Minha filha hoje estuda no método fônico de alfabetização, mas a escola passa por situação financeira

20 respostas
Minha filha hoje estuda no método fônico de alfabetização, mas a escola passa por situação financeira dificil e ha risco de fechar, posso trocar por uma com metodo global de alfabetização, mas tenho receio, sao metodos opostos será que ela se adapta?
Sem dúvida a troca de metodologia escolar por outra pode interferir no aprendizado dela, no entanto, comece a conversar com ela sobre isso, vai inserindo aos poucos o novo método quando ela tiver fazendo as tarefas escolares. Caso sinta dificuldades com isso, procure o auxílio de uma psicopedagoga que poderá trabalhar melhor com ela esses métodos. Mas o importante é você mostrar para a sua filha que independente do método escolar utilizado que ela possui totais condições que continuar adquirindo novos conteúdos escolares. Um abraço

Na vida escolar as crianças tendem a se adaptar com bastante facilidade.Converse com a orientadora pedagógica da escola nova e, caso haja na escola, converse com a psicopedagoga, assim ela poderá lhe dar dicas e observar com um olhar mais atento sua filha durante o ano letivo.
Olá,
Nem sempre a troca de escola e o método influência de forma que prejudique a criança.
A questão social tbm intetefe nesta fase,sendo que ,o contato prévio com a escola escolhida será de grande ganho .
Coloque tudo o que lhe preocupa com o profissional que irá conversar com vc na nova escola.
As crianças no geral mantém geralmente facilidades em reações e adaptações social.
Att
Jaqueline D"Angelo
Psicopedagoga
Porto Alegre/Rs
Dificil prever, informe a escola, muitas vezes as escolas acompanham os alunos nessas mudanças.
Bom dia! Qualquer mudança , na vida da criança ou no adulto, pode vir a causar resistências, de forma que é de presumir um tempo necessário (e individual) de adaptação. Com o método escolar, não é diferente. Não é possível determinar um possível problema ou tranquiliza-la oferecendo um ilusório prognóstico; seria necessário, no mínimo, que ela estivesse em análise, por tempo suficiente, anterior à mudança; o que seria um recurso a mais, para auxiliá-la na adaptação. Cada ser humano se apta de forma diferente às situações. É preciso viver a situação para verificar como a sua filha irá se adaptar.
Sugiro que, no caso da observação de persistente dificuldade de adaptação, busque auxílio de uma Psicóloga (o) ,à escolha, para acompanhamento e orientação.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Acho que vae a pena experimentar a troca. Se houver difuculdades de aprendizagem ,ele poderá faer algumas aulas extras com uma prof. da nova escola xom o método utilizado pela escola
Olá...
As mudanças na vida geram impacto, mas isto não impede uma adaptação.
Acredito que os professores e a cordenação pedagogica, são os profissionais que podem ajudar.
Abraços!
O método fônico , nesta idade é o ideal , por conta que a criança está tendo os primeiros contatos com o mundo letrado e identificar as sílabas com seus respectivos sons abre as portas para a adaptação ao ensino global .Acredito que será super tranquilo , porque no método global , ela será alfabetizada com parlendas , receitas , letras de músicas infantis , bilhetes , que dará mais sentido para o processo de alfabetização como um todo .E como as colegas falaram , será muito importante que ela seja bem acolhida ,e que haja um vínculo positivo com a educadora e a escola .Isso será o suficiente pra ela se adaptar e continuar seus progressos de aprendizagem .Estou a disposição .
Concordo com quase todas as respostas dadas. As crianças se adaptam com muita mais facilidade às mudanças que os adultos. Provavelmente seja mais receio seu, mãe, do que de sua filha. Para ela o mais importante dessa mudança seguramente não seja o método de ensino, mas a mudança de colegas, ambiente escolar, professores.
Mas, a vida traz mudanças e ela terá que poder adaptar-se a elas.
Conte com os profissionais da nova escola nessa caminhada.
Se ela conseguiu aprender com um método, provavelmente conseguirá com outro.
Só se ja tiver manifestado dificuldades anteriormente pode vir a ter de novo.
Se não, confie na capacidade de sua filha.
Olá. Esta é uma oportunidade para você e sua filha acrescentar mais possibilidades e abertura para a área cognitiva.
Uma vez que se apresentam novos rumos, o importante é acrescentar e incluir, como alternativas e não como delimitante. Aprender em qualquer método só cai abrir o horizonte e não fechar a capacidade de sua filha.
Bom dia!!
Você deveria ter bastante informações sobre cada método para que acima de tudo se sinta seguro e bem informado sobre cada método.
Também deveria procurar um psicopedagogo para ajudar na escolha, pois ele após algumas sessões poderia ajudar a decidir.
Pense nos potenciais ilimitados da sua filha, não o contrário. Estar aberta para mudanças na vida é fundamental, quantas vezes forem necessárias. Foco no positivo e na resiliência maravilhosa das crianças (pequenas e "grandes"-adultos). Um abraço!
Olá
É difícil saber se irá ter dificuldades com a outra forma de ensino, mas pode ir inserindo aos poucos as atividades quando ela for para a outra escola provavelmente irá se adaptar melhor, também é de grande importância saber lidar com dificuldades na infância é uma ajuda para se tornar um adulto mais saudável...
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica do adulto - R$ 80
Talvez sua filha possa sentir dificuldades iniciais com a mudança. Porém a tendência e que ela se adapte desde que não tenha nenhum transtorno ou dificuldade de aprendizagem associados. Sugiro que tente, caso tenha alguma dificuldade procure um psicopedagogo para ajudar. Grande abraço!
Olá
Nada impede a mudança de método, mas vale entender se sua filha possui algum dificuldade para aprender ou algum transtorno de aprendizagem, neste caso será necessário avaliar melhor, pois ela poderá estranhar a mudança de método. Se voe acha que ela está indo bem dentro deste método, o ideal é que permaneça, buscando outra escola que trbalhe om este método.
Abçs
As crianças costumam ter muita facilidade de adaptação, importante seria conversar com a orientação pedagógica das escolas, sobretudo com a qual ela já estuda e a conhecem.
Toda e qualquer mudança na vida da gente e principalmente quando afeta nossos filhos são bem difíceis, porém procure as alternativas disponíveis em sua cidade e tudo irá se resolver.
Olá, mudanças geram desconfortos. Mas se for bem acolhida e o vínculo com a educadora for positivo, não impedirá sua adaptação.
Sim, é possível trocar o método fônico de alfabetização por um método global de alfabetização, mas é importante entender as diferenças entre esses dois métodos para se assegurar que serão necessárias adequações..

O método fônico de alfabetização enfatiza o ensino dos sons das letras e das combinações de letras para que os alunos aprendam a decodificar palavras. Nesse método, os alunos aprendem os sons individuais das letras e, em seguida, como combiná-los para formar palavras. É um processo passo a passo que visa desenvolver a habilidade de ler com precisão.

Por outro lado, o método global de alfabetização enfatiza a leitura de palavras como um todo, sem foco nos sons individuais das letras. Nesse método, os alunos são expostos a palavras completas e aprendem a reconhecê-las visualmente, sem desmembrar as palavras em seus componentes fonéticos.

Ambos os métodos têm seus pontos fortes e fracos, e a escolha do método dependerá das características e necessidades dos alunos, bem como das abordagens pedagógicas adotadas pela escola. Alguns alunos podem se beneficiar mais com o método fônico, especialmente se tiverem dificuldades de leitura, enquanto outros podem se sair melhor com o método global, que pode estimular o desenvolvimento da compreensão e da fluência na leitura.

É importante que a escolha do método seja baseada em uma compreensão das necessidades dos alunos e das evidências científicas sobre os diferentes métodos de alfabetização. Muitas escolas adotam abordagens que combinam elementos dos dois métodos, buscando oferecer uma educação mais completa e abrangente.
Nós seres humanos temos grande capacidade de adaptação a novas situações. Acredito que sua filha possa sim, de uma maneira geral, adaptar-se novo método, entretanto será necessário observar, de maneira individualizada, e fazer as possíveis intervenções e adaptações caso haja alguma dificuldade mais importante. Conversar na escola pode ser uma das opções para facilitar essa adaptação.