A frenectomia labial é um procedimento cirúrgico realizado para corrigir o freio labial, uma pequena dobra de tecido que conecta o lábio à gengiva. Este procedimento é importante porque um freio labial anormalmente curto ou espesso pode causar problemas funcionais e estéticos, como dificuldades na fala, na alimentação, e até mesmo problemas ortodônticos. A frenectomia labial visa melhorar a mobilidade do lábio, promover uma melhor higiene bucal e prevenir complicações futuras, proporcionando uma melhor qualidade de vida ao paciente.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dra. Elaine Sobral Leite
Dentista, Ortodontista
Maceió
Após 6 dias da frenectomia labial, é normal sentir repuxamento, dificuldade para fechar a boca e voz fanha, por causa do inchaço e da cicatrização.
Esses sintomas costumam melhorar em até…

Dr. Matheus F. Lourenço
Cirurgião buco-maxilo-facial
Cotia
Se você percebeu que ainda tem um ponto da cirurgia de siso após 8 ou 9 meses, isso pode ser um fio de sutura que não foi reabsorvido (no caso de fio absorvível que falhou) ou um ponto de nylon…

Dr. Adriano Rodrigues Luizaga
Dentista
São Caetano do Sul
O caso precisa ser avaliado clinicamente. Normalmente, é a inserção alta do freio labial que causa o diastema e não o lingual, e em alguns casos , essa inserção pode se extender até a região…

Dra. Graziele Rodrigues
Dentista, Terapeuta complementar
São Paulo
Boa noite,
Sou Dra Graziele Sorrilha, bucomaxilofacial, ortodontista, mestre em biofotônica . Precisa ver as indicações para ambos os aparelhos. Os dois precisam ser instalados a uma certa…

Dra. Stefany Bomm
Dentista
Curitiba
O ideal no pós operatório de cirurgias bucais é preferir alimentos gelados/mornos e realizar compressas de gelo nos primeiros três dias para que minimize inchaço e dor na região operada. Verifique…

Dr. Carlos Alberto de Carvalho
Ortodontista
Curitiba
Pode, importante é manter uma higiene após ingerir qualquer alimento.

Dra. Daniela Hildebrand
Dentista, Odontopediatra
Brasília
Recomendo que retorne no profissional que fez a cirurgia para verificar se está tudo bem.

Dra. Cibele Queiroz
Cirurgião buco-maxilo-facial
Sorocaba
Olá!! A higiene da boca deve ser mantida normalmente. Não tem problema higienizar os pontos com soro fisiológico. Boa recuperação. A disposição

Dra. Sorhaya Bueno
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
Campinas
Bom dia, se a cirurgia foi realizada corretamente e houve acompanhamento na época, não deve atrapalhar, porém se você está em dúvida, sugiro passar em consulta e solicitar avaliação com uma fonoaudióloga.

Dra. Ranna Rangel Saraiva
Dentista
Uberlândia
De preferencia depois de 3 dia e nao pode estar quente