A nefrectomia é a retirada de um dos rins (raramente ambos) acometidos por tumores de rim. Na nefrectomia é retirado o rim, os gânglios próximos deste, a glândula supra-renal (adrenal) e a porção proximal do ureter. A nefrectomia parcial (NP) é uma operação para o tratamento de diferentes patologias renais, ou para doação. A nefrectomia recomenda-se para pacientes com , (CCR), síndrome de Von Hippel-Lindau, trauma, duplicidade de via excretora e hipertensão arterial secundária a segmento isquêmico. A nefrectomia parcial é um procedimento urológico usado em pacientes com doença localizada e indicação de preservação da função renal. Tumores menores que 4cm, com localização anatômica favorável -por exemplo, longe do hilo renal- tratados com nefrectomia parcial têm ótimos resultados oncológicos. A sobrevida em 5 anos é de quase 90%, semelhante àquela obtida nos tumores renais de tamanho similar tratados com nefrectomia radical. A nefrectomia parcial pode ser feita pela via aberta ou pela via laparoscópica (NPL) a través de pequenas incisões e com ajuda de videocâmara. A nefrectomia parcial laparoscópica (NPL) é uma alternativa mínimamente invasiva para o tratamento de tumores renais e está sendo crescentemente usada. Oferece convalescença mais rápida do que a nefrectomia parcial aberta. Por um lado, é associada a maiores taxas de margens positivas, importantes e complicações urológicas. Por outro lado, a nefrectomia laparoscópica permite às pessoas doarem um rim, com muito menos dor, uma estadia hospitalar mais curta (entre 2-3 dias, versus 5-7 na nefrectomia tradicional), uma recuperação muito mais rápida e menos cicatrizes. Além disso, os rins extraídos desta forma muito menos traumática funcionam tão bem quanto aqueles que são extraídos pela grande incisão da nefrectomia tradicional. Inicialmente, somente pequenos tumores periféricos foram tratados com a técnica laparoscópica, porém, com a padronização da técnica operatória e maior experiência, tumores maiores, de localização central e hilar começaram a ser operados com sucesso. A nefretomia parcial laparoscópica é um procedimento que exige cautela, devendo ser realizado por cirurgiões com razoável experiência em cirurgia laparoscópica. Pode haver complicações hemorrágicas e urinárias.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá.
Lesões hipodensas geralmente são achados de exame de imagem (tomografia) e se tratando de uma lesão hipodensa no rim, pode-se tratar de um cisto renal. Este cisto pode ser simples…

Para qualquer cirurgia de grande porte, oriento pacientes aguardarem 4 semanas para qualquer atividade física, incluindo relação sexual

Direcione a sua pergunta ao médico que fez o seu procedimento. A cirurgia de retirada parcial ou total dos rins é realizada no local do abdômen chamado retroperitoneo, onde passam vários nervos.…

Bom dia.

O cisto renal deve ser avaliado com relação as suas características e quantidade. Em sua grande maioria, são cistos simples. O que significa que não evoluem para neoplasia/câncer,…

Olá! A cirurgia de retirada do rim é uma cirurgia grande. No entanto, se sua mãe ainda sente dores 4 meses após a cirurgia, sugiro que ela faça uma consulta com o médico que a operou para avaliar…

Pode sim usar a cinta se lhe trouxer mais conforto, porém ela não é necessária e se usada por muito tempo, pode trazer alguns efeitos colaterais.
O uso da cinta faz com que a musculatura…

Olá boa tarde, não é normal sentir essas dores, o ideal seria investigar, fazer alguns exames e consultar com especialista se possível o médico que realizou o procedimento.

Por conta do procedimento cirúrgico em si, não há contraindicação. Porém, a pele dela foi exposta à agressão cirúrgica e a exposição solar em excesso pode manchar a pele no local da cicatriz.…

Foi uma cirurgia de grande porte. Então é normal que vc aí tá incômodo por dias a semanas.