Septoplastia (desvio do septo) - Informações, especialistas e perguntas frequentes
O que é?
A septoplastia é uma cirurgia feita no nariz. Seu objetivo é corrigir o setpo nasal melhorando as condições de respiração. O septo nasal é a estrutura que divide as fossas nasais. Ele é formado por ossos, em sua parte superior, e cartilagem, na parte inferior. O septo deveria ser reto, porém, eventualmente entorta. É o que os médicos chamam de desvio do septo. Ele fica mais estreito e dificulta a respiração. A obstrução dessas fossas é bastante comum. Na maioria dos casos, elas permanecem dessa forma a vida inteira sem causar qualquer problema. Todavia, algumas vezes essa obstrução causa problemas respiratórios mais graves exigindo a realização do procedimento. O objetivo da septoplastia é reposicionar os septos tentando deixá-los retos. Isso é feito com a ajuda de estruturas, na maioria dos casos de silicone, chamadas splints. Elas são colocadas paralelamente ao septo e visam ajudar em sua sustentação. Ficam no nariz por até cinco dias e depois são retiradas. A septoplastia dura aproximadamente uma hora e normalmente é realizada com . Alguns médicos sequer internam o paciente permitindo que ele volte para casa horas após a cirurgia. Outros preferem deixá-lo no hospital por um dia. Em poucos dias o paciente é liberado para as tarefas do dia a dia. Porém, pode ser impedido de realizar atividades físicas por até um mês. A cirurgia, entretanto, apresenta algumas contraindicações. Não é incomum o paciente apresentar quadro de , sangramento nasal, perfuração do septo, diminuição do olfato ou até mesmo apresentar o retorno do desvio algum tempo após o procedimento.Qual é a causa?
São duas as causas do desvio no septo nasal. Na maioria das vezes ele é congênito. Acompanha a pessoa desde o nascimento ou o paciente apresenta uma predisposição para essa condição. Por vezes o desvio acontece devido a traumas.Quais os sintomas?
O principal sintoma da obstrução dos septos nasais é a dificuldade para respirar. Essa situação conduz a outros problemas: , cansaço, dificuldade para dormir, roncos, nariz entupido e dificuldade para sentir odores e sabores.Como fazer o diagnóstico?
Um exame físico é suficiente para diagnosticar o desvio de septo.Qual o tratamento?
O único tratamento para o desvio de septo é a cirurgia. Medicamentos podem ser utilizados para controlar os sintomas como a sinusite, por exemplo.Especialistas - septoplastia (desvio do septo)






Perguntas sobre Septoplastia (desvio do septo)
Nossos especialistas responderam a 638 perguntas sobre Septoplastia (desvio do septo)



Especialistas falam sobre Septoplastia (Desvio Do Septo)
Anderson Castelo Branco
Cirurgião cranio-maxilo-facial, Otorrino, Médico do sono
Salvador
Agendar uma visitaQuais profissionais realizam Septoplastia (desvio do septo)?
Pesquisas relacionadas
Septoplastia (Desvio Do Septo) São Paulo
Septoplastia (Desvio Do Septo) Rio de Janeiro
Septoplastia (Desvio Do Septo) Fortaleza
Septoplastia (Desvio Do Septo) Curitiba
Septoplastia (Desvio Do Septo) Belo Horizonte
Septoplastia (Desvio Do Septo) Brasília
Septoplastia (Desvio Do Septo) Porto Alegre
Septoplastia (Desvio Do Septo) Campinas
Septoplastia (Desvio Do Septo) Goiânia
Septoplastia (Desvio Do Septo) São José dos Campos
Septoplastia (Desvio Do Septo) Salvador
Septoplastia (Desvio Do Septo) Aracaju
Septoplastia (Desvio Do Septo) Recife
Septoplastia (Desvio Do Septo) Florianópolis
Septoplastia (Desvio Do Septo) Sorocaba
Septoplastia (Desvio Do Septo) Niterói
Septoplastia (Desvio Do Septo) Ribeirão Preto
Septoplastia (Desvio Do Septo) Natal
Septoplastia (Desvio Do Septo) Maceió
Septoplastia (Desvio Do Septo) Teresina
Mais (15)