Salpingectomia videolaparoscopica - Informações, especialistas e perguntas frequentes

A salpingectomia (salpingo+ectomia) é a extirpação da trompa de Falópio (uni ou bilateral). A salpingectomia é raramente feito por iniciativa própria a não ser no caso de , ou quando uma certa quantidade de líquidos retidos ou pus acha-se dentro de uma trompa. A salpingectomia é indicada nas pacientes com ectópica rota, prole constituída, anterior, lesão tubária extensa, e quando a salpingostomia é realizada e persiste sangramento incontrolável. A remoção completa da tuba é um procedimento tecnicamente simples e de fácil execução por via laparoscópica. A videolaparoscopia é uma intervenção minimamente invasiva feita em Hospital sob anestesia geral. Através de uma microcâmera de vídeo introduzida no abdome por uma incisão mínima na região do umbigo, visualizam-se os órgãos genitais internos: útero, ovários e órgãos vizinhos. Com esse aparelho permeabilidade tubária, e endometriose são diagnosticadas e podem ser tratadas cirurgicamente sem a necessidade de cortar o abdome. Na salpingectomia videolaparoscopica fazem-se uma punção umbilical e duas punções auxiliares que permitem um acesso adequado para a tesoura e o cautério bipolar, iniciando a remoção da tuba a partir da porção ístmica. A salpingectomia é a cirurgia mais radical duma gravidez ectópica, porque limita a capacidade de fertilidade da mulher. A remoção das trompas leva à eliminação do canal de ligação entre os ovários e o útero e à esterilização da mulher.

Especialistas - salpingectomia videolaparoscopica

Lucas Ribeiro

Lucas Ribeiro

Endocrinologista, Ginecologista

Lavras

Agendar uma visita
Luiz Fernando Dale

Luiz Fernando Dale

Ginecologista, Especialista em reprodução humana

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Jean Carlo Nascimento

Jean Carlo Nascimento

Ginecologista

São Bernardo do Campo

Agendar uma visita

Perguntas sobre Salpingectomia videolaparoscopica

Nossos especialistas responderam a 147 perguntas sobre Salpingectomia videolaparoscopica

Olá! Esse “caroço” pode ser os pontos internos que são dados no músculo. Sendo isso, é normal e vai desaparecer em algumas semanas, porém, o ideal é você ser examinada pelo médico que te operou…

Olá! Sinto muito pela sua perda gestacional. Espero que você esteja se recuperando.
É super normal ter sangramento nessa fase. Observa por que pode ser o retorno do seu ciclo menstrual.…

Olá, sinto muito por suas perdas.
Se as duas trompas foram completamente retiradas no procedimento cirúrgico não há possibilidade de gestação via natural. Nesse caso, seria necessário…

Especialistas falam sobre Salpingectomia videolaparoscopica

A hidrossalpinge, que é líquido acumulado na trompa, devido a um processo infeccioso prévio, é a principal indicação de salpingectomia videolaparoscópica. Nessa cirurgia, a trompa doente é totalmente retirada, com a utilização de pinças longas, que cortam e cauterizam, e que entram por 2 ou 3 pequenas incisões de 0,5cm, próximas da marca do biquini. Como na videolaparoscopia temos que insuflar gás carbônico no abdome para visualizar os órgãos, a anestesia tem que ser GERAL. A recuperação pós operatória é ótima, com pouca dor, diferentemente das cirurgias convencionais, que tem grandes cicatrizes. Normalmente, a paciente recebe alta no dia seguinte da cirurgia.

Michelly Azevedo Da Motta

Ginecologista

Rio de Janeiro

Quais profissionais realizam Salpingectomia videolaparoscopica?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.