Imunoterapia para candidíase vaginal de repetição - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - imunoterapia para candidíase vaginal de repetição

Denise Leal

Denise Leal

Ginecologista

São José dos Campos

Agendar uma visita
Rejane Santana

Rejane Santana

Ginecologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Mariana Morette Giampietro

Mariana Morette Giampietro

Ginecologista, Mastologista

Araçatuba

Agendar uma visita
Luiza Macedo Poleza Passuello

Luiza Macedo Poleza Passuello

Ginecologista

Balneário Camboriú

Agendar uma visita

Perguntas sobre Imunoterapia para candidíase vaginal de repetição

Nossos especialistas responderam a 10 perguntas sobre Imunoterapia para candidíase vaginal de repetição

Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
Nunca inicie uma medicação sem a ajuda do seu médico. Evite a auto-medicação.

Sim, os efeitos da imunoterapia ocorrem aos poucos, conforme as doses vão sendo aplicadas, observando-se uma redução gradual dos sintomas.

Bom dia. Durante o tratamento medicamentoso não deve ser ingerida bebida alcoólica. Caso seja o tratamento vaginal a abstinência sexual também é necessária!
Sempre consulte seu ginecologista!…

Especialistas falam sobre Imunoterapia para candidíase vaginal de repetição

A Candidíase vaginal é o terror das mulheres. Alem do incomodo, coçeira, corrimento vaginal , causa embaraço e mal estar. O tratamento convencional , é com antifungicos, pomadas intra-vaginal noturna, muitas vezes SEM resultados imediatos desejados pela mulher. A imunoterapia específica, resolve o problema!

A candidíase vaginal é muito comum e 5 a 7% poderá apresentar recorrência (quatro ou mais episódios em um ano). Os sintomas causam desconforto, levando a uma diminuição da qualidade de vida e alto custo com medicamentos. Após avaliação pelo alergista/imunologista, algumas pacientes têm indicação de imunoterapia específica (vacina) para candidíase. Extratos padronizados (em doses diluídas) são usados, via subcutânea (injeção), semanalmente. Após alguns meses, quando o paciente estiver na dose de manutenção (maior concentração do extrato), as injeções serão mensais. O tratamento tem como objetivo diminuir as recorrências e melhorar a qualidade de vida. A duração é de 3-5 anos.

Priscilla Filippo Alvim De M. Santos

Alergista

Rio de Janeiro


Avaliação e investigação causal da candidiase vaginal de repetição. Realizaçao de tratamento com imunoterapia injetavel num programa de 3 a 5 anos realizado na unidade das clinicas de alergia. Acompanhamento em conjunto com o ginecologista para melhora da qualidade de vida e diminuiçao dos sintomas que tanto incomodam a mulher.

Existem vários estudos internacionais comprovando o efeito benéfico da imunoterapia para candidíase vaginal. A vacina é composta por Candidina e outros componentes importantes inclusive para elevar a resistência imunológica.

Alberto Gannam

Alergista, Dermatologista

Campanha


Para controlar as crises de candidíase de repetição e orientar dos cuidados para evitar recorrências .

Karla Vianna De Souza

Generalista

Rio de Janeiro


Como qualquer outra imunoterapia, deve ser realizada somente após investigação e diagnóstico de alergia IgE mediada, no caso para candida albicans. Visa reduzir a resposta alérgica a esse fungo.

Nathalia Siqueira

Alergista

Fortaleza


Um problema que afeta 5 em cada 100 mulheres sadias e aumenta nas que tem diabetes e outras doenças é a candidiase vaginal de repetiçao, As vezes estas mulheres vão inumeras vezes ao ginecologista,fazem muitos tratamentos e nada parece melhorar.Lembramos que este fungo faz parte da flora vaginal e o problema da infestaçao pode ocorrer por má resposta imunologica.Neste caso após testes que indicam alterações na resposta imune a estes fungos, e também baseado na historia clinica do paciente, pode ser indicado imunoterapia ou vacinas. O sucesso vai depender da resposta imunológica de cada paciente a este estimulo,por ser um tratamento individualizado feito por um médico alergologista.

Isabel Cristina Moreira Porto

Alergista

São Luís Do Quitunde

Quais profissionais realizam Imunoterapia para candidíase vaginal de repetição?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.