A frenectomia labial é um procedimento cirúrgico realizado para corrigir o freio labial, uma pequena dobra de tecido que conecta o lábio à gengiva. Este procedimento é importante porque um freio labial anormalmente curto ou espesso pode causar problemas funcionais e estéticos, como dificuldades na fala, na alimentação, e até mesmo problemas ortodônticos. A frenectomia labial visa melhorar a mobilidade do lábio, promover uma melhor higiene bucal e prevenir complicações futuras, proporcionando uma melhor qualidade de vida ao paciente.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Bruno Nifossi Prado
Cirurgião buco-maxilo-facial
São Paulo
Se não estiver tomando antibiótico pode sim. Claro que com moderação.

olá, lembrando que vc esqueceu de falar qual o local e o qual procedimento foi realizado, qual o tempo que fez ou se foi feito alguma coisa ta bom, ate mais

Dr. Carlos Rodrigues
Dentista, Ortodontista
São Paulo
Esse tipo de cirurgia pode ser sempre um pouco chata nesse aspecto de pós operatório. Continue seguindo corretamente as instruções do seu Cirurgião Dentista que você logo logo estará 100%!!!

Dra. Adriana Orsetti
Cirurgião pediátrico
São Paulo
Olá. O procedimento de frenotomia lingual normalmente é feito pelo cirurgião pediátrico e alguns otorrinos também fazem! Um abraço

Dr. Rubens Caliento
Cirurgião buco-maxilo-facial
São Joaquim Da Barra
A partir de 5 dias, caso as bordas entendam alinhadas. Caso haja uma deiscência (abertura da ferida) pode demorar até 21 dias.

Caso a inserção desse freio não tenha sido removida, provavelmente haverá recidiva sim.O ideal é que o procedimento seja realizado uma única vez.

É normal a gengiva ficar escurecida durante o processo de cicatrização, um período de aproximadamente 60 dias. Após esse período, geralmente a gengiva retoma a cor natural.

Dr. Pedro Berenguer
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Salvador
Olá! O afastamento de atividades laborais só pode ser avaliado pelo cirurgião de acordo com o trauma cirúrgico e a atividade trabalhista exercida pelo paciente. De maneira geral, pode ser necessário…

Dr. Denis Pimenta E Souza
Cirurgião buco-maxilo-facial
São Paulo
ola, tudo bem?
Tudo depende de como foi a cirurgia, tamanho do freio, trauma cirurgico, estabilidade da sutura e intensidade do esporte. Converse com seu cirurgião sobre isto.