Visão geral do tratamento com insulina

Pessoas com diabetes tipo 1 precisam de injeções de insulina para sobreviver. Sem insulina, o organismo não consegue utilizar a glicose (açúcar), ele sobe no sangue e as células começam a queimar gordura para obter energia. Alguns dias mais tarde, desenvolvem uma condição chamada , que pode ser fatal se não tratada adequadamente.

Por outro lado, muita insulina diminui a glicemia (açúcar no sangue), provocando uma condição conhecida como hipoglicemia. Hipoglicemia é caracterizada por sintomas como , tremores, calafrios, sudorese, palpitações, ansiedade, fome, e visão turva. Em alguns casos, o paciente pode perder a consciência ( hipoglicêmico) ou desenvolver convulsões.

Aproximadamente 25% dos pacientes com diabetes tipo 2 também devem tomar insulina. Neste caso, o tratamento não é necessário para viver, mas ele pode melhorar o conforto do paciente. Quanto mais tempo uma pessoa tem diabetes tipo 2, maior a probabilidade de precisar de insulina.

Insulina

Existem basicamente quatro tipos de insulina:

  • Insulina de ação rápida (insulina regular ou de ação curta): sua atividade dura 4 a 6 horas.
  • Insulina de ação intermediária atividade (NPH) dura 10 a 14 horas.
  • Insulina de acção lenta (lente de insulina): sua atividade dura até 24 horas.
  • Insulinas bifásicas (misturas de insulina de acção intermédia e insulina em diferentes proporções, por exemplo, 30/70, 50/50, etc) ..

Formas de tratamento com insulina

O tipo de insulina usado varia de acordo com o número de injeções de um paciente recebe diariamente.

  • Uma vez por dia, a insulina de ação lenta pela manhã, antes do café.
  • Duas vezes por dia, intermediária (NPH) ou bifásica, antes do pequeno almoço e jantar.
  • Quatro vezes por dia, insulina de ação rápida antes do almoço, almoço e jantar, e insulina de ação intermediária ou de ação lenta, antes de ir para a cama.
  • Bomba de insulina: a insulina é dada de forma contínua através de uma agulha inserida sob a pele. Doses adicionais também são dadas para as refeições.

Tratamento com uma ou duas injeções diárias são usados ??principalmente em pacientes com diabetes tipo 2 e, ocasionalmente, em crianças. O tratamento com quatro injeções diárias são utilizados, especialmente em pacientes com tipo 1 ou jovens com diabetes tipo 2. A terapia com bomba de infusão é usada raramente e principalmente em pacientes jovens.

A maioria dos diabéticos são dadas insulina com canetas descartáveis ??ou frascos são inseridos em canetas de injeção recarregáveis. As agulhas podem ser de 8, 12 ou 16 mm de comprimento, os mais usados ??são os de 8 mm.

A injecção de insulina

O corpo absorve rapidamente a injeções de insulina quando injetada por via subcutânea (sob a pele) são normalmente colocados na parte superior do braço, coxa, nádegas ou no abdome, mudando com cada dose no local da punção .

Insulina deve ser picada no abdômen girando o local da injeção, ou seja, sem picar duas vezes no mesmo lugar. Se por algum motivo você não pode clicar sobre o abdômen, você pode fazer nos braços ou coxas, mas nestes lugares absorção e ação da insulina é mais irregular.

O que pode fazer um paciente diabético?

  • Aprenda  desde o início, seguindo o manual cuidadosamente enfermeira.
  • Aprender a reconhecer os sinais de alerta de hipoglicemia e como tratá-, a ingestão de açúcar para aumentar o seu nível de glicose no sangue (deve levar cerca de 10 gramas de açúcar, ou comprimidos de glicose).
  • Medir o açúcar no sangue todos os dias, para ver como seu corpo reage ao exercício de comer, e mudanças na dose de insulina. É a única maneira de se acostumar com o controle da glicose no sangue.
  • Preste atenção ao seu médico para lhe ensinar como ajustar as doses de insulina às suas necessidades específicas. Ao longo do tempo, você mesmo vai saber o suficiente sobre a sua doença e as reações de seu corpo para fazê-lo sozinho.

Um bom conselho

Dose deve ser aumentada insulina de ação rápida quando o paciente:

  • Comer mais do que o habitual.
  • Menos exercício do que o habitual.

Por outro lado, utilizar a insulina de ação curta menos quando o paciente:

  • Comer menos.
  • Faça mais exercício.

Nenhum ajuste deve ser feito em doses de longa ação de insulina para alterações em uma única medida de açúcar no sangue (por exemplo, se o açúcar está alto uma vez), porque uma mudança na dose deste tipo de insulina não altera os níveis de açúcar do sangue do corpo imediatamente, mas exerce seu efeito sobre a glicemia, a longo prazo.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Podemos usar palavras mais bonitas que “dependente de insulina”. Afinal, todos somos. Talvez reposição de insulina, tratamento e cuidados. Pode-se sim ser realizado o ajuste da dose, associar…

Se voce faz uso de insulina provavelmente deve ter diagnostico de diabetes. A ingesta de bebida alcoolica não é recomendada para pessoas com diabetes, porem se seu medico te liberou para usar…

Você não deve parar de usar a insulina. Siga a receita do seu endocrinologista. A bebida alcoólica pode influenciar no controle da sua glicose.

Olá! No seu caso é essencial o acompanhamento de um endocrinologista para orientar melhor o tratamento medicamentoso do diabetes, inclusive o ajuste da dose de insulina, para que assim as glicemias…

São vários os fatores, tanto de aplicação, armazenamento da insulina, dose da insulina, alimentação a atividade física que devem ser avaliados. Sugiro conversar com um endocrinologista sobre…

Olá. Não faz mal não ingerir açúcar. Na verdade faz bem. O corpo humano não precisa de açúcar artificial para sobreviver. Ele produz energia a partir dos 3 micronutrientes principais: carboidratos,…

Boa Tarde. Os primeiros detalhes a serem checados são validade da insulina e local de aplicação, que podem estar atrapalhando a absorção. Caso não haja nada errado, o que deve estar acontecendo…

Olá! A insulina NPH é uma insulina basal. Nosso objetivo com ela não é controlar imediatamente a glicose, e sim manter a glicose ao longo do dia estável. Pode ser que você precise de ajuste da…

Bom dia!
A insulina deve ser aplicada na gordura subcutânea, sendo indicado aplicação parte posterior do braço, barriga, parte externa das pernas e glúteos - é possível ver fotos dos melhores…