Estamos confusos sobre a troca de escola de nossos filhos, em especial da minha filha que fará em 2016

23 respostas
Estamos confusos sobre a troca de escola de nossos filhos, em especial da minha filha que fará em 2016 o 1o ano do fundamental. Nossa principal dúvida é a mudança do método de alfabetização. Existe serviço especializado que poderia nos dar orientação nesse sentido e o que devemos observar?
Olá, vocês podem agendar uma visita na nova escola, para conhecer a metodologia e expor essa aflição com a coordenadora pedagógica ou diretora. Um abraço

Tenho trabalhado em várias escolas ,orientando equipe,alunos e pais assim sugiro um debate amplo sobre esse seus medos,que não são infundados porque a escola faz parte da vida das crianças e dos pais.A escola é um aparelho ideológico que educa muitas vezes mais do que instrui.Assim a linha francesa que sigo no meu trabalho nos manda ser cautelosos e não ingênuos.Cabe sim problematizar uma questão importante na vida de todos vocês porque as escolas moldam as pessoas,defendem ideologias e estilos de vida.A seu dispor,Mônica
Olá. Em primeiro lugar, parabéns pelo cuidado e atenção com a educação dos seus filhos. Sugiro que vocês procurem a orientação de um (a) psicopedagogo (a), de preferência um que atue na área (geográfica, mesmo) nas quais vocês estão interessados e que, portanto conheça a abordagem das escolas pretendidas por vocês. Este profissional poderá analisar juntamente com vocês objetivamente sobre o funcionamento de sua família e qual seria a opção que mais coadunaria com a educação que vocês provêm aos seus filhos em casa. Não adianta matricular o seu filho em uma escola maravilhosa, mas que não siga a mesma linha de pensamento e tenha os mesmos valores que sua família.
Boa sorte. Espero ter ajudado.
Existem instrumentos de avaliação psicológica que podem responder algumas de suas dúvidas, no que se refere à alfabetizaçao. Mas, quanto a qual escola/metodologia optar, só mesmo infarmando-se préviamente sobre a instituição. E visitando-a. Sucesso!
As escolas trabalham com métodos diferentes e entendo sua preocupação quanto à alteração, pois pode haver uma quebra de continuidade. No entanto, se a criança não tiver nenhuma dificuldade ou imaturidade além do comum para sua idade, ela vai acabar se adaptando e desenvolvendo sua aprendizagem, mesmo que o método seja diferente. A tendência é que eventuais dificuldades iniciais sejam superadas sem grandes problemas.
O mais importante é que ela se sinta bem na nova escola, que encontre um ambiente em que se sinta bem recebida e estimulada a aprender.
Sua preocupação tem extrema relevância. Toda mudança, principalmente com criança merece uma atenção especial.
Entrar no 1 ano do ensino fundamental I dentro desse contexto requer uma proximidade da escola escolhida.
Mas inicialmente, você precisa estar segura que a escola ideal é aquela que se assemelha ao que você acredita. Pode ter falhas, mas estas dependem da relação estabelecida entre você e a instituição.
O melhor caminho é conversar com a coordenadora ou orientadora e expor suas duvidas e insegurancas .Você conhece sua filha sabe de suas dificuldades e a escola apenas está conhecendo. Futuramente conversar com a professora, pessoa que terá uma relação bem mais de perto.
Pais, vocês ajudarao muito ao transmitirem tranquilidade e terem paciência nesse processo. Sua filha tera outro olhar :
acolhendo a escola e sendo acolhida por ela. Com essas emoções equilibradas, acontecera uma relação de parceria, que a ajudará independente do método.
Espero ter ajudado!
Acho interessante observar como está o desenvolvimento da criança na série em que cursa atualmente. Pode-se conversar com a equipe pedagógica a este respeito. Assim, você poderá relacionar os recursos que a criança conta para aprender e as expectativas da nova escola e da família.
Olá. Primeiramente sugiro que se perguntem: o que esperam da escola? Esperam que prepare seus filhos para o vestibular (ou seja, prezam pelo conteúdo)? Gostariam que a escola fornecesse condições para que seus filhos se desenvolvam cognitiva, social e emocionalmente? Consideram a religião um elemento importante durante a educação escolar? As respostas a essas perguntas vão dar indícios se preferem uma educação mais tradicional ou uma mais na linha do construtivismo. É importante ressaltar que não há um certo ou um errado. O que realmente importa é que os pais conversem com a coordenação pedagógica, busquem compreender como a escola trabalha, quais são as regras e valores e depois comparem com seus próprios. Se não houver consonância e confiança entre família e escola, a educação escolar pode ser prejudicada. Na visita às escolas, observem principalmente se as crianças estão felizes, a meu ver não há referência melhor do que esta!
Olá.
É importe nesse momento fazer algumas considerações. Primeiro, a família verificar algumas questões em relação a escola, família, sem excluir a criança e as questões diversas que estão em torno dessa decisão. Caso deseje acompanhamento, pode me contactar para que possa apontar algumas questões em que possa esclarecer dúvidas que talvez não tenha sido resolvidas.
Importante na mudança de uma escola para outra, pesquisar com outros pais, buscar informações na própria escola e assim avaliar oque for melhor para seus filhos. Leve seus filhos na escola, converse com os professores para uma melhor avaliação. Com as informações faça uma análise dos pontos positivos e negativos mudando para uma ou outra escola. Faça um balanço dos pontos positivos e negativos. Boa sorte! Fico a disposição. Abs
Excelente iniciativa de vocês de ter essa preocupação é perguntar sobre isso. Acredito que o melhor será marcar uma hora com o coordenador ou pedagogo da escola escolhida e conversar a respeito. Eles vão explicar método e como apresentarão os estudos. Verifiquem se se afinam com valores e ideias de vcs. Exijam contrato do que falam, que expliquem que método seguem e como pretendem executar os trabalhos. Façam isso em cada escola da lista que tiverem e depois escolham. O que importa é que pais e escola se afinem!
Oi! Sugiro que você veja quais são as escolas disponíveis nas proximidades de onde você mora e vá visitá-las para conhecer a metodologia, a missão, a proposta pedagógica. Converse com a diretoria e com a coordenação pedagógica sobre suas dúvidas e anseios e sinta quais das escolas atende melhor ao que você e sua família buscam. Sempre que há uma mudança de colégio, as crianças e adolescentes tendem a sentir uma diferença, por vezes demoram um pouquinho para se adaptar ao nosso método de ensino, currículo, novos colegas, professores,mas o principal é que vocês gostem da escola onde vão colocar seus filhos e sintam confiança.
Olá,
Quando procurar uma escola, leve a sua filha junto pra conhecer e ver em qual ela se sente confortável.
Se possível conheça as salas e converse com as professores assim também com a equipe pedagógica.
A metodologia é aquela em que a família se sentir melhor e principalmente aquela em que a criança se sinta bem. Sugiro que a família visite diferentes escolas, explore, leve a criança em uma segunda visita e decidam juntos conforme a criança demonstre o quanto se sente bem em um ambiente
Boa noite, é interessante conversar com a psicopedagoga/o das escolas que voçes visitarem além da coordenação, eles saber-ão elucidar tudo sobre voças duvidas e responder as voças perguntas; dessa forma voçes terão a possibilidade de perceber se a escola oferece os valores psico-sociais e educativos que voçes desejam pelos voços filhos.
A preocupação dos pais é sem dúvida muito importante, porém, há de ressaltar que excesso de preocupação dos pais podem causar ansiedade e insegurança nos filhos.
Então sugiro se atentar com as preocupações sua (pais) e da criança. Se entender que é sua, sugiro tentar perceber em quais outros momentos você apresenta preocupações desnecessárias ou excessiva, se for da criança, ai sim acompanhá-la e junto a instituição solicitar um auxílio para melhor se adaptar.
Vale ressaltar que de um modo geral as crianças tem boa adaptação.
Tudo que é novo trás angustia.
o ideal é buscar, junto ao corpo pedagógico e administrativo da escola, melhores informações. somos seres adaptáveis, em constante mudança. Acredito que por ser, ainda no processo de aquisição de conhecimentos, que essa nova metodologia há de ser bem aceita, pois é realizada aos poucos. caso perceba angustia na criança, sugiro que busque ajuda/aconselhamento de um profissional, psicólogo.
Bom dia!
No novo colégio com certeza há uma orientação sobre a nova metodologia, é importante manter-se bem informado sobre. Observar se há prejuízo na execução das tarefas diárias.
Abraço!
Olá! Como é bom ver pais se preocupando com a metodologia de ensino e como a mesma vai ajudar o filho no processo de aprendizagem. Sendo psicóloga e pedagoga, sei que as instituições de ensino estão cada vez mais abertas a receber pais e apresentar os métodos, o estabelecimento e formas de avaliação. Sugiro que entre em contato com algumas escolas e peça para visitá-las. Solicite detalhamento de como é feito o processo de alfabetização e também peça para dar uma olhada no PPP (Projeto Político Pedagógico) da instituição, pois assim saberá os valores e objetivos de ensino da mesma. Espero ter contribuído com sua questão.
A escolha da nova escola tem muito haver com os valores e costumes de cada familia. Tambem tem haver com o perfil de cada crianca e oque desejam para ela.
Podem passar em sessao psicoterapia em orientacao de pais para entender as diferentes metodologias, tirar duvidas das escola s e entender mais claro oque querem .
no meu caso conheco mais as escolas na zona sul de sao paulo, por professora e psicologa e ter orientacao de pais.
obrigada
patricia massuia
O que poderia te ajudar nesse caso, seria uma Educadora Parental ou orientação parental. Reflita sobre o que vocês procuram, qual é a filosofia e valores da família de vocês. E se você for para um caminho e descobrir que não é aquele, nunca é tarde para mudar. Procure buscar sempre uma educação respeitosa que vá de encontro com as necessidades da família e da criança. Espero ter te ajudado, fiquem bem!
Olá, procure um profissional/psicopedagogo(a), para ajuda-la quanto a orientação e observação de forma mais favorável em relação ao desconforto que possa gerar pela troca do método de
alfabetização.
Sim, existem serviços especializados que podem orientar você sobre a mudança de escola e o método de alfabetização utilizado. É comum que as escolas utilizem métodos diferentes de alfabetização, e essa pode ser uma das preocupações dos pais ao mudar seus filhos de escola.

Uma possibilidade é procurar um psicólogo escolar ou um psicopedagogo, que possam conhecer as escolas que você está considerando e possam avaliar qual seria a melhor opção para a sua filha. Esses profissionais podem ainda realizar avaliações e testes para identificar os pontos fortes e fracos da aprendizagem da sua filha e, com isso, auxiliar na adaptação dela a nova escola.

Outra opção é buscar o auxílio de um consultor educacional, que possa apresentar informações sobre as principais escolas da região, suas características e as metodologias utilizadas. Esse profissional pode ajudar a avaliar as opções e escolher a melhor alternativa para a situação da sua família.