A miomectomia é um procedimento cirúrgico realizado para remover miomas uterinos, que são tumores benignos no útero. Este tratamento é essencial para mulheres que sofrem com sintomas como dor pélvica, sangramento menstrual intenso e infertilidade, causados pelos miomas. A miomectomia permite a preservação do útero, sendo uma opção importante para aquelas que desejam manter a capacidade de engravidar no futuro. Através de técnicas avançadas e minimamente invasivas, a recuperação é mais rápida e menos dolorosa, proporcionando uma melhora significativa na qualidade de vida das pacientes.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Ricardo Closer D'Amico
Ginecologista
São Paulo
Sim, é normal.
Qualquer procedimento cirúrgico pode alterar o hábito menstrual.
Tratando-se de uma cirurgia envolvendo o útero (miomectomia) isto é mais comum de acontecer.

Dr. Welly Chiang
Ginecologista
São Paulo
pode ter relações sexuais apos se sentir segura e confortável... mas lembrando que engravidar, ideal é apos 18 meses... então até lá... evitar com algum método anticoncepcional.... converse com…

Dr. Welly Chiang
Ginecologista
São Paulo
depende do trabalho, pode ir no medico do trabalho... mas ideal é conversar com medico que fez a cirurgia... miomectomia tem muitas maneiras de fazer a cirurgia... mas ideal é não engravidar…

Dra. Thais Villela Peterson
Ginecologista
São Paulo
Olá! Se sua cirurgia foi aberta (com um corte na barriga como o de uma cesárea), a parede abdominal pode demorar mesmo para voltar ao normal, principalmente a sensibilidade abaixo do umbigo.…

Dr. José Alexandre Portinho
Ginecologista, Nutrólogo
Rio de Janeiro
A cirurgia de retirada de miomas melhora a fertilidade. Portanto, apesar de você estar com 40 anos é possível engravidar. Entretanto, antes de engravidar é recomendável fazer um exame de vídeo-histeroscopia…

Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues
Ginecologista
Ribeirão Preto
Olá. Sempre siga as orientações pós-operatórias do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
Após os 35 anos, ocorre uma redução da fertilidade e aumento…

Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues
Ginecologista
Ribeirão Preto
Olá. O mioma é um tumor benigno do útero, presente em 40 a 80% das mulheres com risco de malignidade muito baixo. Apenas 20% das mulheres com miomas apresentam algum sintoma e necessitam de algum…

Dr. Jeferson Ambrosio Brandao
Ginecologista
Contagem
São várias as causas de atraso menstrual: gravidez,distúrbios da tireóide, hiperprolactinemia, climatério, uso prolongado de contraceptivos, endometrite(infecção no endométrio), pós curetagem…

Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues
Ginecologista
Ribeirão Preto
Olá. O mioma é um tumor benigno do útero com risco de malignidade muito baixo. Apenas 20% das mulheres com miomas apresentam algum sintomas e necessitam de algum tratamento, como sangramento…

Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues
Ginecologista
Ribeirão Preto
Olá. O mioma é um tumor benigno do útero com risco de malignidade muito baixo e presente em 40 a 80% das mulheres. Apenas 20% das mulheres apresentam algum sintoma e necessitam de algum tratamento,…