Tratamento do transtorno de estresse pós-traumático - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - tratamento do transtorno de estresse pós-traumático

Encontre um especialista na sua cidade:
Patricia Leal Silva

Patricia Leal Silva

Psicólogo

São Bernardo do Campo

Agendar uma visita
Juerci de Oliveira Reis

Juerci de Oliveira Reis

Psicólogo, Terapeuta complementar, Psicanalista

Ipatinga

Agendar uma visita
Lylian Kawabata

Lylian Kawabata

Psicólogo, Psicanalista

São Paulo

Agendar uma visita
Roselia Gonçalves dos Santos

Roselia Gonçalves dos Santos

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Ivile Reis de Mendonça Uchôa

Ivile Reis de Mendonça Uchôa

Psicólogo, Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Especialistas falam sobre Tratamento do transtorno de estresse pós-traumático

O transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) pode é definido como um distúrbio da ansiedade. Isto ocorre quando a pessoa foi acometida à situação como vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas. Alguns do principais sintomas do TEPT são: sentimentos negativos, distanciamento emocional, reexperiencia traumática, fuga ou esquiva e Hiperexcitabilidade psíquica. O acompanhamento profissional especializado é fundamental para uma melhor recuperação. Cuidadores ou familiares de quem foi acometido pelo TEPT também sofrem o impacto destes sintomas em seus entes queridos, levando, a uma possível necessidade de acompanhamento profissional especializado também.

Renata Souza

Psicólogo

Salvador


Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) envolve sintomas como: Vivenciar ou testemunhar eventos que envolveram ameaça de morte real ou ferimento grave ou ameaça a integridade física; revivescência do evento traumático através de imagens, pensamentos, sonhos; evitação de estímulos associados com o trauma; dificuldade para manter o sono; irritabilidade; dificuldade para se concentrar, etc. A TCC para tratar o TEPT tem como objetivos melhorar a elaboração de recordação do trauma, modificar crenças e avaliações disfuncionais do trauma, desativar crenças mal adaptativas de si próprio como fraco e vulnerável, reduzir a evitação utilizada para suprimir os sintomas de revivescência do trauma.

O stress pós-traumático é um transtorno de ansiedade que geralmente surge após uma situação de trauma ou tragédia. O paciente não consegue superar o ocorrido e sente medo de reviver aquela situação. Ele fica paralisado, em choque e impotente quando experimenta uma situação que possa relembrar o trauma inicial. A hipnose é um dos tratamentos que vêm ganhando força para resolução do stress pós-traumático. Existem vários métodos de hipnose, um dos mais utilizados é o Ericksoniano, uma técnica que se encaixa na personalidade do paciente, atendendo aos sentimentos próprios do mesmo nos episódios de transe hipnótico.

Quais profissionais realizam Tratamento do transtorno de estresse pós-traumático?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.