O que é?
Dente impactado, que também recebe os nomes de dente encravado ou dente incluso, é o dente que não conseguiu “nascer” no período esperado e assumir sua posição na arcada dentária. O problema não é apenas estético. O surgimento de dentes impactados aumenta a possibilidade da formação de tumores e, por isso, eles precisam ser tratados.Qual é a causa?
São apontadas como causa dos dentes impactados: - falta de espaço na arcada dentária para o correto desenvolvimento do dente - dentes muito grandes- obstáculos estruturais ou criados pelos dentes vizinhos - resistência do tecido ósseo- densidade do tecido que o encobre - permanência exagerada dos dentes de leite (decíduos) na arcada - perda prematura dos dentes de leite alterando o posicionamento dos dentes permanentesQuais os sintomas?
Normalmente não são apresentados sintomas.
Como fazer o diagnóstico?
O exame clínico é suficiente para diagnosticar o problema. É possível a utilização de raios-X para visualizar melhor o posicionamento do dente. Isso também ajudará na hora do tratamento.Qual o tratamento?
É possível apenas acompanhar a situação desde que ela não esteja causando nenhum problema para o paciente. Todavia, a melhor opção costuma ser a remoção do dente impactado. Essa cirurgia é feita com anestesia local e no próprio consultório do dentista. Posteriormente há a possibilidade da colocação de uma prótese para ajudar a realizar as funções que deveriam ser realizadas pelo dente extraído.