O que é?

Bursite é uma inflamação na bursa, uma bolsa cheia de líquido que fica entre um tendão e a pele ou mesmo entre um tendão e o osso. Pode ser uma doença aguda ou crônica. A inflamação é classificada em três tipos: - Bursite subdeltoidea aguda: é a causa mais frequente dos problemas de mobilidade articular. Surge repentinamente e atinge seu ápice em três dias. As dores, inicialmente localizadas no ombro, aumentam progressivamente. Costumam ser bastante intensas por dez dias. O tratamento leva cerca de um mês e meio. Sua manifestação pode ser um sinal de alerta para o surgimento de um quadro reumático. - Bursite subdeltoidea crônica: não se trata de uma complicação da bursite subdeltoidea aguda, mas uma manifestação diferente. Pode ser primária ou secundária. A primária pode ocorrer em pacientes entre 15 e 65 anos. Ela surge, normalmente, após algum outro problema no ombro que se desenvolveu sem apresentar sintoma. A secundária é mais frequente. Aparece como sequela de algum problema na região como, por exemplo, uma fratura. - Bursite subcoracoide: é uma limitação da rotação interna. Nesse caso, a dor é bem mais intensa.

Qual é a causa?

As bursas auxiliam o movimento corporal e reduzem os atritos. Quando há o uso excessivo dessas articulações, a bursite aparece. Essa, no entanto, não é a única causa do desenvolvimento da doença. Traumas, infecção no local, gota e artrite reumatoide podem desencadear um quadro de bursite. Quando esses ataques são repetidos, a inflamação pode se tornar crônica.

Quais os sintomas?

A bursite provoca dor nas articulações. O local afetado fica mais sensível ao toque, rígido, inchado e apresenta vermelhidão.

Como fazer o diagnóstico?

O exame clínico é essencial para o diagnóstico. Todavia, como há dificuldade para distinguir entre a bursite e o estiramento do músculo ou tendão, o diagnóstico pode ser confirmado com exames de imagem na região afetada.

Qual o tratamento?

O tratamento deve ser feito com o auxílio de medicamentos anti-inflamatórios, relaxantes musculares, aplicações de gelo e repouso da área afetada. A fisioterapia pode ajudar. Em alguns casos, é recomendada cirurgia.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

A bursite retrocalcaneana geralmente está associada com uma tendinopatia na inserção do tendão calcâneo. Caso não tenha sido resolvida com a fisioterapia e antes de ter uma indicação cirúrgica…

Existem basicamente 2 tipos de bursite calcaneana: uma bursite mais superficial, chamada pré Aquileana entre o tendão de Aquiles e pele. Aparece como edema superficial e vermelhidão local relacionada…

Considere inicialmente um bom trabalho de fisioterapia. Seria o mais indicado para seu caso. Cirurgia em caso de insucesso.

Em alguns casos e dependendo de onde se localiza pode ser feita algum tipo de infiltrações com corticoides.
Gelo e fisioterapia tambem ajudam.

A bursite do quadril é uma patologia muito comum e por muitas vezes de difícil tratamento. O mais importante é conseguir estabelecer a causa da bursite e a partir daí seguir o tratamento. Medicações…

A dor na região inguinal direciona o especialista a um quadro da articulação - especialmente quando limita a colocação de calça, meias, subir ou descer escadas. Não podemos ainda afastar quadro…

Sim, é notável ver em alguns casos edema (inchaço) ombros e braços como um todo devido uma bursite (inflamação a bursa) ou alguma lesão no braço. Melhoras.

Em nossa experiência, temos obtido sucesso de cura na bursite/tendinose Isquiádica em aproximadamente 85% dos nossos casos tratados pelo Tratamento por Ondas de Choque (TOC) com protocolo de…

Oi! Primeiro o problema inflamatório (bursite) deve ser resolvido. Não se faz musculação com processos inflamatórios. Procure um médico para prescrever anti inflamatórios e um osteopata para…