O que é?

A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio fora do útero. O endométrio é a camada interna do útero que é sempre renovada nos períodos de menstruação. A doença atinge apenas mulheres em sua fase reprodutiva e pode causar problemas nos ovários, na parte anterior e posterior do útero e também em seus ligamentos, nas trompas, no tecido entre a vagina e o reto, na bexiga, na superfície do reto e na parede da pelve. A doença aparece com bastante frequência. Estima-se que atinja 15% das mulheres entre 15 e 45 anos de idade. Em mulheres com problemas de fertilidade esse índice chega a 70%.

Qual é a causa?

No momento da menstruação, parte do sangue que deve ser eliminado passa pelas trompas e acaba se alojando dentro da barriga. Essas células possuem capacidade de crescimento e multiplicação. Por isso, devem ser eliminadas pelo organismo. Quando o sistema imunológico não é capaz de eliminar essas células, surge a endometriose.

Quais os sintomas?

A endometriose pode causar dores durante as relações sexuais, aumentar as cólicas no período menstrual, gerar dores na barriga da perna e nas costas.

Como fazer o diagnóstico?

A entrevista com a paciente é o primeiro passo para criar a suspeita de endometriose. Relato de cólicas muito fortes no período menstrual e de dor que se irradia para a coxa e para o ânus e até na hora de evacuar ou urinar pode ligar o sinal de alerta. O exame físico com toque ginecológico e retal deve ser feito. Para confirmação, pode ser realizado exame de sangue (Ca-125), a ultrassonografia vaginal e até a ressonância magnética da pelve.

Qual o tratamento?

O principal objetivo do tratamento da endometriose é reduzir os sintomas. Por se tratar de uma doença considerada benigna, a cirurgia deve ser evitada. O tratamento deve ser prescrito de acordo com os objetivos da paciente. A suspensão da menstruação através de hormônios pode ser uma opção para quem não deseja ter filhos. Para quem deseja engravidar, geralmente a cirurgia é a melhor solução.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Juliano Augusto Brum Scheffer
Ginecologista
Belo Horizonte
Geralmente doenças crônicas podem afetar a produção de espermatozóides.
Mas o acometimento espermático só será conhecido após o espermograma de alta complexidade
Marque uma consulta…

Dr. Corival Castro
Ginecologista
Goiânia
O tratamento da endometriose é complexo e requer uma equipe multidisciplinar que possa abordar as necessidades das pacientes no aspecto clínico, cirúrgico, psicológico e fisioterápico. Alguns…

Dr. Paulo Cesar P Zarco da Camara
Ginecologista
Rio de Janeiro
O importante é você saber que, ainda pouco específico, o AMH mede as suas reservas ovarianas. Se tudo está baixo e você não menstrua mais, a ação específica do hormônio biologicamente ativo,…

Dr. Thiago do Carmo Araujo
Ginecologista
São Paulo
Lembro que alguns trabalhos apontam que a retirada via laparoscopica de endometriomas, aumentam a taxa de fertilidade em mulheres com historia de endometriose...Porém cada caso deve ser avaliado…

Dr. Ricardo Lourenço
Cirurgião do aparelho digestivo
São Paulo
Bom dia.

Pode ser um caso de cirurgia. Seja para a retirada do nódulo de endometriose, seja uma videolaparoscopia exploradora para avaliar e tentar tratar a endometriose profunda…

Dr. Rodrigo Abbud Azevedo
Ginecologista
Resende
O contraceptivo de demora usado por 5 anos e ideal para este tipo de patologia,normalmente a sua adaptacao pode demorar ate 6 meses temos melhora no padrao de sangramento em 90% das vezes apos…

Dr. Ruy de Oliveira Machado Jr
Ginecologista
São Paulo
Olá! Atualmente, com tantas opções de tratamento eficazes para endometriose e adenomiose, a retirada do útero NUNCA é a primeira opção em meninas jovens como vc. Tenha um pouco de paciência e…

Dra. Graciela Morgado
Ginecologista
São Paulo
Para pacientes que desejam engravidar e apresentam endometriose, o ideal seria avaliar sua reserva ovariana e a extensão da doença através de exames específicos. Assim, o profissional poderá…

Dr. Paulo Homem de Mello Bianchi
Ginecologista
São Paulo
Sim, o ultrassom transvaginal com preparo intestinal é muito eficaz no diagnóstico de lesões profundas de endometriose na pelve, desde que seja feito por um especialista no assunto. A experiência…

A endometriose é uma doença q se caracteriza pela presença do endomeério( tecido q reveste o útero por dentro) fora da cavidade uterina mas dentro da cavidade abdominal, de modo q toda vez q…