Dr. Alexandre Xavier da Costa

Oftalmologista · Mais

São Paulo 2 endereços

Número de registro: CRM: 148674-SP RQE Nº: 82238

383 opiniões
Pacientes fiéis

Pacientes deste especialista retornam para outras consultas.

Experiência

Minha função enquanto médico oftalmologista é de ser um artesão de olhares. Quero atuar para interferir positivamente na sua qualidade de vida, encontrando a melhor maneira de expressar na sua imagem toda a sua essência, e aflorar, através do seu olhar, o melhor que há em você.

Quando atendo um paciente, quero que a imagem dele esteja em harmonia, ou seja, que “a combinação dos elementos que ele apresenta esteja coerente, em uma relação de pertinência, o que produz uma sensação agradável e de prazer.” No fundo, é isso que todos buscamos ao se ver no espelho. A estética apresentada pelo seu olhar vai transmitir os sentimentos que estão guardados aí dentro. A esse processo eu dou o nome de “Harmonização Visual”.

A forma como o paciente se apresenta no consultório já diz muito. O “Vis-à-Vis” é fundamental: neste momento já percebo a feição, a textura da pele, o olhar, as sobrancelhas, os cílios, as rugas, as pálpebras, a simetria do rosto, a posição e a cor dos olhos, a adequação dos óculos, maquiagens, piercings e tatuagens. Imediatamente já começo a pensar em como posso melhorar a harmonização visual desse paciente. A beleza individual está aí! Não em seguir um padrão único, mas em achar a sua melhor versão, a simetria estética e funcional mais harmônica e equilibrada para o SEU rosto.

Quando o paciente apresenta um leucoma, ou seja, tem a córnea branca por alguma doença ou acidente que o fez perder a visão daquele olho, aquela assimetria apresentada imediatamente atrai nosso olhar, muitas vezes gerando uma feição de estranhamento ou curiosidade, o que acaba constrangendo a pessoa. Inconscientemente ela olha para baixo, envergonhada, fugindo da realidade. A dor, não da cegueira, mas da desarmonia do seu olhar está estampada na sua cara. A franja cobrindo o rosto, os óculos escuros em ambientes fechados, a coluna encurvada para frente, a voz baixa... sim, o corpo fala!

Minha missão enquanto Dr. Xis é a de erguer essa cabeça. Aumentar sua autoestima. Te fazer ver a vida com outros olhos. E para isso existem várias técnicas de Harmonização Visual, que você provavelmente nem sabia que existiam.

A ceratopigmentação, popularmente conhecida como tatuagem de córnea, consiste em pigmentar a córnea esbranquiçada de um olho para que ele fique com o aspecto estético mais parecido ao do outro olho. Uma cirurgia que é um verdadeiro procedimento artístico.

O preenchimento com ácido hialurônico e a substância botulínica são excelentes opções para diminuir as rugas de expressão e amenizar pequenas imperfeições no rosto. Também é possível volumizar a órbita, para que um olho que esteja mais fundo e mais murcho se projete para frente, para alinhar-se ao outro olho normal.

A blefaroplastia não-cirúrgica com o Plexr e seu jato de plasma consegue retrair o excesso de pele das pálpebras e a flacidez que começa a se formar, ao passo que outras técnicas cirúrgicas da oculoplástica vão atuar em casos mais severos ou quando há prolapso das bolsas de gordura, podendo melhorar também o aspecto dos olhos caídos.

A melhor forma de correção ótica, seja com óculos, lentes de contato, ou cirurgia refrativa também precisa ser avaliada individualmente. Para os óculos, a técnica adequada para o exame de refração é fundamental. É preciso testar, refinar, balancear, lembrar que a interpretação das imagens que o cérebro recebe é processada de forma diferente entre cada pessoa. Algumas doenças, como o ceratocone, fazem com que o grau do Auto Refrator se apresente completamente equivocado, e cabe ao médico oftalmologista identificar esses casos e realizar um exame de refração adequado. Já cansei de ouvir no consultório: “os óculos não adiantam pra mim, doutor, porque eu tenho ceratocone”. Minha resposta sempre é: vamos tentar de novo? Quem sabe eu consigo... e na grande maioria das vezes o paciente acaba de óculos. Mas só a receita dos óculos não basta! Temos que pensar no tipo de armação mais adequada para o seu rosto e para o seu tipo de ametropia (grau).

As lentes de contato também não são todas iguais, e quando usadas de forma indiscriminada vão causar graves riscos à sua visão, ou no mínimo um grande desconforto. Você já tentou usar lentes de contato e não se adaptou? Provavelmente estava usando lentes mal adaptadas e inadequadas para os seus olhos. O estado da sua superfície ocular também é fundamental para o sucesso no uso das lentes de contato: alergias, olho seco, blefarite e até hábitos de vida podem afetar sua saúde ocular.

A cirurgia refrativa a laser, por sua vez, pode corrigir o grau de algumas pessoas para que elas deixem de usar óculos ou lentes, e o transplante de córnea pode ser uma solução mais elaborada para uma pessoa que apresenta uma cegueira corneana reversível.
mais Sobre mim

Experiência em:

  • Cirurgia refrativa
  • Ceratocone
  • Córnea e doenças externas
  • Superfície ocular e alergias

Pacientes que trato

Adultos
Crianças

Formatos de consulta

Presencial Ver locais (2)
Consulta por vídeo

Fotos e vídeos

Logo
Dr. Alexandre Xavier da Costa

Avenida Miruna 660, São Paulo 04084-002

A Ceratopigmentação, popularmente conhecida como tatuagem corneana, é a técnica cirúrgica de micropigmentação da córnea, com o objetivo de restaurar a coloração de um olho cego que ficou esbranquiçado, uma alternativa promissora para a melhora estética de pacientes com opacidades corneanas. A córnea esbranquiçada normalmente gera estigmas sociais negativos para o paciente, que frequentemente busca alternativas para ocultar essa alteração e diminuir os efeitos psicológicos negativos. Entretanto, muitas vezes eles são intolerantes a lentes de contato cosméticas ou próteses oculares, sendo comum a queixa de desconforto excessivo proporcionado pela superfície corneana irregular. Para maiores informações, entre em contato!

06/01/2023

Serviços e preços

  • Consulta Oftalmologia

    A partir de R$ 700

  • Paquimetria ultrassonica


  • Controle de ceratocone


  • Crosslinking do colágeno corneano


  • Entropio e ectrópio


Consultórios (3)

Ampliar o mapa abre num novo separador
Consultório Particular

Avenida Miruna 660, Indianópolis, São Paulo 04084-002

Disponibilidade

Número de telefone

(11) 2189...
Ampliar o mapa abre num novo separador

Teleconsulta

Pagamento após a consulta

Teleconsulta

Pagamento após a consulta

Disponibilidade

Número de telefone

(11) 2189...
Ampliar o mapa abre num novo separador
Consultório BH

Rua Domingos Vieira, 587 sala 1010, Belo Horizonte

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Número de telefone

(31) 3241...
Ampliar o mapa abre num novo separador

Planos de saúde aceitos

Os planos de saúde são aceitos, mas a cobertura varia de acordo com o local e o serviço. Confirme durante a etapa de agendamento!

  • Outro (Reembolso)

383 opiniões

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais. Saber mais sobre pareceres
  • L

    Atendimento qualificado e profissional extremamente qualificado

     • Consultório Particular Consulta Oftalmologia  • 

  • C

    Uma boa consulta inicial. Deu explicações detalhadas e foi muito atencioso.

     • Telemedicina Consulta de avaliação cirúrgica  • 

  • S

    Um excelente profissional, dedicado a cada detalhe.

     • Consultório Particular Outro  • 

  • M

    Tive uma horrível experiência, fui fazer ceratopigmentação pra melhorar estética do meu olho vindo a ter uma infecção no olho e tendo que fazer evisceração.
    Então venho alertar a quem for fazer, por que sempre é mostrado somente os bons resultados nas redes sociais..

     • Consultório Particular Consulta Oftalmologia  • 

  • M

    Ótimo profissional. Super competente. Tratamento humanizado. Recomendo.

     • Consultório Particular Tatuagem de córnea - ceratopigmentação  • 

  • W

    ótimo atendimento super atencioso melhor a equipe está de parabéns nota 1000 vcs sao demais

     • Consultório Particular Consulta Oftalmologia  • 

  • C

    Muito bom ., médico muito atencioso, tirou todas as nossas dúvidas.

     • Telemedicina Teleconsulta  • 

  • N

    Pela primeira consulta, agradeço sua atenciosidade e segurança demontrada em relação aos procedimentos oferecidos, fazendo com que ne sinto segurança e oferecendo o melhor lara o paciente. Obrigado

     • outro lugar Outro  • 

  • J

    El Dr. muy atento, y es una ventaja que hable tan bien el español

     • Telemedicina Teleconsulta  • 

  • J

    Atendimento super atencioso e profissional. Local confortável e acolhedor.

     • Consultório Particular Ceratectomia Superficial  • 

Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

5 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Transplante de córnea

Tive a córnea rompida por estilhaço de vidro e fiz cirurgia poucas horas após e uma semana depois mais uma cirurgia para o olho parar de vazar.A visão desse olho está muito ruim.Quanto tempo pode levar para retornar à visão desse olho??

Isso depende muito da extensão da lesão e do local exato onde aconteceu o corte. É provável que haja uma cicatriz na sua córnea e que a visão possa ser afetada de forma definitiva... apenas te examinando no consultório seria possível te dar uma perspectiva da possibilidade de melhora.

Dr. Alexandre Xavier da Costa

Oi
Gostaria de saber se a cegueira causada pela síndrome de stiven johnson tem cura?
A pessoa pode voltar a enxerga r?

A Síndrome de Stevens-Johnson (SSJ) é muito grave e pode causar sequelas irreversíveis para a visão. No entanto, existem procedimentos cirúrgicos avançados que podem sim restaurar a visão de olhos acometidos pela SSJ. Estou à disposição para uma avaliação!

Dr. Alexandre Xavier da Costa
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes