Videolaringoscopia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em videolaringoscopia

Encontre um especialista em Videolaringoscopia na sua cidade:

Perguntas sobre Videolaringoscopia

Nossos especialistas responderam a 23 perguntas sobre Videolaringoscopia

Dr. Gabriel de Freitas
Dr. Gabriel de Freitas
Otorrino
Ribeirão Preto
com certeza, vale a pena repetir
1 respostas

Dra. Claudia Eckley
Dra. Claudia Eckley
Otorrino
São Paulo
O exame de videolaringoscopia é indicado para ver as cordas vocais. Este exame faz parte rotineira da avaliação que qualquer pessoa com queixas da voz, antes e após a cirurgia, pois permite ver…
1 respostas

 Rosilene de Melo Menezes
Rosilene de Melo Menezes
Cirurgião de cabeça e pescoço
São Paulo
para uma orientação mais precisa preciso ver o exame de endoscopia o qual foi diagnosticado esse nodulo, mas a principio são tratados por via endoscopica
4 respostas

Especialistas falam sobre Videolaringoscopia

A videolaringoscopia é um exame realizado por um otorrinolaringologista, com o objetivo de visualizar regiões da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e laringe. É indolor, feito com anestesia local na forma de spray caso o paciente tenha muita náusea. Este exame é uma importante ferramenta no diagnóstico das doenças da Laringe, inclusive no diagnóstico precoce do câncer de laringe

Exame realizado através de uma fibra óptica rígida ou flexível que tem por objetivo auxiliar na avaliação da anatomia e fisiologia da laringe .Descobrir ou confirmar doenças que acometem as cordas vocais,ja que permite uma visualização por completo das estruturas da laringe .Não é necessário sedação , jejum do paciente ou obrigatório acompanhante. Laudo diagnóstico imediato.

Exame de extrema importância na avaliação laringológica. Pode ser realizado sob endoscopia rígida ou flexível, como paciente sentado em consultório. No caso do exame com endoscópio rígido, o aparelho é introduzido delicadamente através da boca e irá filmar toda região de orofaringe, hipofaringe e laringe, "atrás da língua". Pode ser utilizada anestesia tópica (spray) caso necessário. Geralmente é bem tolerado. Já no caso do exame flexível, um Nasofibroscópio é introduzido através de uma das narinas, após anestesia tópica (spray), e é posicionado ao nível do faringe para poder filmar toda a região desejada. Exame reservado ao paciente com reflexo de vômito exacerbado que não tolera o rígido.

Édio Cavallaro

Otorrino

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Realizo este exame em meu consultório, sem necessidade de sedação. É um exame rápido, geralmente poucos minutos qual será introduzido uma pequena sonda com uma ponta de luz o qual avaliarei na televisão por dentro da garganta do paciente possíveis alterações tumorações, nódulos vocais, laringites, amigdalites, faringites. Se o paciente quiser ele pode acompanhar na televisão conjuntamente comigo ao mesmo tempo que realizo o exame e assim saber o que esta acontecendo. Posso realizar a pedido de outros médicos ou posso realizar em meus pacientes que julguei necessário após a consulta médica comigo e assim para estes posso indicar um tratamento imediato.

Laringoscopia é o exame necessário para observar as cordas vocais e a região ao redor dela. Este exame é feito sob anestesia local, spray, não necessitando de sedação ou jejum. É rápido, indolor, precisando apenas que o paciente relaxe e siga as instruções de falar certas vogais quando requisitado pelo médico.

Bruno Pinto Ribeiro

Cirurgião de cabeça e pescoço

Feira de Santana

Agendar uma visita

É um exame endoscópico ambulatorial, realizado no consultório do Otorrinolaringologista, que avalia a base da língua, orofaringe, laringe e hipofaringe (transição entre faringe e trato digestivo). Também é chamada de fibrolaringoscopia e telelaringoscopia.

Trata-se de exame de endoscopia, realizado no consultório, sob anestesia em spray de ação rápida e passageira. Neste exame, se tem a oportunidade de visibilizar com detalhes estruturas da garganta e laringe (aparelho da voz), como a movimentação das cordas vocais ou suas lesões. De grande importância para fumantes, profissionais da voz e em pré e pós operatório para cirurgias da tireoide.

José Chacra Jr.

Cirurgião de cabeça e pescoço

Jundiaí

Agendar uma visita

O que é e como é feito? A Laringoscopia é um procedimento médico é capaz de analisar os aspectos anatômicos e funcionais da faringe e da laringe, incluindo o movimento das pregas vocais. O exame utiliza aparelhos delicados que são introduzidos pelo nariz ou pela boca, além de poder ser aplicada anestesia tópica/lubrificante, para reduzir o incômodo e a resistência. A duração do exame em si é variável, mas em geral não passa de 10 minutos e este deve ser associado a uma avaliação clínica completa. Quando fazer? Rouquidão duradoura (mais de 15 dias), alterações recentes ou progressivas da voz, tosse crônica, sangramentos e dores para engolir são sintomas de alerta para realizar o exame.

Exame realizado no consultório, com o paciente acordado, podendo ser usada anestesia tópica spray para diminuir o reflexo nauseoso. Visualiza-se a laringe (órgão da voz) e lesões correlatas. Sua principal indicação é na investigação da rouquidão. Com tal método, diagnosticamos: nódulos de pregas vocais, pólipos, fendas glóticas, tumores, entre outras afecções. O laudo é entregue no mesmo dia.

Luís Felipe Murad

Otorrino

Rio de Janeiro


A videolaringoscopia é o exame utilizado para obter imagens da orofaringe, laringe, primeiros anéis traqueais, hipofaringe e entrada do esôfago. Tem como objetivos: caracterizar lesões mucosas ou submucosas, avaliar corpos estranhos, feridas ou tumores, diagnosticar disfunções laríngeas como paralisias, e pode auxiliar biópsias dessa região, bem como a retirada de possíveis obstruções.

Francisco Bomfim

Cirurgião de cabeça e pescoço

Fortaleza

Agendar uma visita

As doenças de laringe são tratadas desde terapias que incluem desde terapias para reabilitar laringe, como fisioterapias ou fonoterapias, até tratamento cirúrgico de laringe. Uma avaliação inicial da laringe inclui Estroboscopia e Videolaringoscopia. Esses exames são feito em nossa clínica com todo o preparo, conforto para o paciente e técnicas atualizadas para um bom resultado da avaliação e diagnóstico preciso. Agende uma consulta e tenha o tratamento adequado dos seus sintomas.

Cosme Chagas

Otorrino

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A videolaringoscopia ou endoscopialaríngea é um exame indolor, realizado para avaliação da cavidade oral e laríngea, tanto em crianças como em adultos. Ele é realizado com o paciente sentado, sem sedação alguma, através da introdução de uma fibra ótica na cavidade oral, conectada a uma câmera, para análise da mucosa e estruturas de cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e laringe. Pode, também, ser realizado através da introdução da fibra ótica flexível através do nariz em pacientes com muito reflexo de náusea, ou mesmo em crianças pequenas. Pode-se aplicar um spray de lidocaína para redução do reflexo nauseoso. Não há preparo especial para o paciente, sendo preferível jejum de 2 horas.

Quais profissionais realizam Videolaringoscopia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.