Microcirurgia cerebral endoscopica - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em microcirurgia cerebral endoscopica

Encontre um especialista em Microcirurgia Cerebral Endoscopica na sua cidade:
Eduardo H Lauar

Eduardo H Lauar

Neurocirurgião

Belo Horizonte

Cristiane Segato

Cristiane Segato

Neurologista

Santo Ângelo

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Peter Joviano Coutinho

Peter Joviano Coutinho

Neurocirurgião

Belo Horizonte

Julio Pereira

Julio Pereira

Neurocirurgião

São Paulo

Agendar uma visita

Perguntas sobre Microcirurgia cerebral endoscopica

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Microcirurgia cerebral endoscopica

Olá boa noite. A cirurgia endoscopia para hidrocefalia sim pode tratar definitivamente alguns tipos de hidrocefalia. Para alguns casos ela é mais indicada e com melhor taxa de sucesso. Procure…
1 respostas

Dr. André Meireles Borba
Dr. André Meireles Borba
Neurocirurgião
Brasília
Às vezes o local do corte pode ficar abaulado por alguns dias apenas pele efeito da manipulação recente, mas é essencial que seja reavaliado pelo mesmo profissional que fez a cirurgia, pois assim…
1 respostas

Especialistas falam sobre Microcirurgia Cerebral Endoscopica

Os tumores cerebrais são um grande desafio para a medicina nos dias de hoje. A evolução tecnológica das múltiplas especialidades envolvidas no tratamento tem papel fundamental no melhor manejo dessas patologias. Em Neurocirurgia, o desenvolvimento de técnicas cirúrgicas minimamente invasivas têm ampliado o sucesso dos procedimentos cirúrgicos. Nesse contexto se encaixa a Microcirurgia Cerebral Endoscópica. Essa técnica utiliza o nariz como via de acesso, sem necessidade de cortes. Permite o acesso às lesões cerebrais mais profundas, ampliando a remoção cirúrgica do tumor e a taxa de sucesso das cirurgias. Além disso, reduz sobremaneira o risco de sequelas neurológicas dos procedimentos.

A cirurgia endoscópica para o crânio pode ser dividida em cirurgia guiada por endoscópio ou a cirurgia assistida por endoscópio. As cirurgias guiadas são as cirurgias em que todo o procedimento é realizado através do aparelho de neuroendoscopia. Um exemplo de cirurgia guiada por endoscopia é o tratamento para hidrocefalia com abertura do tuber cinério. As cirurgias assistidas são os procedimentos realizados com auxílio de endoscópio apenas para visualização. Um exemplo de tal procedimento é a cirurgia para tumor de hipófise.

Egmond Alves

Neurocirurgião

Sorocaba

Agendar uma visita

O tratamento dos tumores cerebrais recebeu uma grande mudança recente, desde discussões quanto a sua genética, quanto possibilidade de tecnologia para ajudar na ressecção dos tumores. Tecnologias por radiologia intra-operatória, quanto cirurgia com pacientes acordados, são factíveis. A endoscopia veio para auxiliar na retirada desses tumores cerebrais. Realizo cirurgia por endoscopia e também cirurgia com auxílio de todos os métodos tecnológicos recentes para o tratamento com a maior segurança possível.

Quais profissionais realizam Microcirurgia cerebral endoscopica?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.