Psicologia infantil

A psicologia infantil é uma área especializada da Psicologia que trata do desenvolvimento infantil, desde o nascimento até a adolescência. Estuda os aspectos: cognitivos, afetivos, emocionais e sociais. Nesse sentido, estão ligados a estes temas: o desenvolvimento do pensamento, percepção, aquisição e dificuldades na linguagem, dificuldades de aprendizagem, déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtorno do espectro autista (TEA), bem como sintomas de ansiedade, depressão entre outros.

Conteúdo verificado por Aurea Martins

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Para que serve a psicologia infantil?

A psicologia infantil é usada para ajudar crianças a lidar com uma variedade de desafios emocionais, comportamentais e sociais. Problemas como ansiedade, depressão, dificuldades de aprendizagem, transtornos de atenção e hiperatividade (TDAH), e questões relacionadas ao desenvolvimento social e emocional são abordados. Além disso, a psicologia infantil pode auxiliar na melhoria das habilidades de comunicação e na resolução de conflitos familiares, promovendo um ambiente mais saudável e harmonioso para o crescimento e desenvolvimento da criança.

Como se realiza o atendimento psicológico com crianças?

Realiza-se através de sessões terapêuticas com psicólogos especializados em crianças e adolescentes. Durante as sessões são utilizadas técnicas específicas para ajudar a criança a expressar sentimentos e pensamentos, muitas vezes por brincadeiras e outras atividades lúdicas. O objetivo é criar um ambiente seguro e acolhedor, onde a criança se sinta à vontade para compartilhar suas experiências e dificuldades. Além disso, os pais ou responsáveis são frequentemente envolvidos no processo terapêutico para garantir um suporte adequado no ambiente familiar.

Quanto tempo dura o tratamento?

O tempo de duração do tratamento pode variar dependendo das necessidades específicas de cada criança. Em geral, as sessões são realizadas semanalmente e podem durar de 45 a 60 minutos cada. A duração total do tratamento pode variar de alguns meses a vários anos, dependendo da complexidade dos problemas a serem tratados e da resposta da criança ao tratamento.

Como se preparar para a psicologia infantil?

Para preparar-se, é importante reunir informações sobre o histórico da criança, incluindo desenvolvimento, comportamento e eventos significativos. A documentação de qualquer diagnóstico médico ou psicológico anterior também é essencial. Conversar com a criança de forma tranquila sobre a consulta pode ajudar a reduzir a ansiedade. Levar brinquedos ou objetos de conforto pode ser útil para criar um ambiente mais acolhedor. Além disso, chegar com antecedência ao local da consulta permite que a criança se familiarize com o ambiente, contribuindo para uma experiência mais positiva.

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Perguntas frequentes

  • Quais são os benefícios da psicologia infantil?

    Os benefícios estão relacionados ao desenvolvimento emocional da criança. Entre os principais destacamos a melhoria na comunicação, a resolução de conflitos internos e a capacidade de lidar com emoções de forma saudável. Além disso, contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais, auxiliando a criança a interagir melhor com os outros. A intervenção precoce pode prevenir problemas mais graves no futuro.

  • Os sinais incluem mudanças no comportamento: isolamento social, agressividade, tristeza persistente, sintomas de ansiedade, além de dificuldades escolares, alterações no sono e na alimentação, bem como regressão em habilidades já adquiridas. Eventos como divórcio dos pais, perda de um ente querido, mudanças de escola, podem favorecer os comportamentos e os sintomas citados acima.

  • Em geral, a partir dos três anos de idade, crianças que apresentam dificuldades emocionais, comportamentais ou de desenvolvimento, podem se beneficiar do atendimento psicológico.

  • Para escolher um psicólogo infantil adequado, deve-se considerar alguns fatores importantes. Primeiramente, verificar se o profissional possui formação específica em psicologia infantil e se está registrado no Conselho Regional de Psicologia (CRP). Além disso, é recomendável buscar indicações de outros pais ou profissionais da área da saúde. A experiência do psicólogo com a faixa etária da criança e com questões específicas que ela possa estar enfrentando também deve ser avaliada. Por fim, é essencial que haja uma boa conexão entre o psicólogo e a criança, garantindo um ambiente acolhedor e de confiança.

  • As técnicas mais utilizadas incluem a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), que ajuda a criança a identificar e modificar pensamentos e comportamentos negativos; a Psicanálise, foca em compreender o mundo interno (inconsciente), através do brincar (brinquedos, jogos, etc...) dos desenhos entre outros métodos, auxiliam como forma de expressão da criança. As brincadeiras das crianças são uma forma de comunicação, revelando preocupações, desejos e conflitos internos. A análise do brincar permite que o analista compreenda melhor os conflitos emocionais da criança.

  • A psicologia infantil pode contribuir significativamente para o desempenho escolar ao identificar e tratar dificuldades emocionais, comportamentais e cognitivas que possam interferir no processo de aprendizagem. Vale ressaltar que técnicas e intervenções são utilizadas para melhorar a atenção, a concentração, habilidades sociais, autoestima e gerenciamento de emoções. Ademais, a participação dos pais e professores é essencial para criar um ambiente de apoio e compreensão. Dessa forma, é possível promover um ambiente mais propício ao aprendizado e desenvolvimento pessoal da criança.

  • Sim, os pais devem manter uma comunicação aberta e honesta com o psicoterapeuta/ psicanalista, compartilhar informações sobre o desenvolvimento físico, cognitivo e mental, comportamentos, mudanças de rotina, eventos significativos ajuda o profissional a entender melhor o contexto de vida da criança. Além disso, sessões de acompanhamento com os pais são realizadas para fornecer orientação sobre como lidar com determinadas situações em casa e apoiar melhor o desenvolvimento emocional da criança. É um momento também dos pais tirarem dúvidas e receber informações acerca do tratamento e situação de seu filho. Em alguns casos, sessões conjuntas com pais e filhos podem ser realizadas para melhorar a comunicação e fortalecer vínculos familiares. A participação ativa dos pais contribui significativamente para o progresso e bem-estar da criança.

Perguntas sobre Psicologia infantil

 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem?

Imagino o quanto deve ser angustiante acompanhar esse tipo de comportamento no seu filho, especialmente quando você tem se esforçado tanto para orientá-lo com afeto…

 Vitória Gonçalez
Psicólogo
São José do Rio Preto
É preciso entender quais mudanças ocorreram na vida dessa criança para que houvesse essa mudança comportamental. Normalmente falta de interação social, vinda de uma nova criança pra família ou…

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