Preparação para enem e vestibulares - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - preparação para enem e vestibulares

Encontre um especialista na sua cidade:

Especialistas falam sobre Preparação para enem e vestibulares

Muitos em momentos de prova passam por medos que consomem nossos pensamentos e por conta disso acabamos perdendo a concentração. Recuperar essa atenção e concentração é importante para manter o foco em provas e avaliações importantes na nossa vida.

Renato Mota

Psicólogo

Montes Claros


Ansiedade intensa é uma das causas de baixo desempenho e reprovações em provas para ENEM e vestibular. Realizar uma boa preparação emocional para estas avaliações pode resultar em melhor desempenho e garantir a aprovação. A Terapia Cognitivo-Comportamental dispõe de técnicas de relaxamento muscular e respiração diafragmática, que contribuem para o manejo da ansiedade, permitindo maior capacidade de concentração, ativação da memória e controle motor, melhorando as condições para a realização dos exames.

O concurso vestibular é um ritual de passagem para os jovens, uma barreira a ser transposta, o qual é marcado também pelo encerramento do ensino médio e expectativa de absorção pelo ensino superior, considerados como alguns dos processos que separam a adolescência da vida adulta. Essa fase pode ser um desencadeador de stress. Assim, a habilidade em lidar com o stress torna-se um elemento importante para o sucesso no vestibular, talvez maior do que a habilidade acadêmica ou o conhecimento. Se um estudante sabe muito sobre a matéria que será avaliada no vestibular, mas não apresenta estratégias anti-estresse, provavelmente terá dificuldade em exibir seu conhecimento adquirido nas provas.

Luiz Ricardo Gonzaga

Psicólogo

São Paulo

Quais profissionais realizam Preparação para enem e vestibulares?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.