Perguntas sobre Dente impactado

O que é?

Dente impactado, que também recebe os nomes de dente encravado ou dente incluso, é o dente que não conseguiu “nascer” no período esperado e assumir sua posição na arcada dentária. O problema não é apenas estético. O surgimento de dentes impactados aumenta a possibilidade da formação de tumores e, por isso, eles precisam ser tratados.

Qual é a causa?

São apontadas como causa dos dentes impactados: - falta de espaço na arcada dentária para o correto desenvolvimento do dente - dentes muito grandes- obstáculos estruturais ou criados pelos dentes vizinhos - resistência do tecido ósseo- densidade do tecido que o encobre - permanência exagerada dos dentes de leite (decíduos) na arcada - perda prematura dos dentes de leite alterando o posicionamento dos dentes permanentes

Quais os sintomas?

Normalmente não são apresentados sintomas.

Como fazer o diagnóstico?

O exame clínico é suficiente para diagnosticar o problema. É possível a utilização de raios-X para visualizar melhor o posicionamento do dente. Isso também ajudará na hora do tratamento.

Qual o tratamento?

É possível apenas acompanhar a situação desde que ela não esteja causando nenhum problema para o paciente. Todavia, a melhor opção costuma ser a remoção do dente impactado. Essa cirurgia é feita com anestesia local e no próprio consultório do dentista. Posteriormente há a possibilidade da colocação de uma prótese para ajudar a realizar as funções que deveriam ser realizadas pelo dente extraído.

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Dente impactado

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Perguntas sobre Dente impactado

Dr. Diego Limoeiro
Dr. Diego Limoeiro
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Rio de Janeiro
Olá. Sugiro verificar com um cirurgião dentista, inclusive a possibilidade de cárie ou inflamação gengival nesta região.
5 respostas

Dr. Pablo J. Paixão
Dr. Pablo J. Paixão
Cirurgião buco-maxilo-facial
Rio de Janeiro
O profissional mais apto a responder a essa pergunta é seu cirurgião, de acordo com a avaliação clinica e radiografica do caso.
5 respostas

Dr. Pedro Berenguer
Dr. Pedro Berenguer
Cirurgião buco-maxilo-facial
Salvador
Procure um cirurgião-dentista para que possa avaliar a possibilidade de remover o dente. Dentes dos siso podem irromper em posição não apropriada.
3 respostas