Videotoracoscopia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - videotoracoscopia

Alessandro Wasum Mariani

Alessandro Wasum Mariani

Cirurgião torácico

São Paulo

Agendar uma visita
Daniel Sammartino Brandão

Daniel Sammartino Brandão

Cirurgião torácico

Brasília

Agendar uma visita
Fernando Conrado Abrão

Fernando Conrado Abrão

Cirurgião torácico

São Paulo

Agendar uma visita
Augusto Ishy

Augusto Ishy

Cirurgião torácico, Cirurgião oncológico

São Paulo

Agendar uma visita
Airton Schneider

Airton Schneider

Cirurgião torácico

Canoas

Perguntas sobre Videotoracoscopia

Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Videotoracoscopia

Todo procedimento tem seus riscos inerentes e deve ser feito com todos os cuidados e avaliações além de cuidados pré e pós operatórios. Atualmente muitos casos podem ser tratados por cirurgia…

Sim, é possível desde que não haja necessidade de reconstrução de parede torácica

A videotoracoscopia possui tanto aplicabilidade diagnóstica como terapêutica,sendo realizada frequentemente sob anestesia geral.O tempo estara associado a resposta anestésica,que é individual,bem…

Especialistas falam sobre Videotoracoscopia

A maioria dos procedimentos cirúrgicos no tórax não mais necessitam da abertura ampla do tórax com afastamento das costelas, pois a videocirurgia ou videotoracoscopia é comumente empregada para o diagnóstico e tratamento das afecções torácicas. O cirurgião opera através de um ou alguns pequenos orifícios, sendo que por um é utilizada uma vídeo câmera e pelos demais são posicionados os instrumentos de apreensão, corte e grampeamento. Desde 2010 empregamos em casos selecionados o sistema robótico Da Vinci. As vantagens da videocirurgia e robótica sobre a técnica convencional (aberta) incluem menor morbidade e recuperação mais rápida. Possuímos treinamento avançado em ambas as técnicas.

Ricardo Sales Dos Santos

Cirurgião torácico

São Paulo


A videotoracoscopia consiste no acesso ao tórax por meio de microcâmera e instrumentos especializados. Pode ser necessária para o diagnóstico e/ou tratamento de algumas doenças pulmonares, que podem ser benignas ou malignas. Para uma adequada análise quanto à sua necessidade, é fundamental a avaliação por um cirurgião torácico. Caso esteja indicada, esta técnica cirúrgica minimamente invasiva (com um pequeno corte, ao invés de grandes incisões) oferece excelentes resultados, às custas de uma menor agressão ao organismo. O melhor aspecto estético, a menor dor no pós-operatório, a recuperação mais rápida e com menos complicações fazem com que esta técnica sejam nossa opção de escolha.

Fernando Vannucci

Cirurgião torácico

Rio de Janeiro


A videotoracoscopia é fundamental hoje para o tratamento de diversas doenças do tórax. Consiste em realizarmos a cirurgia de forma minimamente invasiva, através de pequenos cortes (geralmente de 2 a 4 com aproximadamente 1cm cada), nos quais são introduzidos uma câmera de vídeo e instrumentais cirúrgicos específicos. A cirurgia então é realizada visualizando-se as imagens em um monitor. Essa técnica moderna promove menor dor no período pós-operatório, recuperação mais rápida e retorno em menor tempo as atividades habituais e ao trabalho.

Liu Estradioto

Cirurgião torácico

Curitiba

Agendar uma visita

Quais profissionais realizam Videotoracoscopia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.