Inserção do diu hormonal - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em inserção do diu hormonal

Encontre um especialista em Inserção do DIU hormonal na sua cidade:

Perguntas sobre Inserção do diu hormonal

Nossos especialistas responderam a 18 perguntas sobre Inserção do diu hormonal

Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
Após a inserção do DIU, você deverá fazer um ultrassom para avaliar o posicionamento.…
2 respostas

Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
Após a inserção do DIU, você deverá fazer um ultrassom para avaliar o posicionamento.…
1 respostas

NÃO PRECISA TER NENHUM MEDO, PODE PRATICAR SUA ATIVIDADE FÍSICA SEM RECEIO
2 respostas

Especialistas falam sobre Inserção do DIU hormonal

O DIU hormonal, ou Mirena, é um dispositivo inserido dentro do útero da mulher com o objetivo de evitar a gravidez. O Mirena tem validade de 5 anos e é um excelente método anticoncepcional. Sua eficácia é comparada a eficácia da ligadura de trompas. Ele é colocado pelo ginecologista no consultório médico. Antes da colocação do Mirena, você deve passar por uma consulta ginecológica e realizar o exame de preventivo. Algumas vezes podem ser necessários outros exames como ultrassom, teste de gravidez ou culturas de secreção vaginal.

Ivana Fernandes Souza

Ginecologista

Florianópolis


A colocação do DIU é um procedimento simples e pode ser realizado em consultório (durante a menstruação) ou em ambiente hospitalar, sob anestesia. Uma consulta ginecológica prévia à colocação é essencial. Nesta consulta é avaliado o tipo de DIU adequado para cada paciente, são feitas orientações sobre o funcionamento do método, confiabilidade, eficácia, efeitos colaterais e padrão menstrual pós-colocação. Também é muito importante o esclarecimento de dúvidas e mitos sobre o DIU antes da colocação.

Paula Guastaferro Magalhães

Ginecologista

Belo Horizonte


A inserção do DIU Mirena ou DIU de cobre pode ser feita no consultório. Logo depois podemos confirmar o posicionamento correto com uma histeroscopia diagnóstica. Ou se a paciente preferir poderá fazer uma ultrassonografia de controle após a primeira menstruação. Pacientes que não toleram nem a colocação do espéculo vaginal, podem optar por colocar o DIU com anestesia no centro cirúrgico, com histeroscopia de controle.

A inserção do DIU hormonal é em geral um procedimento simples que pode ser realizado no consultório, desde que guardados os devidos cuidados de higiene, assepsia e antissepsia. Para sua realização é preferível que a mulher esteja menstruada, a fim de facilitar a inserção. Também são necessários exame físico, exames recentes de ultra-sonografia transvaginal, preventivo (papanicolau) e beta-HCG. Costuma ser pela maioria das mulheres bem tolerado. Porém, com alguma frequência, causa cólica que pode ou não se estender de forma mais branda pelas horas seguintes. Em geral bem resolvida com uso de medicação oral.

Elizabete Romano

Ginecologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Quais profissionais realizam Inserção do diu hormonal?

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.