A nefrectomia é a retirada de um dos rins (raramente ambos) acometidos por tumores de rim. Na nefrectomia é retirado o rim, os gânglios próximos deste, a glândula supra-renal (adrenal) e a porção proximal do ureter. A nefrectomia parcial (NP) é uma operação para o tratamento de diferentes patologias renais, ou para doação. A nefrectomia recomenda-se para pacientes com , (CCR), síndrome de Von Hippel-Lindau, trauma, duplicidade de via excretora e hipertensão arterial secundária a segmento isquêmico. A nefrectomia parcial é um procedimento urológico usado em pacientes com doença localizada e indicação de preservação da função renal. Tumores menores que 4cm, com localização anatômica favorável -por exemplo, longe do hilo renal- tratados com nefrectomia parcial têm ótimos resultados oncológicos. A sobrevida em 5 anos é de quase 90%, semelhante àquela obtida nos tumores renais de tamanho similar tratados com nefrectomia radical. A nefrectomia parcial pode ser feita pela via aberta ou pela via laparoscópica (NPL) a través de pequenas incisões e com ajuda de videocâmara. A nefrectomia parcial laparoscópica (NPL) é uma alternativa mínimamente invasiva para o tratamento de tumores renais e está sendo crescentemente usada. Oferece convalescença mais rápida do que a nefrectomia parcial aberta. Por um lado, é associada a maiores taxas de margens positivas, importantes e complicações urológicas. Por outro lado, a nefrectomia laparoscópica permite às pessoas doarem um rim, com muito menos dor, uma estadia hospitalar mais curta (entre 2-3 dias, versus 5-7 na nefrectomia tradicional), uma recuperação muito mais rápida e menos cicatrizes. Além disso, os rins extraídos desta forma muito menos traumática funcionam tão bem quanto aqueles que são extraídos pela grande incisão da nefrectomia tradicional. Inicialmente, somente pequenos tumores periféricos foram tratados com a técnica laparoscópica, porém, com a padronização da técnica operatória e maior experiência, tumores maiores, de localização central e hilar começaram a ser operados com sucesso. A nefretomia parcial laparoscópica é um procedimento que exige cautela, devendo ser realizado por cirurgiões com razoável experiência em cirurgia laparoscópica. Pode haver complicações hemorrágicas e urinárias.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Sugiro realizar exame de imagem para melhor avaliação. Além de exame laboratorial que inclua função renal, ionograma.

Enfim, necessário avaliação especializada

Sugiro procurar médico que realizou procedimento.

Pode ocorrer dor leve após cirurgia, mas 30 dias acredito já ser um tempo um pouco maior

Rim esquerdo capta menos, demonstrando que seu funcionamento é um pouco menor, mas muito importante para o funcionamento geral renal. Importante avaliar o caso com mais dados, ver se tal estenose…

8 cm, a depender da localização, pode causar dor. Se for um cisto isolado, em um local onde não ocorra obstrução da via urinária, a princípio, não causaria alteração de funcionamento no rim.…

Depende do tempo pós-operatório e de como foi o procedimento. Pode-se apresentar distensão abdominal nos primeiros dias após cirurgia devido o chamado "íleo pós-operatório". Mas importante…

boa tarde. rim esquerdo funciona um pouco menos que o direito. mas necessário agendar um nefrologista para entender o contexto, avaliar outros exames como creatinina para ver a função renal global

Difícil falar sem exame de imagem e laboratorial. Mas pode ser relacionada sim, apesar de dor associada ao rim ser mais lateral e não mediana

Dor relacionada à procedimento cirúrgico muitos anos depois não é comum, mas sugiro retorno com Urologista que realizou procedimento

O único alimento proibido para quem tem problemas renais é a carambola. O restante não é proibido, mas a quantidade e frequência que pode ser consumido sera melhor esclarecida por seu médico…

Olá
Algum incômodo pode sentir nesse pós operatório recente mas qualquer dúvida entre em contato com urologista que realizou procedimento
Att
Dr Alexandre