O que é?

Bursite é uma inflamação na bursa, uma bolsa cheia de líquido que fica entre um tendão e a pele ou mesmo entre um tendão e o osso. Pode ser uma doença aguda ou crônica. A inflamação é classificada em três tipos: - Bursite subdeltoidea aguda: é a causa mais frequente dos problemas de mobilidade articular. Surge repentinamente e atinge seu ápice em três dias. As dores, inicialmente localizadas no ombro, aumentam progressivamente. Costumam ser bastante intensas por dez dias. O tratamento leva cerca de um mês e meio. Sua manifestação pode ser um sinal de alerta para o surgimento de um quadro reumático. - Bursite subdeltoidea crônica: não se trata de uma complicação da bursite subdeltoidea aguda, mas uma manifestação diferente. Pode ser primária ou secundária. A primária pode ocorrer em pacientes entre 15 e 65 anos. Ela surge, normalmente, após algum outro problema no ombro que se desenvolveu sem apresentar sintoma. A secundária é mais frequente. Aparece como sequela de algum problema na região como, por exemplo, uma fratura. - Bursite subcoracoide: é uma limitação da rotação interna. Nesse caso, a dor é bem mais intensa.

Qual é a causa?

As bursas auxiliam o movimento corporal e reduzem os atritos. Quando há o uso excessivo dessas articulações, a bursite aparece. Essa, no entanto, não é a única causa do desenvolvimento da doença. Traumas, infecção no local, gota e artrite reumatoide podem desencadear um quadro de bursite. Quando esses ataques são repetidos, a inflamação pode se tornar crônica.

Quais os sintomas?

A bursite provoca dor nas articulações. O local afetado fica mais sensível ao toque, rígido, inchado e apresenta vermelhidão.

Como fazer o diagnóstico?

O exame clínico é essencial para o diagnóstico. Todavia, como há dificuldade para distinguir entre a bursite e o estiramento do músculo ou tendão, o diagnóstico pode ser confirmado com exames de imagem na região afetada.

Qual o tratamento?

O tratamento deve ser feito com o auxílio de medicamentos anti-inflamatórios, relaxantes musculares, aplicações de gelo e repouso da área afetada. A fisioterapia pode ajudar. Em alguns casos, é recomendada cirurgia.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

O repouso ou mudança de função, no seu caso, contribui para a melhora do quadro inflamatório.

Olá, existem muitas variáveis como idade, atividades desempenhadas pelo paciente, local de dor, ... que precisamos avaliar durante a consulta, antes de responder sua pergunta. Sugiro que procure…

Seu médico irá orientá-lo sobre isso porque depende de vários fatores.

Bursite na coluna certamente você não tem, não existe. Mas o melhor tratamento para estas dores dependerá de uma avaliação completa e demais achados no exame de ressonância magnética. Em geral…

Não, apenas imobilização analgésica (para diminuir a dor) se for necessária.

A bursite pode causar estalos na região subacromial, proximos a escapula que vc esta refereindo, devido a inflamação da bursa e sua perda de função de redução do atrito.

Olá, a bursite acontece muito em praticantes de atividades físicas como corredores, porém, não é algo ligado só a este tipo de pessoas. A bursite acontece em maior quantidade em mulheres. Sobre…

Existem outras patologias ao redor da região do quadril. Se o seu diagnóstico for esse mesmo, o tratamento esta correto e pode ser associado a infiltração para alívio dos sintomas.

Depende da bursite e do local. em geral é de tratamento conservador com fisioterapia e medidas analgesicas, se nao houver melhora pode optar-se pelo tratamento cirurgico.