A jejunostomia é uma intervenção que se chama assim por ser feita no início do intestino delgado que é chamado de jejuno. A jejunostomia é uma operação que consiste em abrir orifício no jejuno, através da parede abdominal. Nesta abertura no intestino delgado posiciona-se uma sonda (tubo flexível) através da qual se introduz alimentos ou medicamentos ou se faz uma saída artificial de fezes (ânus artificial). Pode ser feita direta na pele onde se coloca uma bolsa coletora ou por sonda para administração de dietas especiais ou medicamentos. A jejunostomia é realizada em pacientes que perderam, temporária ou definitivamente, a capacidade de deglutir os alimentos e que não podem ou não conseguem se alimentar pela boca, ou pacientes que padeceram lesões cerebrais graves ou transtornos do trato gastrointestinal superior. A jejunostomia só é recomendada quando há a necessidade de alimentação por longo prazo (ao menos tres a seis meses). Quando o paciente necessita de alimentação por curtos períodos, é mais recomendada a alimentação naso-enteral ou naso-gástrica. A incisão de acesso a cavidade abdominal é acima da umbilical na linha mediana cerca de 8 cm. Após a abertura de todos os planos, identifica-se e expõe-se a alça jejunal, situada aproximadamente 20 cm do ângulo Treitz (duodeno-jejuno). Com isso seleciona-se o ponto de fixação da sonda no jejuno (à 20 cm do ângulo citado). A jejunostomia pode ser feita com a finalidade de descompressão biliopancreático-duodenal. A complicação mais freqüente do procedimento é a diarréia. Pacientes ambulatoriais e pacientes que terão alta com nutrição enteral deverão seguir as orientações do quanto ao curativo e devem receber orientação nutricional. Os cuidados de enfermagem contêm o cuidado com o local de inserção da sonda. É importante limpar o local da inserção com gase embebida em soro fisiológico duas vezes ao dia e observar a presença de fluídos ou secreções no local. Caso isto seja percebido deve contatar-se o médico. A sonda é presa à parede do abdômen. É útil fixá-la com fita adesiva hipoalergênica ou esparadrapo para evitar trações e deslocamentos acidentais. O tipo de dieta que deve passar na sonda são alimentos liquidificados preparados (dieta caseira) ou comprados (dieta industrializada), combinados de maneira adequada para que a dieta esteja completa e equilibrada. Um pode dar orientação. As sondas de jejunostomia são de polieturano ou silicone. Por serem resistentes, podem permanecer no paciente por longo tempo (5 meses ou mais), sendo necessária a troca somente quando apresentarem problemas como ruptura, obstrução ou mal funcionamento.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Em geral troca-se a sonda sim. Para evitar infecções principalmente por fungos, muito comuns nessas sondas.

A escolha da dieta enteral depende de fatores como o estado clínico e nutricional do paciente e do comprimento restante de intestino. Dependendo do comprimento do segmento ressecado pode ocorrer…

A maioria das medicações utilizadas através da jejunostomia terá o seu efeito normal ou com poucas alterações, porém medicações como o omeprazol necessitam de passar pelo estômago para ter seu…

Jejunostomia é um procedimento cirúrgico na qual tem como principal indicação auxiliar no programa nutricional de um paciente que encontra-se impossibilitado, temporária ou definitivamente…

A troca da sonda de jejunostomia é um procedimento que não deve ser acompanhada por dor abdominal ou sintomas como vômitos. Os sintomas descritos podem ser indiciativos de complicação relativa…

A jejunostomia tem como objetivo principal a nutrição do paciente diretamente no intestino para aqueles que têm impossibilidade de deglutir ou utilizar a via esôfago-gástrica para alimentação.…

Primeiro, precisamos definir o motivo da sonda de jejunostomia. É a unica forma no qual o paciente é alimentado? Se sim, a troca necessita ser o mais breve possível. Segundo, a sonda foi colocada…

Fundamental a avaliação do Cirurgião que a operou.

Pode ser algo relacionado ao procedimento.

A jejunostomia tem o objetivo de fornecer ao organismo, através de uma sonda colocada diretamente no intestino, o que não conseguimos dar pela boca. Por isso, o objetivo é hidratação, dar alimentos…

Boa tarde! Não existe uma recomendação uniforme quanto a isso. Depende muito do tamanho da sonda e da composição da dieta. Deve-se manter sempre limpa a sonda e observar se o fluxo da dieta através…