Paratireoidectomia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - paratireoidectomia

Paulo Renato Ribeiro

Paulo Renato Ribeiro

Cirurgião de cabeça e pescoço, Oncologista

Barueri

Murilo Catafesta das Neves

Murilo Catafesta das Neves

Cirurgião de cabeça e pescoço

São Paulo

Agendar uma visita
Rafael Susin

Rafael Susin

Cirurgião de cabeça e pescoço

Dourados

Agendar uma visita
Acklei Viana

Acklei Viana

Cirurgião de cabeça e pescoço

Florianópolis

Teylor Gerhardt

Teylor Gerhardt

Cirurgião de cabeça e pescoço

Goiânia

Agendar uma visita
Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Perguntas sobre Paratireoidectomia

Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Paratireoidectomia

Olá tudo bem?

Como se trata de uma cirurgia de Paratireoide, é fundamental importância que a enfermagem esteja atenta para os sinais e sintomas de Hipocalcemia que pode ocorrer com…

Com certeza. Se você não tem mais paratireoide, vai desenvolver hipoparatireoidismo, sendo obrigatório uso de cálcio em altas doses e calcitriol, porque sem isso, o nível de cálcio sanguíneo…

A indicação de Uti após qualquer procedimento cirúrgico depende das condições de cada paciente! Assim só diante do caso é será definido a ida ou não do paciente para a UTI após o procedimento,…

Especialistas falam sobre Paratireoidectomia

Paratireoidectomia é a cirurgia para retirada da glândula paratireoide. É realizada sempre que esta glândula é acometida por alguma neoplasia, que apesar de ser benigna, secreta um hormônio que acaba elevando muito os níveis de cálcio no sangue. Essa cirurgia é realizada, na maioria das vezes, pela mesma incisão que se faz para a tireoidectomia, ou seja, uma incisão horizontal no pescoço bem na linha média. Os exames de imagem como ultrassom e cintilografia mostram a glândula doente, local onde o cirurgião usualmente inicia a cirurgia. Mas o procedimento só pode ser concluído diante da queda dos níveis do hormônio da paratireoide.

Murilo Catafesta Das Neves

Cirurgião de cabeça e pescoço

São Paulo

Agendar uma visita

A remoção de uma glândula paratireoide ou parte dela, esta indicada quando houver uma perda de controle na produção hormonal, liberando grandes quantidades de PTH na corrente sanguínea. Tal liberação levará a alto consumo da massa óssea, com osteoporose, sobrecarga renal com cálcio, formação de cálculos renais de repetição, entre outros desequilíbrios indesejados.

José Chacra Jr.

Cirurgião de cabeça e pescoço, Cirurgião geral

Jundiaí


A paratireoidectomia, cirurgia que consiste na retirada cirúrgica de uma ou mais paratireóides, é uma cirurgia muito especializada que só deve ser realizada em casos muito específicos, como hiperparatireoidismo primário ou secundário. As doenças das paratireóides não são comuns, e exigem do cirurgião o conhecimento profundo de suas anatomias e variações. Mas antes de tudo, é imprescindível uma avaliação pormenorizada da doença em que se planeja operar, com exames de sangue e de imagem, e deve ser obtida junto uma detalhada história clínica e exame físico, objetivando, com a cirurgia, atingir o melhor benefício possível.

Francisco Bomfim

Cirurgião de cabeça e pescoço

Fortaleza

Quais profissionais realizam Paratireoidectomia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.