O que é a cárie dentária?

É uma doença que destrói os dentes, tanto de adultos quanto de crianças. É uma doença que ataca os tecidos duros do dente, ou seja, o esmalte e a dentina (tecido abaixo do esmalte) e pode levar à inflamação ou infecção da polpa dentária (parte do dente, onde tem seus nervos, arteríolas e vênulas).

As bactérias normalmente presentes na alimentação  sobre os açúcares nos alimentos,  produzem enzimas e ácidos que são responsáveis ??pela cárie dentária. Portanto, desempenham um papel importante no desenvolvimento desta doença: as cáries são desenvolvidas de forma mais ampla, se a alimentação é doce, sintética, pobre em fibras e não natural.

É uma doença extremamente comum e é difundida em todo o mundo ocidental, principalmente nos países em desenvolvimento chamados desenvolvidos. Regiões geográficas onde a comida tradicional é preservada e os da "junk food" ("fast food") e bebidas açucaradas não foram implementadas ainda são muito menos afetados.

Decadência do dente afeta tanto homens quanto mulheres.

Quais são os principais sintomas?

  • A cárie de superfície não são dolorosas.
  • A dor geralmente ocorre normalmente no início, mas o limiar de sensibilidade de cada paciente pode ser muito variável.
  • Isso geralmente é pequena dor, aumentando em importância, em contacto com o frio, doces e, em seguida, calor, indicando que a deterioração no crescimento vem mais e mais sobre a polpa dental.
  • A dor pode tornar-se praticamente permanente, mas de pouca importância, ou mais ou menos agudas de acordo com os indivíduos.
  • Em alguns casos, a cárie dentária pode desenvolver-se plenamente, sem permitir que ele seja notada a destruição total ou quase total do dente, sem dor ou alarme verdadeiramente significativo.
  • No entanto, mais frequentemente como a decadência progride para o nervo do dente, a dor vai se tornar cada vez mais importante.
  • A dor geralmente é muito localizada, eo paciente geralmente localizar o dente causador, mas pode se espalhar para áreas vizinhas, por vezes, ser paciente difícil saber por que causa dor de dente.

O que pode acontecer se não for tratadas as cáries?

Cárie não tratada pode causar um abcesso dentário, embora, em princípio, seja geralmente localizado, pode se espalhar para áreas vizinhas e pode causar sérias complicações.

Não confunda com cavidades

  • Dentes muito desgastadas às vezes pode ser muito sensível ao frio. Em outros casos, o chiclete pode ter retraído expondo parte da raiz, ou pulou uma pequena parte da coroa esmalte dos dentes, e uma parte do dente normalmente cobertos pela gengiva ou o esmalte, é descoberto, tornar-se sensível às variações de temperatura. Essas dores podem às vezes ser confundido com cárie dentária, uma vez que eles são do mesmo tipo e pode ser localizado de forma muito precisa também.
  • Outras doenças da gengiva podem levar a erros de diagnóstico do paciente, mas não ao dentista. Este vai logo perceber a verdadeira causa da dor, principalmente graças à observação clínica de sinais de difícil percepção para não-especializados, como uma determinada cor ou um reflexo do dente, visível por transparência. Quando decaimento é muito grande, obviamente, existe uma cavidade significativa.

O que o dentista pode fazer?

  • O dentista  pode aliviar o paciente de imediato anestesiar a área. Proceder com a remoção de todos os tecidos cariados, quaisquer depósitos de alimentos e bactérias apresentado na área.
  • Se o risco de formação de abscessos dentários, o dentista diretrizes de tratamento antibiótico. Iniciar o tratamento com antibióticos por conta própria, sem consultar um especialista.
  • Enquanto todas as tentativas para libertar o dente de seus depósitos estrangeiros e placa, para recuperar uma superfície limpa e saudável em que para levar a cabo a reabilitação (reconstrução) do dente.
  • Em certos casos, você pode colocar uma bandagem para proteger o nervo do dente. Se a cárie está bem avançada e atinge a cavidade da polpa, o dentista irá realizar uma limpeza do mesmo e, em seguida, preenchê-lo com um material de vedação, este procedimento é conhecido como endodontia (matar o nervo).
  • Mais tarde, em uma segunda intervenção, prossiga para a reconstrução do dente. Você pode usar materiais diferentes, dependendo dos desejos do paciente e da importância da cárie original: amálgama, materiais compósitos, tais como estética, coroas de porcelana, etc.

O que pode ser feito em casa em caso de ocorrência de dor de dente ou suspeita?

  • A primeira coisa a fazer é entrar em contato o mais rapidamente possível com o seu dentista. O tratamento é indicado mais cedo, mais simples e menos dispendioso será. O dentista  pode diagnosticar a causa dos sintomas e eliminá-los completamente, ou pelo menos, de uma forma notável.
  • Enquanto aguarda o momento da consulta, o paciente deve absolutamente evitar bebidas açucaradas e de  qualquer coisa que esteja muito quente ou fria. Deve prestar atenção à higiene, escovar os dentes com água quente após cada refeição e usar fio dental para remover restos alimentares entre os dentes restantes. Se você não pode sempre escovar os dentes é uma boa alternativa mastigar chicletes sem açúcar.
  • Você pode tomar analgésicos se tiver certeza de que eles não são contra-indicados em seu caso, e em caso de dúvida consulte o seu médico ou dentista.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Diego Guerra da Silva
Dentista
Curitiba
Concordo plenamente. Antes de qualquer intervenção cirurgica deve se estabelecer a adequação do meio bucal. Ou seja eliminar focos de cárie e retenção de placa, atravez da realização de procedimentos…

 Ana Luiza Basañez Dias
Dentista
Salvador
Os dentinhos de leite estão ali nas arcadas ¨guardando¨ o espaço dos dentes permanentes. Quando ocorrem perdas dentárias precoces, os dentes de leite ainda presentes na boca tenderão a movimentar-se,…

Dra. Ana Carolina Miranda
Dentista
Águas Claras
Se a sua dentista disse que há necessidade de "matar" o nervo, significa que a cárie ficou muito profunda e atingiu a polpa do dentinho. Neste caso há necessidade de realizar um tratamento…

Dr. Daniel Abreu
Dentista
Balneário Camboriú
Certos tipos de anestésicos nao são indicados em caso de mulheres gestantes, mas isso nao quer dizer que voce nao possa tratar seus dentes. Procure outro profissional.

Dr. Ramon Benevides
Dentista
Fortaleza
Alguns analgésicos mais potentes podem aliviar bastante a sua dor. Depois de tomar medicação para aliviar a dor, procure o mais rápido possível um dentista para tratamento do canal desse dente.…

Dra. Cristiane Cavalheiro
Dentista
Porto Alegre
Olá!
Evite dar remédios para ele durante a noite!
Pois a dor dificilmente passe, e no momento da consulta pode haver interferência de medicações levando a um falso diagnóstico e…

Dr. Alcides Paiola Neto
Dentista
São Paulo
o aparecimento de carie , principalmente na proximal, entre os dentes, é por causa de higienização insuficiente. Algum dentista lhe ofereceu conhecimento de como cuidar de sua higiene da boca?…

Nunca faça isso. Primeiramente trate as cáries e faça todo tratamento necessário com tratamento da gengiva. Depois que você fará o tratamento ortodôntico.

Dr. Robson Cardoso
Dentista
Sarandi
Como a Dra disse acima, pode ser um excesso de restauração, se o exame radiografico não demonstrou nada seria interessante verificar se não é uma gengivite (inflamação na gengiva) ou periodontite…