertam a outros problemas que deverão ser investigados com exames mais especificos,…

Dr. Gustavo Trindade de Queiroz
Cardiologista, Médico clínico geral
São Paulo
São coisas distintas que em geral não tem repercussão clinica nenhuma, aí seria necessário correlacionar este achados com história clínica e exame físico. Na maioria dos casos é apenas seriar…

Dr. Rodrigo Paez
Cirurgião cardiovascular
São Paulo
Hiponatremia não é identificado no ECG. Apenas disturbios do potássio, cálcio e magnésio.

Dra. Camille Borges de Freitas
Cardiologista, Médico clínico geral
Juiz de Fora
Não tem uma alteração especifica, depende pra qual vaso foi a ponte, se o paciente teve algum infarto e qual parede.

quando o ECG é feito por um cardiologista, o proprio geralmente dá o laudo imediatamente.