Tratamento para acne - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - tratamento para acne

Perguntas sobre Tratamento para acne

Nossos especialistas responderam a 37 perguntas sobre Tratamento para acne

Você pode estar tendo efeito rebote. Tudo depende do restante da sua prescrição e do seu grau de acne. Recomendo nova reavaliação com dermatologista. Qualquer dúvida, estou à disposição!
1 respostas

Olá tudo bem? Para responder isso é preciso entender a receita como um todo, pode não ter sido o sabonete que causou a acne, pode ser que o sabonete escolhido seja por conta do ácido ou pode…
1 respostas

Especialistas falam sobre Tratamento para acne

A acne pode ser classificada em graus de acordo com a gravidade, e após avaliação clínica o tratamento pode ser baseado na aplicação de cremes tópicos pelo paciente em casa, e associados ao uso de antibióticos orais e isotretinoína oral (Roacutan).

Cíntia Gomes Rocha

Especialista em medicina estética

Brasília


O ideal é a acne ser tratada o mais precocemente possível. Seu controle é recomendável não só por razões estéticas, como também para preservar a saúde da pele e a saúde psíquica, além de prevenir cicatrizes (marcas da acne) tão difíceis de corrigir na idade adulta. E a melhor forma de evitá-las é começar o tratamento adequado o mais cedo possível. Há opções tanto de terapia local, quanto por via oral, ou a combinação de ambas. O tratamento vai variar de acordo com a gravidade e a localização, e em função de características individuais.

Israel Leitão

Dermatologista

Fortaleza

Agendar uma visita

Acne tem vários tratamentos como medicações tópicas, orais ou combinadas. Peeling para as acnes recentes e para prevenção. Laser de CO2 não ablativo (não deixa aspecto de queimadura na pele) para cicatrizes de acne, após usarmos um anestésico tópico, e Dermabrasão que consiste em lixar a região da cicatriz para regeneração de um tecido novo.

Elisangela Lemos Da Costa

Pediatra, Alergista, Dermatologista

Barueri


O tratamento vai variar conforme o tipo de lesão e gravidade de cada paciente, os locais do corpo que estão envolvidos e a idade. Deve ser mantido até total controle da doença. Nos casos mais leves, as medicações tópicas, como cremes e sabonetes, são suficientes. Usamos medicações para estimular a renovação da pele e não deixar que os poros se entupam novamente; medicações que diminuam a inflamação da pele e antibióticos para controle das bactérias. Nos casos com lesões mais graves ou já com cicatrizes aparentes, poderá ser necessário o uso de medicações por via oral, como a isotretinoína. Há tratamentos feitos no consultório médico a fim de melhorar a resposta e acelerar o tratamento.

Gabriela Pfitzer Schaefer

Dermatologista

Itajaí


Roacutan, um dos nomes comerciais da isotretinoina, é um dos medicamentos mais famosos contra acne! Ele é muito eficaz no combate à doença e pode devolver a auto-estima do paciente que sofre com as lesões de espinha. A Isotretinoína age nas glândulas sebáceas, reduzindo o seu tamanho e a quantidade de sebo que elas produzem, além de diminuir a inflamação e a obstrução do folículo piloso. Os efeitos colaterais mais observados são ressecamento da pele, lábios e olhos. Efeitos colaterais mais sérios não são comuns quando há o acompanhamento adequado do paciente através de consultas e exames regulares. Porém, nem todo paciente com acne tem indicação do uso desse medicamento.

Caroline Batista

Dermatologista

Sete Lagoas


A acne tem cura e hoje não há razão para se sofrer com espinhas! A depender do caso, podemos usar tópicos, que envolve sabonete, uso de filtro solar e ácidos, associados ou não a antibióticos. Em alguns casos, há necessidade de administração de medicação oral, com destaque para a isotretinoína, que atua em todas as etapas da acne, é extremamente eficaz, segura se usada adequadamente. Ela é capaz de curar a acne!! Outra medicação oral muito usada na acne da mulher adulta é a espironolactona, por seu efeito antiandrogênico (contra efeitos de hormônios masculinos). No consultório pode-se associar limpeza de pele, peeling, luz pulsada para resultado mais rápido.

Laís De Abreu Mutti

Dermatologista

São Paulo


A acne é uma doença muito comum em adolescentes e mulheres adultas. O tratamento deve se feito de forma precoce para evitar o desenvolvimento de manchas escuras e cicatrizes. As opções variam desde tratamentos tópicos até medicações orais, sempre feito de forma individualizada conforme o quadro clínico de cada paciente.

Gláucia Labinas

Dermatologista

São José dos Campos


A acne costuma aparecer na adolescência e está associada aos hormônios da puberdade. Apesar de ser mais comum nos jovens, a acne pode permanecer ou surgir na vida adulta. Mesmo não sendo uma doença grave, tem grande impacto na qualidade de vida e autoestima. O objetivo do tratamento adequado é melhorar a aparência da pele e também evitar a formação de cicatrizes, que podem ser permanentes e muito incômodas.

Os tratamentos disponíveis para a acne incluem cremes, géis, sabonetes e antibióticos, além da isotretinoína oral (conhecido como roacutan). Existem também tratamentos complementares feitos no consultório como a extração de comedões, punção ou drenagem de pústulas, nódulos e pseudocistos, infiltração de medicações específicas e o tratamento das cicatrizes associadas com peelings, laser e outros procedimentos, como a dermoabrasão, subincisão e preenchimentos cutâneos. As manchas associadas à acne também podem ser tratadas com procedimentos em consultório e cremes em casa.

A acne é uma condição da pele que ocorre quando os folículos pilosos ficam obstruídos por sebo e por células mortas, sendo colonizados por bactérias que geram inflamação e desconforto. É mais comum no rosto, pescoço, peito, costas e ombro. O tratamento consiste no uso de medicamentos orais e/ou aplicados na pele, além de cuidados com a alimentação, hidratação, exposição ao sol e outros hábitos. O uso de lasers, peelings e preenchimento com ácido hialurônico podem ser usados no tratamento da acne e de suas cicatrizes.

Mayume Dias Shibuya

Dermatologista, Especialista em medicina estética

Salvador

Agendar uma visita

O tratamento da acne envolve várias fases, das lesões propriamente ditas e também das cicatrizes que ficaram. Para tratar o quadro inflamatório indicamos sabonetes, remédio para passar e para alguns casos para tomar também. Com o quadro inflamatório resolvido partimos para o tratamento das marcas e manchas que ficaram e para isso dispomos no consultório de várias opções como peeling, microagulhamento (IPCA), LASER e MMP .

Tais Bonilha Alves

Dermatologista

São Paulo


O tratamento da acne varia muito individualmente, sendo necessário avaliação do tipo de acne, tipos de pele e dos graus de sensibilidade. Essa individualização garante adesão ao tratamento e resultados mais efetivos. As cicatrizes também são alvos do tratamento para uma pele uniforme e bonita. Peelings, dermoabrasão, subcisão, laser e microagulhamento são procedimentos realizados no consultório para melhora estética.

Lorena Teixeira

Dermatologista

Curitiba

Quais profissionais realizam Tratamento para acne?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.