Que são as cólicas menstruais?

Muitas mulheres experimentam dor ou desconforto com as suas regras. Na maioria, a dor ou desconforto não é grave o suficiente para interferir com as atividades diárias ou requerem atenção especial. No entanto, para algumas mulheres as regras são muito incapacitantes e problemáticas devido à dor e desconforto que causam. Essas mulheres muitas vezes não freqüentam a escola ou trabalho até se recuperarem, geralmente em um ou dois dias.

Apesar de chato, as regras são raramente dolorosas um sinal de doença real. Se a dor causada pela regra é mais do que um desconforto, você deve consultar o seu médico ou ginecologista.

O que causa cãibras?

As dores são causadas por contrações da parte muscular do útero durante a menstruação. As contrações são desencadeados pela liberação de substâncias chamadas prostaglandinas, que são na verdade um hormônio produzido pela camada mais interna do útero (endométrio).

Como podemos evitar as cólicas?

A melhor coisa que você pode fazer além de acreditar que não está doente, é  manter a forma. Isto pode ser conseguido através de um estilo de vida saudável, exercício físico regular, descanso adequado e, se possível, evitar o stress. Às vezes é útil algumas medicações para alívio da dor, como analgésicos anti-inflamatórios ou o médico ou farmacêutico pode aconselhá-lo.

O que pode o médico fazer?

Primeiro, o médico pode prescrever um tratamento que inclui anti-inflamatórios e contraceptivos orais. Contraceptivos orais eliminam a ovulação, o que reduz a produção de prostaglandinas e, portanto, a dor.

Se a dor da regra não é aliviada por medicação fornecida pelo médico, parece apropriado para fazer uma visita ao ginecologista para investigar as possíveis causas da dismenorréia. Como parte do estudo, o especialista irá realizar um exame ginecológico e pode solicitar alguns exames, como ultra-som, e até, em casos especiais, uma laparoscopia (uma técnica que envolve uma pequena incisão abaixo do umbigo através do qual um tubo é inserido para visualizar a genitália interna).

Se for descoberto que a causa da dor é uma doença como a doença inflamatória pélvica, endometriose ou miomas ou fibromas, o tratamento é específico para este problema.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. A menstruação pode ficar irregular nos primeiros 3 a 6 meses após a inserção do DIU. O sangramento e cólicas que você esta tendo pode ser normal.

Dor pélvica pode ser um indicativo de endometriose- seu diagnóstico é clínico ! Por não ter aparecido nos exames de imagem ( ultrassonografia e ressonância ) não está descartado essa possibilidade,…

Olá. A presença de dor pélvica, dor na relação e cólicas menstruais de forte intensidade obrigam o médico a pensar no diagnóstico de endometriose. Mesmo que o ultrassom transvaginal esteja completamente…

Seriam cólicas menstruais de intensidade muito forte a ponto de incapacitar uma pessoa para realização de suas atividades diárias.

O Feldene pode ser usado sim pras colicas menstruais e nao necessariamente vai diminuir o fluxo,se acontecer otimo

Não se trata de alteração metabólica, a causa pode ser hormonal ou uterina. É necessário fazer uma boa avaliação.

A cólica menstrual possui graduações de dor, mesmo as dores mais fortes, podem ser resolvidas com anti-inflamatórios e analgésicos, avaliação de hábitos de vida, medidas alternativas. Nesse caso,…

Olá! Boa tarde! Impossível deixar de pensar em endometriose no seu caso. Procure um especialista para uma avaliação completa. Boa sorte!

Olá! Não, o acido tranexâmico não é um hormônio.

A endometriose não é a única causa de dor pélvica. É sempre bom investigarmos todas possíveis causas.
Existem causas intestinais, urológicas, musculares, nervosas e ginecológicas.
Sem…