Nasofibrolaringoscopia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em nasofibrolaringoscopia

Encontre um especialista em Nasofibrolaringoscopia na sua cidade:
Milton Orel

Milton Orel

Otorrino

São Paulo

Agendar uma visita
Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Claudia Eckley

Claudia Eckley

Otorrino

São Paulo

Claudia Regina A. E. F. Dias

Claudia Regina A. E. F. Dias

Otorrino

Guaratinguetá

Perguntas sobre Nasofibrolaringoscopia

Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Nasofibrolaringoscopia

É um exame rápido em menos de 20 minutos se o paciente for colaborativo. Sendo o foco a laringe o endoscópio flexível entra por umas das narinas e avalia rinofaringe, hipofaringe e laringe. O…
1 respostas

Não há uma regra para isto. Além disso, depende do problema que se quer avaliar. Se você busca avaliar se a cirurgia teve um bom resultado, deve se aguardar pelo menos 1 mês, para ter uma cicatrização…
1 respostas

Olá. Não. O exame é feito em pouco tempo, apenas com solução anestésica nasal (spray ou gel), sem necessidade de sedação, então o paciente realiza e não apresenta sintomas após o exame.
1 respostas

Especialistas falam sobre Nasofibrolaringoscopia

A nasofibrolaringoscopia é um exame muito utilizado na rotina dos otorrinolaringologistas. É realizado por uma fibra óptica que passa pelo nariz até a garganta do paciente. Dura apenas poucos minutos, sendo realizada com o paciente acordado, tendo boa tolerância. Com este exame podemos melhorara a avaliação de várias doenças, como rinite, sinusite, desvio de septo, adenóides e alterações de voz.

Vivian Wiikmann

Otorrino

São José do Rio Preto

Agendar uma visita

É um exame endoscópico que permite enxergar toda a fossa nasal, até sua porção mais posterior, a presença ou não de adenóides e desvio de septo, as regiões que se comunicam com os seios da face, além da orofaringe e laringe (região onde ficam as cordas vocais). Geralmente, para o exame ser menos desconfortável, faz-se uso de spray de anestésico tópico nasal. É um exame muito útil e de realização em alguns minutos.

É o exame endoscópico das cavidades nasais, faringe e laringe. Realizado com anestesia tópica mediante a simples pulverização de um spray. Indicada para auxiliar no diagnóstico das alterações do nariz e da garganta (faringe e laringe); Como preparo, recomenda-se duas horas de jejum antes do exame.

Utilizamos medicaçao topica (aplicada/gotejada) no nariz para que o exame seja facilmente tolerado por pacientes pediatricos e adultos.

Marcelo Guerra Lopes

Otorrino

Belo Horizonte


Realizo este exame em meu consultório, sem necessidade de sedação. É um exame rápido, geralmente poucos minutos qual será introduzido uma pequena sonda com uma ponta de luz o qual avaliarei na televisão por dentro do nariz do paciente possíveis alterações como rinite, hipertrofia de cornetos, desvio de septo, sinusite, hipertrofia de adenoides,tumorações. Se o paciente quiser ele pode acompanhar na televisão conjuntamente comigo ao mesmo tempo que realizo o exame e assim saber o que esta acontecendo. Posso realizar a pedido de outros médicos ou posso realizar em meus pacientes que julguei necessário após a consulta médica comigo e assim para estes posso indicar um tratamento imediato.

É um exame realizado em consultório médico e demora cerca de 5 a 10 minutos. Antes do início do exame, um spray de anestésico, não sedativo, é administrado no nariz para diminuir o incômodo e enjôo. A medicação ocasiona uma leve dormência no nariz e garganta e pode dar a sensação de leve inchaço na garganta. Não se assuste, é apenas o anestésico funcionando. Uma câmera muito fina, da espessura de um macarrão (3,2 mm), é introduzida no nariz para visibilização das cavidades nasais, faringe, laringe (pregas vocais). Costuma ser indolor e durante o exame o paciente é solicitado a repetir alguns sons e frases. Você não deve beber ou comer até a sensação de anestesia cessar (cerca de 40 minutos).

A Nasofibrolaringoscopia é um tipo de exame endoscópico para avaliação nasal e laríngea em que se utiliza um fibra flexível, portanto costuma ser mais confortável, principalmente para crianças (apesar de a endoscopia com óptica rígida apresentar qualidade de imagem melhor). Esse tipo de exame é comumente indicado para avaliação de adenóide ou de laringe em crianças, para indivíduos que não toleram a endoscopia nasal com óptica rígida ou para avaliação endoscópica da deglutição. No meu consultório, disponho de uma fibra bem fininha, de 2,7 mm de diâmetro, o que torna o exame menos incômodo.

A nasofibrolaringoscopia é um exame super simples, realizado no consultório médico após aplicação de anestesia tópica nasal. Consiste em um aparelho fininho e flexível que penetra nas narinas do paciente e através dele consigo ver as fossas nasais, a rinofaringe e a região da laringe ( pregas vocais). Não há preparo específico para o exame,durando apenas alguns minutos. Pode ser realizado mesmo em crianças pequenas.

Procedimento feito no consultório durante a consulta. Da a possibilidade de avaliar região posterior do nariz e laringe. Realizo em crianças e adultos.

André Yamamoto

Otorrino

São Paulo


A Nasofibrolaringoscopia é um exame muito importante para o diagnóstico de várias patologias em nossa especialidade. Além de auxiliar no diagnóstico das Sinusites, ele também é importante para examinar as Adenóides, Faringe (garganta) e Laringe (cordas vocais). É um exame muito indicado para os profissionais da voz, ou seja, para aqueles que usam a voz diariamente no seu trabalho, como os professores, atendentes de telemarketing, cantores...

É popularmente conhecido como " Naso" é um exame diagnóstico que consiste na introdução de uma fibra óptica flexível (bem fina) pelo nariz, o que torna possível a visualização das estruturas do nariz até o fim da garganta e pode ser facilmente realizado em nosso consultório apenas com anestesia local. É, atualmente, o método mais utilizado para a avaliação anatômica e funcional das cavidades nasais, da faringe e da laringe podendo ser realizado até mesmo em crianças com a ajuda dos pais proporcionando também ao paciente ver as imagens de seu exame. Quando pode ser acompanhado através de uma tela é chamado de videonasolaringoscopia. Não precisa de jejum e pode ser feito em crianças.

A nasofibrolaringoscopia é um exame muito importante para o Otorrinolaringologista fornecer um diagnóstico das principais doenças do nariz, garganta e ouvidos. A través da tecnologia de uma fibra óptica pequena e flexível consegue-se visualizar as estruturas dentro da cavidade nasal, faringe e laringe na consulta. Quando adequadamente habilitado, o profissional é capaz de identificar alterações como: desvios septais, aumento dos cornetos, polipos nasais, aumento de adenoides, alterações da anatomia que geram ronco e apneia, lesões das cordas vocais, refluxo esofágico para laringe e até mesmo tumores. Procure seu médico para saber mais.

Paula De Oliveira Oppermann

Otorrino

Porto Alegre


A Nasofibrolaringoscopia, exame de imagem feito por fibra ótica por acesso nasal, é o exame de escolha para avaliar processos que podem ocorrer em cavidade nasal, seios paranasais, nasofaringe, hipofaringe e laringe. É diferente da laringoscopia, uma vez que possibilita uma avaliação das vias aerodigestivas altas de forma mais ampla, mas tem limitações em avaliação da orofaringe.

Francisco Bomfim

Cirurgião de cabeça e pescoço

Fortaleza

Agendar uma visita

A nasofibrolaringoscopia é um exame que permite a avaliação das cavidades nasais, nasofaringe, faringe e laringe de forma, indolor já que é realizado sob anestesia tópica, ou seja, local. Pode ser realizado em bebês, crianças e adultos. Permite a visualização da adenoide, septo nasal, assim como das pregas vocais podendo diagnosticar eventuais lesões existentes nestes órgãos.

Vanessa Magosso Franchi

Otorrino

São Paulo


É um exame muito precioso para o diagnóstico de doenças otorrinolaringológicas. É um exame endoscópico do interior do nariz e da garganta em que através de um fino "fio" acoplado a uma câmera é possível ver as estruturas mais importantes do interior nasal e da garganta. O exame pode ser realizado no consultório mesmo e a maioria dos pacientes preferem realizá-lo sem nenhum tipo de anestesia, nem mesmo local. Pode ser mais difícil realizá-lo sem anestesia apenas em crianças menores de 10 anos. Através desse exame podemos diagnosticar problemas de desvio do septo, sinusites, Adenóides, faringites, dentre outros.

O exame de nasofibrolaringoscopia é o exame endoscópico que filma o nariz, a faringe a laringe. É realizado dentro do consultório do otorrino, sem qualquer necessidade de anestesia infiltrativa ou sedação. É realizado inclusive em crianças. Após o exame, o paciente pode retornar normalmente às suas atividades. Permite o diagnóstico de inúmeros problemas otorrinolaringológicos, tais como: desvio de septo, hipertrofia de cornetos, sinusite, hipertrofia de adenóide, tumores, pólipos, dentre outros.

É um dos principais exames realizados pelo otorrinolaringologista. Consiste no uso de uma ótica, que pode ser rígida (de metal) ou flexível, introduzida pelas narinas, para a visualização das fossas nasais até a região da laringe. É um exame seguro, indolor, de rápida duração, essencial para o diagnóstico das doenças que acometem nariz, faringe e laringe. O médico otorrinolaringologista é o profissional habilitado para a realização desse procedimento.

Quais profissionais realizam Nasofibrolaringoscopia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.