Tratamento com insulina - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Visão geral do tratamento com insulina

Pessoas com diabetes tipo 1 precisam de injeções de insulina para sobreviver. Sem insulina, o organismo não consegue utilizar a glicose (açúcar), ele sobe no sangue e as células começam a queimar gordura para obter energia. Alguns dias mais tarde, desenvolvem uma condição chamada , que pode ser fatal se não tratada adequadamente.

Por outro lado, muita insulina diminui a glicemia (açúcar no sangue), provocando uma condição conhecida como hipoglicemia. Hipoglicemia é caracterizada por sintomas como , tremores, calafrios, sudorese, palpitações, ansiedade, fome, e visão turva. Em alguns casos, o paciente pode perder a consciência ( hipoglicêmico) ou desenvolver convulsões.

Aproximadamente 25% dos pacientes com diabetes tipo 2 também devem tomar insulina. Neste caso, o tratamento não é necessário para viver, mas ele pode melhorar o conforto do paciente. Quanto mais tempo uma pessoa tem diabetes tipo 2, maior a probabilidade de precisar de insulina.

Insulina

Existem basicamente quatro tipos de insulina:

  • Insulina de ação rápida (insulina regular ou de ação curta): sua atividade dura 4 a 6 horas.
  • Insulina de ação intermediária atividade (NPH) dura 10 a 14 horas.
  • Insulina de acção lenta (lente de insulina): sua atividade dura até 24 horas.
  • Insulinas bifásicas (misturas de insulina de acção intermédia e insulina em diferentes proporções, por exemplo, 30/70, 50/50, etc) ..

Formas de tratamento com insulina

O tipo de insulina usado varia de acordo com o número de injeções de um paciente recebe diariamente.

  • Uma vez por dia, a insulina de ação lenta pela manhã, antes do café.
  • Duas vezes por dia, intermediária (NPH) ou bifásica, antes do pequeno almoço e jantar.
  • Quatro vezes por dia, insulina de ação rápida antes do almoço, almoço e jantar, e insulina de ação intermediária ou de ação lenta, antes de ir para a cama.
  • Bomba de insulina: a insulina é dada de forma contínua através de uma agulha inserida sob a pele. Doses adicionais também são dadas para as refeições.

Tratamento com uma ou duas injeções diárias são usados ??principalmente em pacientes com diabetes tipo 2 e, ocasionalmente, em crianças. O tratamento com quatro injeções diárias são utilizados, especialmente em pacientes com tipo 1 ou jovens com diabetes tipo 2. A terapia com bomba de infusão é usada raramente e principalmente em pacientes jovens.

A maioria dos diabéticos são dadas insulina com canetas descartáveis ??ou frascos são inseridos em canetas de injeção recarregáveis. As agulhas podem ser de 8, 12 ou 16 mm de comprimento, os mais usados ??são os de 8 mm.

A injecção de insulina

O corpo absorve rapidamente a injeções de insulina quando injetada por via subcutânea (sob a pele) são normalmente colocados na parte superior do braço, coxa, nádegas ou no abdome, mudando com cada dose no local da punção .

Insulina deve ser picada no abdômen girando o local da injeção, ou seja, sem picar duas vezes no mesmo lugar. Se por algum motivo você não pode clicar sobre o abdômen, você pode fazer nos braços ou coxas, mas nestes lugares absorção e ação da insulina é mais irregular.

O que pode fazer um paciente diabético?

  • Aprenda  desde o início, seguindo o manual cuidadosamente enfermeira.
  • Aprender a reconhecer os sinais de alerta de hipoglicemia e como tratá-, a ingestão de açúcar para aumentar o seu nível de glicose no sangue (deve levar cerca de 10 gramas de açúcar, ou comprimidos de glicose).
  • Medir o açúcar no sangue todos os dias, para ver como seu corpo reage ao exercício de comer, e mudanças na dose de insulina. É a única maneira de se acostumar com o controle da glicose no sangue.
  • Preste atenção ao seu médico para lhe ensinar como ajustar as doses de insulina às suas necessidades específicas. Ao longo do tempo, você mesmo vai saber o suficiente sobre a sua doença e as reações de seu corpo para fazê-lo sozinho.

Um bom conselho

Dose deve ser aumentada insulina de ação rápida quando o paciente:

  • Comer mais do que o habitual.
  • Menos exercício do que o habitual.

Por outro lado, utilizar a insulina de ação curta menos quando o paciente:

  • Comer menos.
  • Faça mais exercício.

Nenhum ajuste deve ser feito em doses de longa ação de insulina para alterações em uma única medida de açúcar no sangue (por exemplo, se o açúcar está alto uma vez), porque uma mudança na dose deste tipo de insulina não altera os níveis de açúcar do sangue do corpo imediatamente, mas exerce seu efeito sobre a glicemia, a longo prazo.

Especialistas - tratamento com insulina

Monique Lima e Silva

Monique Lima e Silva

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Glauber Marinho

Glauber Marinho

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Sonia Gasparoni

Sonia Gasparoni

Endocrinologista

Florianópolis

Alan Aguiar Muniz

Alan Aguiar Muniz

Endocrinologista

Sobral

Agendar uma visita
Amanda dos Santos Dal Berto

Amanda dos Santos Dal Berto

Endocrinologista

Joaçaba

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas sobre Tratamento com insulina

Nossos especialistas responderam a 28 perguntas sobre Tratamento com insulina

Podemos usar palavras mais bonitas que “dependente de insulina”. Afinal, todos somos. Talvez reposição de insulina, tratamento e cuidados. Pode-se sim ser realizado o ajuste da dose, associar…

Se voce faz uso de insulina provavelmente deve ter diagnostico de diabetes. A ingesta de bebida alcoolica não é recomendada para pessoas com diabetes, porem se seu medico te liberou para usar…

Especialistas falam sobre Tratamento com insulina

Pacientes que necessitam de terapia insulinica contarão comigo sempre que precisar, gosto de fazer ajustes de maneira regular e fico a disposição do paciente para descompensações inesperadas. Estou atualizada sobre as melhores insulinas existentes no mercado.

Daniela Fiorin Cubas

Endocrinologista, Médico clínico geral

Curitiba

Agendar uma visita

Acompanhamento com ajuste de dose de insulina conforme os valores da glicemia e contagem de carboidratos. No tratamento é avaliado qual dose de insulina deverá ser aplicada em cada horário. A aplicação poderá ser feita em seringas ou canetas de insulina. O tratamento pode ser também através de um sistema de infusão contínua de insulina (SICI ou bomba de insulina) no qual o paciente não precisará de injeções toda vez que for usar uma dose de insulina.

Débora Bandeira

Endocrinologista

Salvador


A principal meta do tratamento do diabetes é controlar seus níveis de glicose. Cuidando dos seus níveis de glicemia, você aumenta suas chances de viver uma vida saudável e livre de complicações. Se você tem diabetes de tipo 1, você precisa aplicar insulina, porque o seu corpo não produz esse importante hormônio. Se você tem diabetes de tipo 2, um dia você pode precisar da insulina. Existem muitas formas de se aplicar insulina, incluindo a tradicional ampola e seringa, canetas de insulina e terapia com bomba de infusão de insulina.

Tatiana Valente

Endocrinologista, Médico clínico geral

São Paulo

Agendar uma visita

O tratamento com insulina é o tratamento necessário para as pessoas que tem diabetes tipo 1 desde o diagnóstico, e para algumas pessoas com diabetes tipo 2. A cada ano surgem novas insulinas no mercado. O tratamento com insulina pode ser realizado com a utilização de seringas, canetas ou até mesmo através de um sistema de infusão contínua de insulina (bombas de insulina). A utilização de sensores que avaliam continuamente a glicose ou ainda sem precisar furar o dedo também são inovações que facilitam o tratamento do diabetes. Dispomos de profissionais habilitados para o tratamento do diabetes com as diversas tecnologias, incluindo contagem de carboidrato.

Suzana Vieira

Endocrinologista

São Paulo


O tratamento com insulina é muito eficaz para o controle do açúcar e em alguns casos já é realizado no início do diagnóstico do diabetes. Naquelas pessoas que são diabéticas do tipo 1, ocorre um ataque autoimune no pâncreas causando uma queda na produção de insulina. Nesses casos é necessário controlar o diabetes com doses diárias do hormônio. No diabetes tipo 2, que ocorre em adultos e tem relação com estilo de vida e obesidade, muitas vezes é preciso usar insulina após algum tempo de doença porque com o pâncreas diminui a produção ao longo da vida provocando a piora do controle do diabetes. Não tenha medo da insulina, ela salva vidas.

Victor Almeida

Endocrinologista, Médico clínico geral

Salvador

Quais profissionais realizam Tratamento com insulina ?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.