Doença hemolítica do recém-nascido que se caracteriza por presença de eritroblastos no sangue, icterícia intensa, destruição das hemácias (anemia hemolítica) e outras conseqüências que dependem do grau de destruição das hemácias. A eritroblastose fetal ocorre apenas num tipo de situação: mãe Rh-, filho Rh+. Na placenta ocorrem trocas de passagem de hemácias do embrião Rh+ para a mãe Rh-. Isto tem como consequência a produção de anticorpos anti-Rh+, cujo feto não nasce afetado pela doença. Numa segunda gravidez, se o feto for Rh+, os anticorpos anti-Rh+ da mãe passam para ele, onde, atingindo uma certa concentração, destróem as suas hemácias. 

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Marcos Vinicius Franca
Oncologista, Médico clínico geral
Taguatinga
Olá. Pela sua descrição, não é o que é observado. Era esperado ele ser A, B ou AB. Entretanto, sugiro que confirme se realmente esse é o seu tipo sanguineo, e se o do seu filho e do seu esposo…

Dr. Lucas Albuquerque
Especialista em biomedicina
Recife
Boa noite! A combinação de diferentes tipos sanguíneos dentro de uma família é normal e pode ocorrer devido à herança genética. O fator Rh é uma característica do sangue que é herdada dos pais.…

Dr. Lucas Albuquerque
Especialista em biomedicina
Recife
Sim, é possível que um casal com tipo sanguíneo A+ tenha um filho com tipo sanguíneo O+. Isso ocorre porque os pais podem transmitir diferentes combinações de genes para seus filhos, resultando…

Dra. Marcia Babo
Médico clínico geral, Hematologista
Curitiba
Não existe "resultado indeterminado" para classificação de grupo sanguíneo. O que acontece é que muitas vezes ocorre divergência na interpretação do resultado do Rh ou, em situações…

Não, essa combinação não é possível. Se a mãe é B- e o pai é O-, o bebê só pode ter fator Rh negativo (-), pois ambos os pais só podem passar o gene recessivo para o fator Rh. Além disso, o tipo…

Dr. Jackson Ribeiro Fernandes
Médico clínico geral, Generalista, Médico de emergência
Barueri
olá, pode variar de 25-50% com esses dois tipos sanguíneos.

BOA TARDE
A ISOIMUNIZAÇAO RH OU ERITROBLASTOSE FETAL PARA OCORRER O B R I G A T O R I A M E N T E A MAE DEVE SER RH NEGATIVO . VOCE É RH POSITIVO

Dr. Marcos Alexandre Guilhermino de Andrade
Patologista clínico, Médico do trabalho
Taubaté
Em tese... NÃO. A primeira coisa a fazer é confirmar o tipo sanguineo dos pais. Ao longo dos anos os métodos foram evoluindo, então, Tipagens Sanguineas antigas liberadas como "O",…

Dra. Camila Picolini
Especialista em biomedicina
São Paulo
Sim é possivel!

 Luiz Carlos López Brun
Especialista em biomedicina
São Paulo
O tipo sanguíneo "O" é homozigoto ou seja pai "ii" mãe "ii"
O filho só pode ser "ii"