Tratamento para acne - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - tratamento para acne

Paulo Elísio

Paulo Elísio

Especialista em medicina estética, Generalista

Arcoverde

Agendar uma visita
Camila Meccia

Camila Meccia

Dermatologista

Rio de Janeiro

Dalva Fabris Pasini

Dalva Fabris Pasini

Dermatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Betina Stefanello

Betina Stefanello

Dermatologista

Rio de Janeiro

Elisa Maranha

Elisa Maranha

Dermatologista

Juiz de Fora

Perguntas sobre Tratamento para acne

Nossos especialistas responderam a 45 perguntas sobre Tratamento para acne

O Epiduo contém Adapaleno que pode causar sensibilidade e irritação. Neste caso pode ser indicado a redução da frequência do seu uso até que haja melhor tolerabilidade

Olá! Sugiro que utilize um sabonete neutro, ou aqueles designados para pele sensível. Cuidado para não deixar a pele ressecada durante o tratamento. Espero ter ajudado!

Essa região chama sulco nasogeniano. Ela realmente é mais sensível! Por isso, quando você usa sabonetes que contenham ácido salicílico, como é o caso do Actine, pode haver uma certa descamação.…

Especialistas falam sobre Tratamento para acne

A acne pode ser classificada em graus de acordo com a gravidade, e após avaliação clínica o tratamento pode ser baseado na aplicação de cremes tópicos pelo paciente em casa, e associados ao uso de antibióticos orais e isotretinoína oral (Roacutan).

Cíntia Gomes Rocha

Especialista em medicina estética

Brasília


O ideal é a acne ser tratada o mais precocemente possível. Seu controle é recomendável não só por razões estéticas, como também para preservar a saúde da pele e a saúde psíquica, além de prevenir cicatrizes (marcas da acne) tão difíceis de corrigir na idade adulta. E a melhor forma de evitá-las é começar o tratamento adequado o mais cedo possível. Há opções tanto de terapia local, quanto por via oral, ou a combinação de ambas. O tratamento vai variar de acordo com a gravidade e a localização, e em função de características individuais.

Israel Leitão

Dermatologista

Fortaleza

Agendar uma visita

Acne tem vários tratamentos como medicações tópicas, orais ou combinadas. Peeling para as acnes recentes e para prevenção. Laser de CO2 não ablativo (não deixa aspecto de queimadura na pele) para cicatrizes de acne, após usarmos um anestésico tópico, e Dermabrasão que consiste em lixar a região da cicatriz para regeneração de um tecido novo.

Elisangela Lemos Da Costa

Pediatra, Alergista, Dermatologista

Barueri

Agendar uma visita

O tratamento vai variar conforme o tipo de lesão e gravidade de cada paciente, os locais do corpo que estão envolvidos e a idade. Deve ser mantido até total controle da doença. Nos casos mais leves, as medicações tópicas, como cremes e sabonetes, são suficientes. Usamos medicações para estimular a renovação da pele e não deixar que os poros se entupam novamente; medicações que diminuam a inflamação da pele e antibióticos para controle das bactérias. Nos casos com lesões mais graves ou já com cicatrizes aparentes, poderá ser necessário o uso de medicações por via oral, como a isotretinoína. Há tratamentos feitos no consultório médico a fim de melhorar a resposta e acelerar o tratamento.

Gabriela Pfitzer Schaefer

Dermatologista

Itajaí


Roacutan, um dos nomes comerciais da isotretinoina, é um dos medicamentos mais famosos contra acne! Ele é muito eficaz no combate à doença e pode devolver a auto-estima do paciente que sofre com as lesões de espinha. A Isotretinoína age nas glândulas sebáceas, reduzindo o seu tamanho e a quantidade de sebo que elas produzem, além de diminuir a inflamação e a obstrução do folículo piloso. Os efeitos colaterais mais observados são ressecamento da pele, lábios e olhos. Efeitos colaterais mais sérios não são comuns quando há o acompanhamento adequado do paciente através de consultas e exames regulares. Porém, nem todo paciente com acne tem indicação do uso desse medicamento.

Caroline Batista

Dermatologista

Sete Lagoas


A acne tem cura e hoje não há razão para se sofrer com espinhas! A depender do caso, podemos usar tópicos, que envolve sabonete, uso de filtro solar e ácidos, associados ou não a antibióticos. Em alguns casos, há necessidade de administração de medicação oral, com destaque para a isotretinoína, que atua em todas as etapas da acne, é extremamente eficaz, segura se usada adequadamente. Ela é capaz de curar a acne!! Outra medicação oral muito usada na acne da mulher adulta é a espironolactona, por seu efeito antiandrogênico (contra efeitos de hormônios masculinos). No consultório pode-se associar limpeza de pele, peeling, luz pulsada para resultado mais rápido.

A acne é uma doença muito comum em adolescentes e mulheres adultas. O tratamento deve se feito de forma precoce para evitar o desenvolvimento de manchas escuras e cicatrizes. As opções variam desde tratamentos tópicos até medicações orais, sempre feito de forma individualizada conforme o quadro clínico de cada paciente.

Gláucia Labinas

Dermatologista

São José dos Campos


A acne costuma aparecer na adolescência e está associada aos hormônios da puberdade. Apesar de ser mais comum nos jovens, a acne pode permanecer ou surgir na vida adulta. Mesmo não sendo uma doença grave, tem grande impacto na qualidade de vida e autoestima. O objetivo do tratamento adequado é melhorar a aparência da pele e também evitar a formação de cicatrizes, que podem ser permanentes e muito incômodas.

Os tratamentos disponíveis para a acne incluem cremes, géis, sabonetes e antibióticos, além da isotretinoína oral (conhecido como roacutan). Existem também tratamentos complementares feitos no consultório como a extração de comedões, punção ou drenagem de pústulas, nódulos e pseudocistos, infiltração de medicações específicas e o tratamento das cicatrizes associadas com peelings, laser e outros procedimentos, como a dermoabrasão, subincisão e preenchimentos cutâneos. As manchas associadas à acne também podem ser tratadas com procedimentos em consultório e cremes em casa.

A acne é uma condição da pele que ocorre quando os folículos pilosos ficam obstruídos por sebo e por células mortas, sendo colonizados por bactérias que geram inflamação e desconforto. É mais comum no rosto, pescoço, peito, costas e ombro. O tratamento consiste no uso de medicamentos orais e/ou aplicados na pele, além de cuidados com a alimentação, hidratação, exposição ao sol e outros hábitos. O uso de lasers, peelings e preenchimento com ácido hialurônico podem ser usados no tratamento da acne e de suas cicatrizes.

Mayume Dias Shibuya

Dermatologista, Especialista em medicina estética

Campinas

Agendar uma visita

O tratamento da acne envolve várias fases, das lesões propriamente ditas e também das cicatrizes que ficaram. Para tratar o quadro inflamatório indicamos sabonetes, remédio para passar e para alguns casos para tomar também. Com o quadro inflamatório resolvido partimos para o tratamento das marcas e manchas que ficaram e para isso dispomos no consultório de várias opções como peeling, microagulhamento (IPCA), LASER e MMP .

Tais Bonilha Alves

Dermatologista

São Paulo

Agendar uma visita

O tratamento da acne varia muito individualmente, sendo necessário avaliação do tipo de acne, tipos de pele e dos graus de sensibilidade. Essa individualização garante adesão ao tratamento e resultados mais efetivos. As cicatrizes também são alvos do tratamento para uma pele uniforme e bonita. Peelings, dermoabrasão, subcisão, laser e microagulhamento são procedimentos realizados no consultório para melhora estética.

Lorena Teixeira

Dermatologista

Curitiba

Quais profissionais realizam Tratamento para acne?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.