Nefrectomia total por cancer - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em nefrectomia total por cancer

Encontre um especialista em Nefrectomia Total Por Cancer na sua cidade:

Perguntas sobre Nefrectomia total por cancer

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Nefrectomia total por cancer

Você pode usar uma cinta, porém não terá nenhum benefício estético ou para cicatrização da ferida operatória, no caso da cirurgia aberta.
Caso a cirurgia tenha sido por videolaparoscopia,…
3 respostas

Dr. Daniel Luís Pinto Ferreira
Dr. Daniel Luís Pinto Ferreira
Urologista
Rio de Janeiro
É necessário melhor estudo do caso. Retorne ao urologista ou serviço assistente.
Sucesso
3 respostas

Especialistas falam sobre Nefrectomia Total Por Cancer

Procedimento cirúrgico realizado para retirada completa do rim. Está indicada em casos de neoplasia maligna (câncer renal) em situações em que não há possibilidade de retirada parcial do órgão. Este procedimento pode ser realizado através das vias: convencional (aberta), video laparoscópica ou ainda assistida por robô.

A nefrectomia total por câncer é um procedimento de alta complexidade cirúrgica. É o tratamento principal para o câncer de rim. Existem basicamente 3 técnicas: Cirurgia aberta com incisão ampla e única Cirurgia laparoscópica (por vídeo) Cirurgia robótica (video com auxilio de braços robóticos). O procedimento é feito em ambiente hospitalar e dura em média de 2 a 3 horas. Em geral, são necessários de 2 a 3 dias de internação hospitalar. A recuperação leva de 15 a 45 dias, a depender de cada caso. Mesmo com a remoção completa de um rim, é possível levar uma vida normal, obedecendo apenas algumas orientações médicas, como controle da pressão, dieta com pouco sal e controle do diabetes.

A Nefrectomia radical é a retirada completa do rim para o tratamento do câncer renal. Está indicada em tumores grandes ou muito complexos onde a remoção apenas do tumor não é possível. Atualmente é realizada na maioria das vezes por laparoscopia (pequenos furos na barriga) em centros especializados por profissionais capacitados. A cirurgia laparoscópica é menos invasiva que a convencional. Apresenta menos sangramento, menos dor, a recuperação é mais rápida e os cortes são bem menores do que na cirurgia aberta. Em algumas situações, como trombos nas veias e coração ou tumores muito grandes, a cirurgia aberta ainda pode ser indicada.

Nódulos renais suspeitos para câncer, devem ser tratados preferencialmente com cirurgia. Dependendo do tamanho e localização do modulo, indica-se tratamento diferente, podendo ser a nefrectomia radical em caso de grandes massas, ou nefrectomia parcial em casos de nódulos menores. Ambos os procedimentos também podem ser realizados com segurança pela via laparoscópica ou robótica. Nesses últimos casos, existe nítida vantagem quanto a recuperação pós operatória, devido as menores incisões.

A nefrectomia total é a retirada do rim. Hoje em dia o tratamento padrão é realizado por meio da laparoscopia ( pequenas incisões abdominais) em que conseguimos aumentar a imagem em 20x ( câmera) e com isso aumentarmos a precisão no ato cirúrgico, diminuindo as taxas de sangramento e complicações intra-operatória. A nefrectomia videolaparoscópica traz inúmeras vantagens se comparada com a cirurgia convencional ( aberta), uma vez que a dor pós-operatória é infinitamente menor, o período de internação é menor, o retorno as atividades diárias é precoce e o resultado estético é bem melhor.

A Nefrectomia Total é a retirada completa do rim, sendo geralmente indicada quando o rim afetado apresenta comprometimento anatômico e funcional, frequentemente associado a outras doenças, como cálculos renais ou estreitamento do ureter. Quando a retirada do rim é realizada para tratamento do câncer renal, é chamada de Nefrectomia Radical. A Nefrectomia pode ser realizada por laparoscopia, através de pequenas incisões abdominais, permitindo uma recuperação pós-operatória mais rápida, menos dor e alta precoce. Em razão da boa experiência com a técnica, a laparoscopia é a via de escolha para Nefrectomia, inclusive no tratamento de tumores renais volumosos.

Quais profissionais realizam Nefrectomia total por cancer?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.