Orientação escolar - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - orientação escolar

Olga Santos Anacleto de Oliveira

Olga Santos Anacleto de Oliveira

Psicólogo, Terapeuta complementar

Recife

Agendar uma visita
Deborah Mantovani Machado

Deborah Mantovani Machado

Psicanalista, Psicólogo

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Ruth Carvalho

Ruth Carvalho

Psicólogo

Jacareí

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Perguntas sobre Orientação escolar

Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Orientação escolar

Existem instrumentos de avaliação psicológica que podem responder algumas de suas dúvidas, no que se refere à alfabetizaçao. Mas, quanto a qual escola/metodologia optar, só mesmo infarmando-se…

Sua filha vai se adaptar a um outro método e uma outra escola, peça orientação da coordenação da nova escola e da sua nova professora. Acompanhe ela com mais atenção até ela se adaptar a nova…

É muito difícil para o adolescente romper vínculos já estabelecidos há muitos anos na escola. Antes da mudança é preciso ouvi-lo, avaliar seu desenvolvimento escolar e conversar com os professores,…

Especialistas falam sobre Orientação Escolar

Dentro do escopo da Avaliação Neuropsicológica, destaco o campo infantil e sua importância. Tal processo envolve os aspectos relacionados ao desenvolvimento cognitivo e à maturação neurológica, além da escolarização, fatores culturais e sociais. Sua grande utilidade está no auxílio no diagnóstico da infância, como os Transtornos de aprendizagens, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outros (Salles, et al, 2011). O objetivo é a intervenção precoce dos transtornos cognitivos e de desordens do desenvolvimento que possam comprometer a aquisição das habilidades (Hamdam, Pereira & Riechi, 2011).

Marlene Galdino

Psicólogo

Campinas


Uma orientação escolar envolve muitos aspectos, desde o desempenho do paciente no âmbito escolar até decisões referentes a escolha de cursos para o vestibular, também abordamos questões referentes a bullying, dificuldades de socialização com outros colegas, e tudo aquilo que envolve questões fundamentais para o melhor aproveitamento e desenvolvimento escolar.

Daniel Rodrigues Da Silva

Psicólogo

São Paulo


Prezo por visitar a escola do meu paciente, a fim de ouvir as dificuldades da criança e/ou adolescente, bem como da equipe docente. Desse modo, juntos, podemos traçar um plano terapêutico na escola, com metas, que serão reavaliadas numa consultoria escolar subsequente. É papel do psiquiatra infantil ajudar a escola a olhar e a estar atento às especificidades de cada criança.

Natália Baliani De Biagi

Psiquiatra

Limeira


Na Escola é possível perceber que alguns alunos (a) apresentam diversos tipos de dificuldades, como por exemplo, dificuldades de aprendizagem, socialização, interação, inclusão, participação, entre outras situações que não correspondem com os objetivos esperados propostos pela Escola. Através das experiências que a Escola promove, são capazes de aprender conteúdos disciplinares, educacionais e sociais que carregarão consigo para o resto da vida. Por isso a importância de trabalhar e elaborar possíveis situações que possam vir a marcar a vida psíquica e emocional do escolar.

Fernanda Sá

Psicólogo

Porto Alegre

Quais profissionais realizam Orientação escolar?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.