Whigney Costa

Psicólogo · Mais

Número de registro: CRP GO 12654

34 opiniões

Experiência

Olá, eu sou o Whigney Costa, psicólogo (CRP 09/12654). Independentemente se sua procura está direcionada ao autoconhecimento ou se você possui alguma demanda específica, o meu objetivo é, de forma ética, dialogada e empática, auxiliar em suas reflexões e, consequentemente, na percepção acerca de suas possibilidades. De antemão, talvez eu não tenha todas as respostas que você procura, mas posso afirmar que estaremos juntos nos caminhos, angústias, projetos e escolhas que você compartilhar comigo.

Desde minha graduação em Psicologia que se deu na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, notei meu desejo em atuar na área clínica, mas também na saúde, em especial no hospital. Motivado por este desejo e pelo meu interesse em gênero, sexualidade e seus desdobramentos na subjetividade de cada pessoa, fui, durante dois anos, Psicólogo Residente Multiprofissional em Infectologia no HDT/HAA. Neste período, atuei no atendimento à pessoa vivendo com HIV/aids (PVHA), outras doenças infectocontagiosas, doenças crônicas e também dermatológicas.

Esta experiência, além de me tornar especialista na área, me permitiu adquirir conhecimento acerca de medicamentos, exames e me fez trabalhar a habilidade de explicar sobre esses assuntos, muitas vezes difíceis, para alguém que precisava. Ainda, pude auxiliar as pessoas que atendi no estabelecimento de estratégias frente a diagnósticos difíceis e notícias de luto, principalmente no momento de pandemia. Além disso, o interesse por esta área me direcionou ao mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília.

Na clínica, apesar de ser um contexto diferente, vivi situações semelhantes com diagnósticos de transtornos de ansiedade, depressão e também ao explicar acerca de certas medicações (antidepressivos, antipsicóticos, ansiolíticos) em um trabalho conjunto. Por vezes, o luto não foi de uma pessoa que faleceu, mas de um relacionamento que acabou ou o medo que isso ocorra. Em outras situações, não há um diagnóstico, mas a pessoa não possui o desempenho que gostaria e deseja mudanças.

Ainda, sou especialista em Sexualidade Humana pela Universidade de Araraquara - SP e considero fundamental compreender a forma como ser homem, ser mulher, interfere nos relacionamentos e na maneira como cada um vive. Comumente, sintomas de ansiedade, angústias, medos, se originam na forma como a pessoa se vê, por quem ela sente desejo e como é seu desempenho sexual. Dessa forma, sem julgamentos, poderei te auxiliar frente estas questões e no que mais desejar.
mais Sobre mim

Experiência em:

  • Psicologia hospitalar
  • Psicoterapia do adulto
  • Terapia sexual
  • Psicologia do luto e do enlutamento

Pacientes que trato

Adultos

Planos de saúde não aceitos

Este especialista só aceita pacientes particulares. Você pode pagar particular para marcar, ou encontrar outro especialista que aceite o seu plano de saúde.

Consultórios (3)

Ampliar o mapa abre num novo separador
Espaço Recriar Psicologia

Ed. Prospère Office Harmony, Alameda Ricardo Paranhos, 799 - Sala 124, Setor Marista, Goiânia 74175-020

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Ampliar o mapa abre num novo separador

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Ampliar o mapa abre num novo separador
Casa Afecto

Rua C-212, Nova Suíça, Goiânia

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Ampliar o mapa abre num novo separador

Serviços e preços

  • Consulta Psicologia


  • Teleconsulta


  • Acompanhamento Paciente com HIV


  • Atendimento à pacientes com doenças crônicas


  • Avaliação psicológica


34 opiniões

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais. Saber mais sobre pareceres
  • R

    O dr. Whigney é bastante prestativo e atencioso, iniciei o processo faz pouco tempo mas já me encontro satisfeito.

     • Espaço Recriar Psicologia Consulta Psicologia  • 

    Whigney Costa

    Agradeço o seu feedback! Fico feliz em contribuir com o seu processo!


  • L

    Muito cuidadoso na palavras, gostei bastante.

     • Casa Afecto Consulta Psicologia  • 

    Whigney Costa

    Agradeço o feedback! Fico feliz em saber que se sentiu acolhida.


  • C

    Gostei da primeira consulta. Me entendeu bem. Espero poder continuar.

     • Espaço Recriar Psicologia Consulta Psicologia  • 

    Whigney Costa

    Muito obrigado pelo seu feedback!


  • R

    Whigney é um Psicólogo vivo.

    Digo isso por que não se distancia do cliente, ele interage, ri, comenta, e acima de tudo é extremamente profissional; suas pontuações ecoam em minha mente durante semanas e sempre são muito bem colocadas; Resumo suas sessões em: viva, precisa e acolhedora.

     • Casa Afecto Consulta Psicologia  • 

    Whigney Costa

    Muito obrigado pelo seu feedback! Comentários assim me fazem querer, cada dia mais, oferecer um melhor atendimento aos meus clientes.


  • R

    Nossa primeira sessão foi bem tranquila e assertiva! Whigney foi atencioso e bem cauteloso nesse primeiro momento, e tenho certeza, que será um processo bem tranquilo.

     • Casa Afecto Consulta Psicologia  • 

    Whigney Costa

    Agradeço pela sua opinião! Espero manter tal percepção acerca de nosso processo.


  • C

    Ótimo profissional, muito afetivo em suas sábias, oportunas e pontuais reflexões e orientações, no que se refere ao atendimento a minha pessoa.

     • Casa Afecto Consulta Psicologia  • 

    Whigney Costa

    Ah, muito obrigado! Sou grato por fazer parte do seu processo!


  • I

    Um profissional incrível, sempre muito atencioso, não tem nenhum ponto que deixou a desejar. Sou muito grato por tudo que conseguimos alcançar.

     • Espaço Recriar Psicologia Consulta Psicologia  • 

    Whigney Costa

    Muito obrigado! Me sinto muito feliz por fazer parte do seu processo.


  • G

    Estou muito satisfeito. Fiz apenas duas sessões mas já estou feliz com o tipo de abordagem que o Whigney tem. Indico sem medo. Super pontual e o ambiente é excelente.

     • Casa Afecto Consulta Psicologia  • 

    Whigney Costa

    Muito obrigado pelo seu feedback! Meu objetivo é manter o mesmo padrão em nosso processo!


  • L

    Excelente profissional. Super educado, atencioso, assertivo em cada comentário e ponderação. Consultório sempre impecável, muito aconchegante. Minha qualidade de vida emocional melhorou significativamente após o início de nossas sessões.

     • Espaço Recriar Psicologia Consulta psicológica do adulto  • 

    Whigney Costa

    Muito obrigado pelo seu feedback, não só em relação a mim, mas todo o processo. Me sinto lisonjeado pelas palavras!


  • Comecei a terapia com o Whigney em dezembro de 2021 e estou adorando! Encontrei ele pelo doctoralia, e na primeira consulta já pude ver que ele iria ser meu novo psicólogo. Muito atencioso, educado, calmo, pontual e assertivo. Amo nossas consultas ;)

     • Espaço Recriar Psicologia Consulta Psicologia  • 

    Whigney Costa

    Muito obrigado pela sua opinião! Fico muito feliz com o seu feedback.


Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

37 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Compulsão sexual

Olá, tudo bem?

Sou homem, namoro à 4 anos com uma mulher. Tenho um fetiche (acredito ser) na adrenalina de "fazer coisas erradas" kkkk meio confuso, eu sei. Mas sempre fui criado para ser o "menino perfeito da família", minha família me limitava em muitas coisas. Hoje, com 28 anos, estou experimentando algumas coisas como bebidas, vapes, minha namorada entende, aprova e também participa comigo, ela é extremamente parceira em tudo. Mas, tem uma outra coisa que eu também curto e nunca tive coragem de falar pra ela, que é "curtir" homens, mas é aí que tá, eu não sei se eu curto os homens ou se curto a adrenalina de fazer "coisa errada" com eles (pois na religião que eu fui criado homem com homem não pode, enfim)... eu nunca desejei namorar um homem ou ter uma relação além de prazer momentâneo, e não desejo. Antes de namorar com ela, já me relacionei apenas sexualmente com homens, e ao terminar me sentia muito ruim (fazia tudo escondido), acredito ser uma forma de me "revoltar" com a vida, e da forma que fui criado, talvez. Enfim, hoje ainda tenho essa vontade de fazer coisas com homens, e faço virtualmente apenas (escondido sem ela saber) me excito muito com isso, porém, ao terminar me sinto um lixo, e fico mal por esconder isso dela. Tenho muito medo de contar pra ela e isso estragar nossa relação, que é muuuito top. Fazer com homens pessoalmente não tenho mais vontade, enquanto estiver namorando com ela pelo menos não.

Enfim, porque esse fetiche em fazer "coisas erradas"? Isso seria um fetiche?

Olá! A sexualidade é um assunto complexo e diverso. Ao partir de tal pressuposto, há várias possibilidades de interpretação acerca de seu relato. Dentro do termo sexualidade que abarca uma série de categorias, existe a orientação afetivo e sexual, ou seja, por quem se direciona o desejo do sujeito. O desejo se manifesta de várias maneiras e somente o próprio sujeito pode nomeá-lo de forma mais fiel ao que vivencia. Assim, uma pessoa pode se interessar por determinado gênero afetivo e sexualmente, e por outro apenas sexualmente, por exemplo, havendo uma gama de possibilidades. Ressalta-se que todas as nossas vivências são atravessadas pelo período histórico, cultura, moral e valores religiosos. Assim, é esperado, principalmente em país predominantemente cristão, a culpa relacionada ao que foge de tais normas. Dessa forma, o processo terapêutico pode ser uma interessante possibilidade para lhe auxiliar a compreender melhor sobre seu desejo, culpa e os caminhos que escolherá trilhar no futuro acerca de seu relacionamento.

 Whigney Costa

Pergunta sobre Timidez

Olá

Sou uma pessoa tímida, e sinto como se houvesse um bloqueio em mim. Em uma roda de conversa não consigo desenvolver uma linha de raciocínio, minha mente fica em branco , não consigo dar uma opinião/conversar por que não vem nada em mente , apenas um vazio e acabando sempre respondendo das maneiras mais óbvias ( “hum,verdade,nossa ) qual profissional eu deveria procurar?

Olá! Se relacionar, socializar, apesar de parecer algo simples e natural pode envolver diversos entraves, principalmente para os mais tímidos. O processo psicoterapêutico pode, inicialmente, auxiliar em sua compreensão acerca das motivações que a impedem de se relacionar de maneira mais fluida. Será que faz parte da sua personalidade ser uma pessoa mais tímida isso você sempre foi assim? Ocorreu algum episódio em algum momento de interação que intensificou sua retração? Como você se sente em tais situações? O que você gostaria que fosse diferente? Assim, além de te auxiliar na compreensão de tais aspectos, a terapia ainda pode favorecer o desenvolvimento de habilidades sociais. Tais habilidades podem ser desenvolvidas a fim de favorecer as suas interações de maneira mais fluida, respeitando, obviamente, os seus limites.

 Whigney Costa
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes